A cerca de 7 Km de Salvaterra de Magos situa-se a aldeia de Escaroupim, uma excelente opção para passar um fim de semana, ou só o sábado ou domingo e aproveitar a calma e tranquilidade para quem quiser fugir de Lisboa que fica a cerca de 70 Km de Lisboa pela N 118.
Escaroupim é uma típica aldeia avieira, formada em meados dos anos 30. Alves Redol chamou “nómadas do rio” a estas famílias que durante os meses de inverno se deslocavam de Vieira de Leiria para o rio Tejo, para as campanhas de pesca de inverno, regressando no verão à sua terra natal, para pescar no mar. Alguns destes pescadores foram ficando pelas margens do Tejo, formando pequenas povoações piscatórias ao longo do rio.
Vídeo sobre a Aldeia de Escaroupim
A Casa Típica Avieira (um espaço criado pela autarquia, para preservar a memória colectiva destes pescadores) é pequena, em madeira, pintada de cores vivas e construída sobre estacas para protecção contra as cheias frequentes do rio.
No interior destacam-se três espaços: a cozinha onde o elemento que mais se realça é a lareira ladeada por tijolos e cheia com terra batida, a mesa das refeições e várias prateleiras completam esta divisão.
A sala é a outra divisão onde estão dois baús para guardar roupa. Neste espaço dois manequins envergam os trajes típicos avieiros. A última divisão apresenta dois quartos de pequenas dimensões com camas de ferro. Por cima dos quartos, uma última divisão serve de sótão para guardarem os materiais de pesca.
Ao chegar a Salvaterra siga placas que diz Escaroupim e depois de 10 min de carro pela paisagem de campos de cultivo chega á aldeia. Nesta aldeia segue-se pela Avenida João Belo e no final da rua existe um parque de estacionamento, com um local para fazer um piquenique pois tem mesas e cadeiras e torneiras com água.
Aqui pode tomar banho no rio Tejo mas só se souber nadar pois esta “praia fluvial” não é bem uma praia fluvial mas sim um local para atracar pequenas embarcações.
A aldeia de Escaroupim com as suas tradicionais casas de ‘avieiros’ (pescadores nómadas originários de Vieira de Leiria). Esta aldeia Avieira construída sobre estacas denominadas palafiticas. Esta Aldeia inclui-se no projeto Rota dos Avieiros. Aqui inclui na aldeia de Escaroupim o Restaurante, o museu avieiro, e toda a envolvente.
Restaurante O Escaroupim
Também se encontra nesta aldeia o Restaurante O Escaroupim, que para quem não quiser piquenicar aqui é uma excelente dica para almoçar, com uma vista excelente e muita tranquilidade.
Com uma cozinha tradicional portuguesa, ao lado das casas típicas de Avieiros. Com o Tejo em pano de fundo as entradas podem ser tarte de caça, uns cogumelos recheados ou uma farinheira frita. Se está na época das enguias, comem-se de fricassé, ensopado, grelhadas ou fritas com arroz de feijão de acompanhanmento. A perdiz estufada é uma boa sugestão nas carnes. Doces conventuais em regime de bufett, uma delícia…
Restaurante Escaroupim – tel.: 263 107 332
Largo dos Avieiros
Salvaterra de Magos
Encerra domingo ao jantar e 5ªas.
Preço médio : € 20,00 a € 30,00 por pessoa. Mais uma vez, depende do vinho escolhido.
Parque de Campismo de Escaroupim
Um pouco mais á frente da aldeia de Escaroupim situa-se o Parque de Campismo de Escaroupim, um local muito bom para a observação da natureza das margens do Rio Tejo e com muitas sombras. Tem uma paisagem diversificada pelas margens do Rio Tejo, proporcionando agradáveis passeios pedestres.
Alguma Informação sobre o Parque de Campismo de Escaroupim
- Área: 30000 m2
- Classificação: 2 estrelas
- Horário da recepção: Época alta: das 08:00 às 20:00. Época baixa: 08:00 às 17:00.
- Lotação: 250
- Observações: Exige carta campista.
- Período de funcionamento: De 15 Jan a 14 Nov
- Animação
- Área para lavagem de veículos
- Canoagem
- Duche quente
- Grelhadores
- Lava pés
- Lava-loiça
- Parque com alvéolos
- Parque junto à água
- Piscina
- Restaurante
- Sala de jogos
- Tomadas de corrente
- Animais não admitidos
- Bar
- Correios
- Gás
- Instalação para deficientes
- Lava roupa
- Mini mercado/Supermercado
- Multibanco a 3km
- Parque infantil
- Pesca a 1 km
- Posto de primeiros socorros
- Sala de convívio
- Snack-bar
- Telefone Público
- Tomadas de corrente para caravanas e tendas
Os contactos do Parque de Campismo de Escaroupim, são os seguintes:
- Morada:Parque de Campismo de Escaroupim – Mata Florestal – Escaroupim 2120 – 018 Salvaterra de Magos – Portugal
- Telefone:(+351) 263595484
- Email: escaroupim@fcmportugal.com
- Coordenadas GPS: 39.066577, -8.756706
Conheci pela primeira vez no passado sabado25.7 Adorei a marina e sua envolvente.Recomendo. So lamento e um reparo a camara salvaterra vindo eu do lado benavente seguindo na rotunda apos praca touros sentido escaroupim e ao querer apos visitar essa aldeia e seguir pra sentido marinhais n ha qualquer placa indicativa nacional 118 marinhais. Ainda segui 2 a 3km pela mata escaroupim em estrada terra batida mas sendo quase noite e sem habitacoes proximo e sem qualquer placa direccao pra marinhais como quem vem dessa vila tem indicacao aldeia escaroupim. Sem qualquer referencia tal como referido voltei pra tras ate salvaterra o q me obrigou a fazer cerca 20KM Salvaterra/Escaroupim/Salvaterra/EN118Marinhais quando poderia ter feito uns 5 a 6km a menos se houvesse placa direccao en118 marinhais em plena mata em estrada terra batida. Arever vivamente colocacao placas informativas nesse sentido.
Rio-a-dentro com seu motor eléctrico proporcionou-nos ver o trabalho de uma águia-pesqueira num ambiente lindo e o gozo agressivo das motos aquáticas cruzando o nosso percurso !!!
Visitei Escaroupim no dia 20OUT17 e gostei imenso integrado no autocarro ido de Setubal. PARABENS
Visitei, 2 ou 3 vezes – vale a pena!
Já disse. Uma maravilha ! O grupo de antigos alunos da Escola Veiga Beirão veio muito agradado com o programa criado pelo anfitrião João Diogo.
Parabéns e obrigado,
R.M.
Único, fantástico, adoro ir lá!
Sem dúvida uma aldeia 5 estrelas
Maravilhoso, de facto ! Tão natural que apetece lá ficar. Gente Boa e hospitaleira ! E, quando acompanhados pelo anfitrião João Diogo, enriquecemos os conhecimentos. Abraços do pessoal de Veiga Beirão.
2016/10/13
Visitei hoje o Escaroupim.
Não andei pelo rio adentro e também não fiquei lá muito tempo por não haver valências que me permitissem usufruir um pouco mais do sítio.
É lindo sem dúvida mas pouco atractivo.
O acesso de terra também não ajuda.