Barragem/Açude Insuflável de Abrantes

4.33 avg. rating (86% score) - 9 votes

Canoagem na barragem de AbrantesEsta  barragem insuflável em Abrantes tem 240m  e foi construída em 2004 e custou cerca de 10 milhões de euros e foi construída para para fins de desporto e  lazer.

Com cerca de 240 metros de comprimento, consiste numa construção de engenharia hidráulica bastante avançada, com tecnologia de ponta proveniente do Japão da empresa japonesa Bridgestone – foi uma borracha preparada para suportar as elevadas pressões a que o dique está sujeito, particularmente durante o Inverno, tendo em conta os ecossistemas existentes (possibilitando a passagem das espécies através de uma plataforma).

Barragem em Abrantes - Vista aéreaÉ o elemento estruturante do Aquapolis, permitindo a existência de um espelho de água (o maior espelho de água urbano de Portugal – fazendo juz à designação “Mar de Abrantes”) fundamental para a existência de espaços destinados à prática de desportos náuticos, motorizados ou não motorizados, e atividades de lazer.

Também há problemas, neste caso com a corrente visto que se pode tornar muito forte e tornar-se perigoso para os banhistas e canonistas. Para isso a Câmara Municipal de Abrantes investiu cerca de 200.000€ em placards de sinalização. Há também problemas no local do passa peixe onde pescadores vão pescar ilegalmente, com cana, rede ou mesmo á mão, o que é proibido. Também segundo os moradores da zona os peixes não conseguem passar pelo açude insuflável e com isso vão radiando as espécies piscícolas. Veja o vídeo e as imagens abaixo.

Mar de AbrantesVista do Mar de AbrantesAs pontes sobre o Mar de AbrantesAçude Insuflável de AbrantesBarragem de AbrantesBarragem Insuflável de AbrantesAçude de Abrantes

Barragem Insuflável de AbrantesAçude insuflável de AbrantesBarragem de Abrantes

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Praia Fluvial de Constância, Santarém - Zona de Lazer
Mostra de Artesanato e produtos da Região de Salvaterra de Magos
Tagged , , , , , , . Bookmark the permalink.

3 Responses to Barragem/Açude Insuflável de Abrantes

  1. MÁRIO RODRIGUES says:

    A EXISTÊNCIA DESTA OBRA EM ABRANTES NO RIO TEJO TRATOU-SE E TRATA-SE DE UM ATENTADO CONTRA OS ECOSSISTEMAS E POR ISSO MESMO , PRESUMO, UM CRIME CONTRA A HUMANIDADE.

  2. SSalvador says:

    A foto que mostra os canoístas não é no açude de Abrantes mas sim na Ribeira de Santarém. Foi uma prova do Clube de Canoagem Scalabitano da Ribeira de Santarém. Ao fundo vê-se a ponte Salgueiro Maia e a ponte D. Luis, em primeiro plano, a encosta das Portas do Sol de Santarém.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.