Queda de àgua Pulo do Lobo, um local a visitar em pleno Alentejo

4.71 avg. rating (93% score) - 17 votes

Entrada Herdade Pulo do LoboO que não falta em Portugal são locais a visitar. Uns mais escondidos que outros e alguns até descobertos por mera curiosidade ou acidente. Foi o que aconteceu aquando uma ída a Mértola com a cascata Pulo do Lobo . Um local sem dúvida a visitar mas ao mesmo tempo assustador mas é ali que vemos como a natureza e a sua evolução ao longo dos anos podem tornar um local bonito e vertiginoso ao mesmo tempo.

A caminho do norte para Mértola encontramos, pouco antes de chegar a esta cidade alentejana, encontramos do lado esquerdo uma placa com a indicação de praia Pulo do Lobo. Como qualquer curioso e a sede de querer conhecer cada vez mais sítios fomos investigar. Demoramos bastante a chegar até lá, cerca de 30 km, o que já nos levava a desconfiar se realmente existiria tal sítio. Mas não desistimos. Por entre campos já bastante secos pois já era pleno Agosto e algumas casas de longe em longe fomos seguindo caminho até que encontramos um lindo rebanho.

Ovelhas na estrada

Ovelhas que se passeavam pela estrada e, claro tivemos que aguardar que elas nos deixassem passar. Continuando a nossa viagem eis que chegamos a um lugar que nos deixou intrigados:

Entrada da Praia Fluvial Pulo do Lobo

Quem nos deixa entrar assim numa herdade? Mas entramos …

Já dentro da Herdade do Pulo do Lobo andamos por uns minutos até que chegamos ao famoso local que foi candidato às 7 maravilhas Naturais de Portugal.

Portão de entrada do Pulo do Lobo

Ali estava o rio Guadiana resguardado por margens rochosas e vertiginosas e direi mesmo que até um pouco assustadoras. O Pulo do Lobo é considerado a maior queda de água do sul de Portugal com mais de 20 metros de altura.

Por ali corre o rio Guadiana por entre margens altas, tão rochosas e apertadas que, segundo conta a lenda até um lobo consegue saltar de uma margem para a outra só de um pulo. Daí o nome Pulo do Lobo.

O Alentejo e digamos que todo o Portugal tem destas coisas. Sítios que pensamos que nem existem mas aí está a beleza do nosso país. Não devemos procurar só o que está à vista e que todos os demais também vêem mas sim…devemos ser curiosos, ter sede de conhecer mais e de fazer novas descobertas porque muitas das vezes é aí que estão os melhores locais.

Pulo do Lobo no Verão

Pulo do Lobo no Inverno

Localização da queda de Água

Praia Fluvial Pulo do Lobo

Passadiço da Praia Fluvial do Pulo do Lobo

Vista do Pulo do Lobo

Caminho para a Praia Fluvial Pulo do Lobo

Pequeno Poça de Água

Rochas do Pulo do Lobo

Rio Guadiana

 

Estreita Passagem do Rio Guadiana no Pulo do Lobo

Vista do topo para o rio na Praia Fluvial Pulo do Lobo

Rio Guadiana em Pulo do Lobo

Margem da Praia Fluvial Pulo do Lobo

Margens Rochosas do Pulo do Lobo

Estrada para a Praia Fluvial Pulo do Lobo

Paisagem no Pulo do Lobo

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Tagged , , , , , . Bookmark the permalink.

2 Responses to Queda de àgua Pulo do Lobo, um local a visitar em pleno Alentejo

  1. Alina Cabral says:

    Boa tarde gostaria de saber se têm contactos de empresas construtoras de piscinas flutuantes em Portugal.
    Obrigada.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *