A Zona balnear de Sequeirós (Chamoim) como também é conhecida a praia fluvial de Lagoa localizada no Rio Homem a cerca de 6 Km de Terras de Bouro pela N307. Uma praia fluvial para se refrescar das caminhadas e percursos pedestres que o Gerês dispõe. Aqui passa o PR4 – Trilho dos Moinhos e regadios tradicionais (mais informação abaixo).
Vídeo da Praia Fluvial da Lagoa
Saiba a previsão para os próximos 7 dias para a praia fluvial de Lagoa á direita.
Uma zona fluvial não vigiada longe da confusão e de acesso de carro em marcha lenta pois a estrada é um pouco apertada e de paralelos, mas pode ir á vontade pois o carro vai mesmo ao lado da praia fluvial. Se tiver um jeep ou moto moto4 até pode atravessar o Rio para a outra margem pois tem condições para isso.
A praia fluvial da Lagoa está agora um pouco ao abandono, pois a manutenção que é feita é insuficiente e com isso já tem o bar/casas de banho cobertas de vegetação e bastante degradados.
É uma praia fluvial do Rio Homem a cerca de 1.5Km da localidade de Lagoa/Chamoim/Sequeirós. Uma praia fluvial com um espaço envolvente verdejante de natureza pura onde pode aproveitar para relaxar e passar um dia em família/grupo de amigos ou mesmo fazer campismo, pois tem um largo bastante espaçoso. A temperatura da água ronda os 15º de verão.
Também tem alguns troncos de árvores que podem ser usados como um “trampolim” para saltar e se divertir um pouco. Atravessar o rio Homem também pode ser uma aventura interessante se tiver carro para isso.
Localização e acesso á praia fluvial de Lagoa
Para chegar á praia fluvial de Lagoa, seguir em direção Terras de Bouro e depois seguir pela N307 e virar para baixo quando aparecer a placa Lagoa/Sequeirós/Igreja pela estrada de paralelos. Depois mais abaixo antes da igreja vire á direita em direção a Sequeirós. Depois vire á esquerda n largo de Sequeirós, aqui já vai aparecer placas a indicar a Zona Balnear. Depois é seguir a estrada de paralelos atá a praia fluvial de Lagoa. As coordenadas GPS são 41.737547, -8.271785 ou 41°44’15.2″N 8°16’18.4″W. Abaixo o mapa da N307 até á praia de lagoa:
Imagens da Praia Fluvial da Lagoa











Passagem entre as margens do Rio Homem na Praia Fluvial de Lagoa




Acesso á Praia Fluvial de Lagoa

PR4 TRILHO DOS MOINHOS E REGADIOS TRADICIONAIS
Este trilho que percorre o território da união de freguesias de Chamoim e Vilar, traduz-se num percurso rural que confere um reconhecimento da utilidade e valor das antigas redes viárias caídas em desuso, tais como os caminhos de pé posto e os caminhos agrícolas lajeados.
As linhas de água, as levadas, os poços, os regadios e os moinhos-de-água, no seu conjunto, constituem autênticas relíquias da arquitetura popular de tempos remotos. O Trilho dos Moinhos e Regadios Tradicionais inclui um pequeno troço da Via Militar Romana XVIII do Itinerário Antonino mais conhecida por Geira, entre as milhas XXI e XXII. Em alguns pontos, ainda é possível observar restos da calçada e muros em alvenaria granítica.



CÓDIGO DE CONDUTA
Antes de iniciar qualquer trilho, verifique se se encontra bem-disposto(a) e em condições físicas para a realização do percurso. Siga as indicações da sinalização e não saia do traçado definido. Não abandone lixo e leve-o para um local de recolha. Respeite a propriedade privada feche as cancelas. Não faça fogo. Não recolha plantas, animais ou rochas. Fotografe, será uma excelente recordação. Cuide do seu conforto e proteção. Transporte água e alimento ligeiros, use protetor solar e utilize calçado e vestuário adequado à época do ano.