Ortodontia lingual o que é?
A Ortodontia Lingual é a única Ortodontia verdadeiramente invisível. Embora para ela usemos braquetes e arcos, estes são colocados na parte interna dos dentes, para que a parte visível do dente seja completamente limpa e ninguém que nos olhe de frente perceberá que o estamos usando.
Vantagens e desvantagens da Ortodontia Lingual
O alinhamento correto dos dentes é um dos fatores mais importantes para uma boa saúde bucal. Pacientes que estão com os dentes na posição correta apresentam menor incidência de cáries, problemas periodontais e outras patologias orais.
- Invisibilidade
Não há dúvida de que a maior vantagem da Ortodontia Lingual é que os aparelhos utilizados (braquetes, arcos, elásticos, etc.) não ficam visíveis porque estão na parte interna dos dentes. Portanto, este é um dos métodos mais solicitados por figuras públicas como políticos, apresentadores de TV, atores ou modelos. - Eficácia
Corrija a posição dos dentes de maneira adequada, sem apreciar a Ortodontia. - Conforto
Por outro lado, podemos considerar algumas desvantagens: por exemplo, para os pacientes costuma ser mais difícil se acostumar devido ao atrito da língua com o aparelho ortodôntico, mas nunca além de alguns dias. - Custo
O custo é superior ao dos métodos ortodônticos convencionais devido ao fato dos materiais serem mais caros, o tempo dos pacientes durante as revisões é maior e há menos profissionais que trabalham com essa técnica ortodôntica.
Como alternativa ortodôntica estética aos nossos pacientes, a Ortodontia Invisalign, que com seus alinhadores invisíveis também é praticamente impercetível por não necessitar do uso de aparelho ortodôntico.
Porém, é muito importante que em qualquer caso sigamos exatamente as indicações e cuidados específicos que nosso ortodontista nos indica para a maior eficácia do tratamento.
A decisão final sobre o tipo de ortodontia a ser utilizado deve ser tomada pelo ortodontista, pois, embora a Ortodontia lingual possa ser utilizada em quase todos os pacientes, existem algumas condições em que isso não é possível.
Por isso é tão importante realizar um estudo personalizado para poder propor ao paciente um plano de tratamento correto a seguir.
É importante saber que a duração desse tipo de tratamento vai depender do que devemos corrigir, daí a importância de um rigoroso estudo pré-ortodôntico.
Casos em que a ortodontia lingual é recomendada
Pessoas que desejam corrigir o mau posicionamento dentário de forma estética e eficaz