Praia Fluvial da Lapa e Zona Lazer – Sardoal

A praia Fluvial da Lapa insere-se na Zona de Lazer da Lapa, no concelho do Sardoal a cerca de 5 minutos da Nacional 2 e a 15 min de Abrantes do acesso a A23 no distrito de Santarém. Uma praia fluvial de águas calmas logo a seguir a Barragem da Lapa, com um pequeno areal e uma zona arborizada em redor com parque de Merendas com churrasqueira. É mais um lugar para o puro contacto com a natureza.

Pode saber a previsão do tempo para os próximos 7 dias na praia fluvial da Lapa á direita.

Praia Fluvial da Lapa
Na Zona de Lazer da Lapa existe uma paz celestial em comunhão com a natureza, juntando uma levada de água límpida da Ribeira de Arcês, e uma zona envolvente de sombras de eucaliptos e salgueiros-chorão de enormes dimensões e com uma pequena zona de areal, propício ao descanso, à leitura, ao lazer.

Na Zona Fluvial tem pé para adultos e crianças crescidas em toda a sua extensão, mas mais fundo no final do pequeno açude. Ali pode-se dar uns mergulhos sempre com as devidas cautelas, pois o terreno no fundo é um pouco lamacento das folhas das árvores e com bastantes pedras do rio, o que é aconselhável andar com calçado adequado para não magoar os pés.

Areal da Praia Fluvial da Lapa

As mesas e bancos de madeira do parque de merendas que se encontram nas duas margens (a churrasqueira encontra-se na margem do areal) convidam a convivo de família ou de grupos de amigo..

Em relação aos acessos a praia fluvial da Lapa tem acesso razoável e com parque de estacionamento. O zona de lazer permanece pouco conhecido do público em geral, o que pode ser uma vantagem para os que conhecem este pequeno paraíso.

Zona Fluvial da Lapa

Infraestruturas da Praia da Lapa (Sardoal)

  • Praia não vigiada
  • Pequeno areal
  • Água a volta dos 23º
  • Parque de Estacionamento
  • Casas de Banho
  • Churrasqueira
  • Parque de Merendas
  • Capela da Nossa Senhora da Lapa
  • Barragem da Lapa
  • Ponte pedonal para passar ente margens
  • Zona de Saltos para a água mais abaixo da zona fluvial
  • Grande área de sombra
  • Pequena fonte de água
  • Percursos pedestres (PR E GR)
  • Praia Fluvial para Autocaravanas
  • Zona de lazer que permite animais
  • Acesso a praia fluvial em estrada em parte de terra batida
  • Zona para chamar táxi
  • Zona de Bar e Sanitários já desativado e vandalizado

Praia da Lapa - Sardoal

Vídeo da Zona de Lazer e Praia Fluvial da Lapa

Acessos e Localização da Praia Fluvial da Lapa

A praia fluvial da Lapa é de fácil acesso pois fica perto da Nacional 2 e a cerca de 15 min do acesso á A23 em Abrantes entre as localidades de Cabeças da Mós e Entre Serras. Tem acesso pelas duas localidades, sendo a mais fácil/rápida a de Cabeço de Mós.

As coordenadas GPS são 39.536067, -8.118658 ou 39°32’09.8″N 8°07’07.2″W. Abaixo a localização no Google Maps.

Imagens da Praia Fluvial da Lapa – Sardoal

área de Lazer da Lapa

zona fluvial da Lapaagua límpida
zona de sombra
zona fluvial
mesa de piquenique

Entrada da Zona de Lazer da Lapa

bar VANDALIZADO

PR3 SRD – Percurso Pedestre – Do Pão ao Vinho

Percurso Pedestre - Do Pão ao Vinho

O percurso pedestre “Do Pão ao Vinho” é um percurso circular, de pequena rota, com 9,5km, desenhado na freguesia de Sardoal e com ponto de partida na Lapa. O seu traçado foi pensado para dar a conhecer alguns dos locais mais importantes da história do fabrico do pão e do vinho no concelho de Sardoal.

Assim, e tomando como ponto de partida a Lapa (1), desde logo poderá apreciar o espelho de água e a Capela da Senhora da Lapa: esta pequena Capela rural foi edificada na década de 50 do século XVII por ordem do abade João Cansado.

Seguidamente irá percorrer a antiga estrada que liga a Lapa ao Porto de Mação, a qual, embora alcatroada, se encontra bem enquadrada na paisagem. No Porto de Mação encontrará ruínas de várias azenhas (2) e o percurso prossegue numa antiga levada de água (3), nas margens da Ribeira das Sarnadas. Recomenda-se prudência, dado este troço apresentar algum perigo. Nesta parte do percurso, poderá encontrar vestígios da presença de javalis e de lontras. No final da levada está sinalizado um desvio para visitação de uma ponte medieval/moderna (4) oculta na galeria ripícola.

PR Do Pão ao Vinho

Nesta fase, o percurso afasta-se da água, em direção à aldeia de Entrevinhas e ao seu núcleo de moinhos (5). De caminho irá ver a Fonte do Vale.

Os quatro moinhos de vento de Entrevinhas são o mais importante núcleo de moinhos do concelho de Sardoal. Datam de finais do seculo XIX e laboraram até ao verão de 1959. Ao descer dos moinhos encontrará a fonte do Pocinho.

Cabeça DAS Mós

A partir daqui o traçado encaminha-se para as zonas envolventes à Venda Nova. Ao percorrer os trilhos, poderá observar algumas das espécies mais interessantes da flora local, como a orquídea, o vasculho ou o lírio-amarelo.

Finda esta passagem irá atravessar uma estrada e deparar-se-á com as vinhas da Quinta do Vale do Armo (6). Nos tempos da II Guerra Mundial, esta quinta era uma fonte de emprego no concelho. Os anos foram passando e o abandono foi inevitável, até que em 2004 foi revitalizada, produzindo atualmente vinhos de elevada qualidade.

O regresso ao ponto de partida (Lapa) faz-se primeiro pelo meio das vinhas e depois por terrenos mais ou menos acidentados, que acompanham linhas de água intermitentes.

GR 55 – Grande Rota das Ribeiras de Arcês e Rio Frio, e do Rio Tejo

Grande Rota das Ribeiras de Arcês e Rio Frio, e do Rio Tejo

PERCURSO  GR55

Percurso GR 55

Para quem pretenda fazer uma caminhada intermédia mais curta, a Zona de Lazer da Lapa é ponto de partida para a segunda etapa da Grande Rota.

Cruzando a alameda ladeada por eucaliptos monumentais, o parque de merendas é uma boa solução para retemperar energias e contemplar a natureza. Antes de partir, a visita à Capela da Senhora da Lapa é obrigatória.

Seguimos caminho, contornando a pequena albufeira, em direção a Vale Formoso e atravessamos a zona florestal até à Capela de São Francisco de Assis, em Pisão Cimeiro.

Retomando o trilho, transpomos as pequenas hortas que conduzem a uma vasta mancha florestal até avistarmos Saramaga.

Continuando rumo a Este, e após o pequeno troço em asfalto, trilhamos pelo caminho sobranceiro aos terrenos agrícolas na margem de um dos afluentes da ribeira de Rio Frio para, depois da ponte, alcançarmos Queixoperra, terminando a jornada, na “aldeia dos 7 juízos”.

Sinalização do Percursos Pedestres

PATRIMÓNIO NATURAL

O circuito da Grande Rota permite contactar com alguns dos mais importantes elementos do património natural da região. Desde inúmeros olivais (Olea europaea) que compõem os mosaicos agrícolas, às galerias ripícolas das ribeiras de Arcês e Rio Frio, e do Rio Tejo, compostas por espécies como o lódão-bastardo (Ceitis australis), o amieiro (Alnus glutinosa) ou o freixo (Fraxinus angusbfolia), não esquecendo importantes áreas cobertas por azinheiras (Quercus ilex), pinheiros (Pinus pinaster e Pinus pinea) e sobreiros (Quercus suber).

A diversidade das subunidades de paisagem associada à riqueza e variedade da flora existente permitem o contacto visual com inúmeras espécies de fauna, como a raposa (Vu/pes vu/pes), a lontra (Lutra /utra), o esquilo (Sciurus vu/garis), a garça-real (Ardea cinerea), o melro (Turdus meru/a), a perdiz (Alectoris rufa) ou a salamandra-lusitânica (Chioglossa lusitanica).

IGREJA DA LAPA – CURIOSIDADE

Igreja da Lapa

A Capela da Senhora da Lapa: esta pequena Capela rural foi edificada na década de 50 do século XVII por ordem do abade João Cansado. Esta lembra a peregrinação que juntava uma pequena multidão de fiéis, para uma missa e um picnic de familiares e amigos. Nestes tempos que corre isso já não acontece!

Conta a lenda que a imagem da Senhora da Lapa terá aparecido num local isolado, no interior de uma lapa (pequena gruta), junto à ribeira de Arcês. Considerando o lugar de difícil acesso, a capela acabaria por ser edificada numa zona mais acessível. Porém, segundo a lenda, a imagem regressava sucessivamente à cavidade rochosa. De acordo com relatos orais que se perdem no tempo, terá acontecido tantas vezes que os crentes acabariam por construir um pequeno altar na gruta original, alvo de bastante procura pelos devotos.

Capela da Nossa Senhora da LapaInterior da Srª da LapaInterior da Srª da LapaNascentes de água

Imagens dos acesso a Praia Fluvial da Lapa

Placa Zona de Lazer da Lapa
Viragem na N2

Seguir a placa Lapa
Estrada em terra batida

Barragem/Albufeira da Lapa

Barragem da Lapa

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes
Tagged , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.