Parque Urbano de Cidade de Vale de Cambra

5.00 avg. rating (98% score) - 6 votes

Parque da Cidade Dr. Eduardo Coelho

No passado dia 21 de setembro de 2014 ás 16:00, dia em que o Dr. Eduardo Coelho faria 63 anos, foi a inauguração oficial do recinto ao público o parque da Cidade de Vale de Cambra, chamado Parque Dr. Eduardo Coelho. O antigo presidente da Câmara tinha o sonho e o projetos finalmente se concretizou. O Parque da Cidade chama-se, a partir de agora: Parque da Cidade Dr. Eduardo Coelho.

O parque tem uma área verde com 24 hectares, situada no antigo vale da cidade e travando o avanço urbanístico junto ao rio Vigues, resulta de uma requalificação que envolveu oito anos de trabalho: o projeto começou em 2004, a primeira fase dos trabalhos foi adjudicada em 2005 e entretanto houve que lidar com 780 expropriações, envolvendo cerca de 2.000 herdeiros.

O Parque de Vale de Cambra tem 2,3 quilómetros de ciclovia, além de quatro campos de jogos, balneários, minigolfe, cafetaria, anfiteatro natural, percursos pedonais, 1.000 novas árvores e um “skate park”  entre outras atividades.

O investimento total no Parque de Vale de Cambra estará na ordem dos 10 milhões de euros, dos quais apenas 1,6 milhões saíram dos cofres da autarquia.

O projeto de requalificação que deu origem ao novo Parque Urbano de Vale de Cambra é da autoria do gabinete Arquigrupo e contou com a consultoria do arquiteto paisagista Sidónio Pardal.

Vale de Cambra, uma cidade em crescimento

Bem Vindo ao Parque da CidadeMuitos podem não a conhecer mas é uma cidade que convida a uma visita. Vale de Cambra foi elevada a cidade em 21 de Maio de 1993. Antes conhecida pela “Gandra”, Vale de Cambra era uma vila com tudo para ser uma cidade e, foi uma alegria para todos os habitantes quando isso aconteceu. Ainda hoje, os habitantes que moram fora do centro quando precisam de se dirigir ao centro da cidade, dizem que vão à “Gandra”. Depois que Vale de Cambra se tornou cidade muita coisa mudou e a antiga vila de Vale de Cambra cresceu ainda mais.

Nesta cidade pode encontrar a praia fluvial de Burgâes, um tribunal, uma biblioteca, bons restaurantes, e uma das mais recentes inaugurações o Parque da Cidade. Uma grande obra que demorou a estar concluída mas que se tornou num sítio de passagem diária para muitos dos habitantes. Ali pode fazer as mais diversas atividades. Jogar basquetebol, correr, andar de bicicleta, fazer jogging, caminhadas, mini golf, andar de skate. O espaço é amplo, muito verde. Ali pode encontrar também um café com esplanada, o “Fórum Parque” que está localizado junto ao parque infantil para que os pais possam tomar um café, lanchar e ao mesmo tempo ter os filhos debaixo de olho. Este é um sítio espetacular para apanhar os poucos raios de sol do inverno mas também para relaxar e exercitar o corpo no verão.

Placa Parque Eduardo Coelho

Diversão noturna em Vale de Cambra também não falta pois ao longo dos anos os bares e os cafés foram aumentando dando vida à cidade durante a noite e também durante o dia. As feiras quinzenais também têm muita afluência e realizam-se aos dias 9 e 23 de cada mês excepto se for domingo e aí realizar-se-ão ao sábado.

Mas esta cidade não se resume só ao centro pois as suas áreas circundantes são de extrema importância e de uma beleza e sossego imponentes. Falo-vos da Serra da Freita, um lugar onde pode passear no verão, apanhar ar puro, fazer piqueniques, passar um bom dia em família com direito a grelhados e praia fluvial. Aqui encontram-se também as tão faladas pedras parideiras. A caminho da Serra da Freita pode encontrar também alguns restaurantes, entre eles o muito afamado “Mira Freita”, um restaurante que depois de comer lá a primeira vez vai ter que voltar outra e outra vez. Carne á Alentejana, Assado em forno a lenha, pratos de bacalhau, papas de sarrabulho são especialidades deliciosas. No verão é quase raro não haver um casamento no “Mirafreita”. Faça uma visita à serra e a caminho pare para almoçar.

Vale de Cambra tem também grandes empresas como a Colep, Arsopi, Bel Portugal entre muitas outras. Não é uma cidade como Porto e Lisboa mas com toda a certeza merece a sua visita seja em negócios seja a lazer. Se precisa de respirar ar puro, divertir-se em família, andar por espaços verdes, então esta é uma das cidades que deve visitar.

Localização do Parque Urbano de Vale de Cambra

Imagens Parque da Cidade ou também chamado Parque Drº Eduardo Coelho em VLC

  Parque Urbano de Vale de Cambra  Parque Urbano Vale de Cambra  Vila Chã no Parque Urbano Vale de Cambra Local de desporto   Lago no Parque de Vale de Cambra Arsopi ao lado do Parque Urbano de Vale de Cambra Lago do Parque da Cidade de vale de Cambra Campo de Futebol de relva sintética Campo de Futebol no Parque Campo de relvado Sintetico Ciclovia do Parque da Cidade de Vale de Cambra Ciclovia do Parque da Cidade de Vale de Cambra Uma das entradas do Parque Urbano Árvores do parque Árvores do parque de vale de Cambra Zona Verde do Parque Bancos no parque Zona de descanso e bancos Banco em Estrela Ponte pedonal que atravessa o Rio Vigues Zona de Pesca desportiva Zona do bar/cafetaria do Parque da Cidade  Vista do Parque do campo de futebol Campo de futebol e basquete do parque  Campo de futebol e zona do Bar placas de sinalização das zonas do Parque Placas de Sinalização Mini Golf, Skat Park, lago e Circuito de Manutenção Forum Parque - bar do parque da Cidade de vale de Cambra Centro Municipal Parque Infantil do parque da Cidade de vale de Cambra Campo de Volei de Praia Forum Parque Castanheiro no Parque da Cidade de vale de cambra Zona do Mini Golf Skate Park Skate Park no Parque da Cidade de Vale de Cambra Patos npo Lago do Parque Lago do Parque da Cidade de vale de Cambra Rio Vigues que atravessa o parque da Cidade de vale de Cambra Bolota Gigante Iluminiçao do Parque da Cidade bancos Rio Vigues Zona Verde do Parque da Cidade de Vale de Cambra Zona de Passeios a pé Placas de sinalização de exercicios Máquina de xercicios Placa de explicação do exercicio  Placa de explicação do exercicio  Parque Infantil do Parque da Cidade

Tagged , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Bookmark the permalink.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *