A fonte Paulo Luís Martins alia a sua beleza natural á ocorrência de um recurso geológico vital como é a água. Esta fonte apresenta um caudal permanente considerável, ocorrendo da fraturarão associada á grande falha Vilariça-Manteigas, que condiciona o alinhamento do vale do rio Zêzere. Nasce em rocha granítica, caindo em cachoeira até ás bicas junto á Estrada Nacional 338, que liga Manteigas à torre da Serra da Estrela.
Apresenta temperatura constante de 6º C, sendo por isso conhecida por fonte frigidíssima. As características químicas caracterizam esta água como alcalino sódica de elevado índice de sílica profundamente hipossalina. Muito pouco mineralizada tem de resíduo seco 23,2 mg/l
Água límpida, fresca e saborosa Paisagem espetacular sobre o Vale Glaciar do Zêzere. As coordenas de GPS são 40.332158, -7.570751 ou 40°19’55.8″N 7°34’14.7″W. Abaixo a localização no Mapa.
Ciclo Hidrológico da água
A água evapora-se se oceanos e continentes passando para a atmosfera sob a forma de vapor de água. Ao atingir camadas mais frias da atmosfera este vapor condensa-se dando-se precipitação soba forma de chuva ou neve. parte desta água escorre superficialmente alimentando rios e ribeiras, infiltrando-se a parte restante nos solo, recarregando os aquíferos subterrâneos.