A praia de Alqueirão na Albufeira da Caniçada é a praia fluvial mais conhecida do Gerês pois é um oásis de quem procura desportos náuticos e insufláveis no Gerês. Além de que é a única praia fluvial do Gerês distinguida com o galardão de qualidade de ouro.
A época balnear em 2024 é de 08 de junho a 08 de setembro!
Vídeo da Praia do Alqueirão e envolvente da Albufeira da Caniçada
Infra-Estruturas da Praia Fluvial de Alqueirão
- Praia Acessível a todos
- Praia com qualidade de Ouro
- Extenso areal
- Água a rondar os 25º de verão
- Parque de estacionamento grátis (limitado a cerca de 65 lugares)
- Praia Fluvial sem vigilância.
- Ter em atenção a irregularidade e profundidade da albufeira, assim como acessos praia fluvial que se podem estar escorregadios.
- Café Snark Bar Beira Rio
- Restaurante Encosta do Rio
- Hotel Eco Salvador
Informações
- Devido a irregularidade e profundidade de algumas zonas da albufeira, aconselhamos prudência, assim como acessos que se podem manifestar escorregadios.
- Para a realização de atividades náuticas e balneares em segurança deve ser consultado o Plano de Ordenamento da Albufeira da Caniçada, que define as regras para a utilização da albufeira e zona envolvente.
Localizada na freguesia de Vilar da Veiga ao lado da ponte que liga Rio Caldo à Vila do Gerês, concelho de Terras de Bouro, distrito de Braga.
Localização e acesso á praia fluvial do Alqueirão
Para chegar á Praia de Alqueirão siga pela A1 em direção ao Porto e depois pela A3 em direção a Braga. Depois saia para a N103 direcção Braga-Chaves. Na rotunda para Vieira do Minho, seguir em frente e depois cortar à esquerda para Gerês/Rio Caldo pela N304 e depois N308
Passar as 2 pontes sobre o Rio Cávado/Albufeira da Caniçada, após a segunda ponte estacionar no parque da Praia do Alqueirão. A praia é mesmo ao lado.
As coordenadas GPS são: 41.678516, -8.176218 ou 41°40’42.7″N 8°10’34.4″W. Abaixo o mapa:
Atividades Náuticas na Praia de Alqueirão oferecidas por 4 empresas
Tuca Gerês – Contacto: 927 241 360
Passeio de barco, boias, Aluguer de paddel remo e paddel a pedal. Wakeboard, skimboard ou monoboards
Atividades náuticas pela empresa Água Montanha Lazer, Lda (Contacto: 924 402 000) para aluguer tais como:
Saiba a previsão do tempo para os próximos 7 dias na Praia de Alqueidão á direita
- Kayak – Simples e Duplo (dois tipos de Kayaks os sit on top e sit in)
- SUP Stand Up Padle
- Katakanu – até 6 pessoas (Canoas tipo catamaran)
- “Gaivotas” e Cisnes” a pedais
- Barcos a Motor (Self Drive)
- Passeios de Barco – Barcos rápidos que podem ser usados para passeios, aulas de ski aquático, wakeboard, kneeboard e outros desportos
- Boias insufláveis rebocadas por barcos a alta velocidade
- Bóias para grupos
- Bóias Individuais (tipo donut)
- AquaSpeed
- Sonar
- Individuais
- Banana Slider
- Aqua Splider
Insufláveis e outros desporto pela empresa Water Park Gerês. de 1 de junho a 15 de setembro das 10h as 20h. Bilhetes do 5€ aos 30€ – Contacto 915 658 866
- Insufláveis
- Flipper
- Hurdle
- Monkey Bars
- Hight Roller
- Swing
- Slider
- Rocker
- Bouncer XXL
- Double Rocker
- Roller 1
- Roller 2
- Slide
- Base
- Step
- Step 2
- Flam Flat Top
- Bouncer XL
- Balance Beam
- SUP – Stand Up Padle
- Barraquinha
Desportos aquáticos pela Empresa ADN Tacassu (contacto: 966 755 905) tais como:
- Aluguer de Jet-Ski (Motos de Água)
- Aluguer de Bóias Radical
- Tornado
- UFO
- Giro
- Passeios de Barco
Para a realização de actividades náuticas e balneares em segurança deve ser consultado o Plano de Ordenamento da Albufeira da Caniçada, que define as regras para a utilização da albufeira e zona envolvente. Tem bastante escolha para se divertir a ter a adrenalina ao máximo par aproveitar as férias ao máximo
Classificação da qualidade da água – Água excelente para banhos
- Bacia Hidrográfica: Cávado
- Massa de água: PTO2CAV0086
- Concelho: Terras de Bouro
- ÉPOCA BALNEAR 2020: 1 de Junho a 30 de Setembro
- Frequência de amostragem: De 3 em 3 semanas
- DESCRIÇÃO DA ÁGUA BALNEAR: Praia rural com extenso areal.
SE OCORRER POLUIÇÃO DA ÁGUA QUE POSSA AFETAR A SUA APTIDÃO PARA O USO BALNEAR, O BANHO SERÁ DESACONSELHADO OU INTERDITO
POLUIÇÃO DE CURTA DURAÇÃO (duração inferior ou igual a 72 horas)
Improvável, podendo ocorrer devido ao caudal excessivo do rio afluente em situações de precipitação por arrastamento de carga microbiológica ou devido a descarga de efluentes não tratados em caso de avaria das ETAR de Admeus e Bairros e da ETAR do Gerês.
POTENCIAIS FONTES DE POLUIÇÃO MICROBIOLÓGICA DA ÁGUA BALNEAR Contaminação fecal, que pode ter origem principalmente nos rios Gerês, Caldo e Cávado que desaguam na albufeira ou ainda no sistema de saneamento existente próximo da albufeira.
Imagens da Praia de Alqueirão
Albufeira da Caniçada
A albufeira da Caniçada ocupa uma área de cerca de 689 ha. Este lago artificial que resultou da construção, em 1955. da barragem da Caniçada constitui um elemento singular numa paisagem marcada por uma vegetação exuberante e por um relevo acentuado.
Estas condições de excelência são propicias à prática de um conjunto diversificado de actividades recreativas. Importa, contudo, que estas utilizações se desenvolvam em harmonia com o meio ambiente sem constituírem uma ameaça para a preservação da qualidade de uma, tão importante. reserva de água.
A albufeira da Caniçada estende-se por 15 km, ao longo do rio Cávado, abrangendo ainda os rios Gerês e Caldo, na zona da sua confluência.
Está enquadrada pelas serras do Gerês, Larouco, Barrosa e Cabreira inserindo-se nos limites administrativos dos concelhos de Terras do Bouro, Vieira do Minho e Montalegre. É ainda de salientar o facto de parte da albufeira estar incluída no Parque Nacional da Penada Gerês, o que lhe confere um estatuto especial de protecção e uma especial atenção na definição dos usos do solo.
Localizada a cerca de 32 km da cidade de Braga e a cerca de 90 km de Chaves, a albufeira da Caniçada beneficia em termos de acessibilidade, do atravessamento das EN 304 e 308. esta última com ligação à fronteira da Portela do Homem. É ainda servida pela EN103 que liga Braga a Chaves.
A barragem da Caniçada, que deu origem à albufeira com o mesmo nome, tem como finali-dade principal a produção de energia eléctrica e insere-se no Sistema Electroprodutor do Cávado.
Com objectivos, entre outros, de compatibilizar os diferentes usos e actividades existentes ou a serem criadas, com a protecção e valorização ambiental, e finalidades primárias da albufeira (produção de energia eléctrica) foi elaborado o Plano de Ordenamento da Albufeira da Caniçada (POAC) que se encontra aprovado pela Resolução de Conselho de Ministros 92/2002, de 7 de Maio, e publicada no Diário da República na I B Série nQ 105.
O Plano de Ordenamento Albufeira da Caniçada define regras para a utilização da albufeira e zona envolvente.
O Plano de Ordenamento Albufeira da Caniçada POAC abrange toda a albufeira da Caniçada e uma zona envolvente com a largura de 500 metros, contados a partir do Nível de Pleno Armazenamento da Albufeira (à cota 162 metros) e define um conjunto de regras sobre o modo de utilização do plano de água e da zona envolvente, identificando as áreas mais adequadas para a prática das diferentes actividades, designadamente recreativas, prevendo a compatibilidade e complementaridade entre aquelas face aos seus requisitos e em observância à sensibilidade dos recursos naturais em presença.
A envolvente da albufeira encontra-se sinalizada com o objectivo de dar a conhecer as principais regras de utilização deste área. Respeite a sinalização e as indicações que lhe são dadas!
A utilização do plano de água deve respeitar o assinalamento que se encontra nos placares colocados na margem e, complementado por bóias no plano de água. A sua segurança e a de todos dependerá do seu cumprimento.
Contribua para a valorização dos recursos naturais e paisagísticos existentes através de uma utilização ordenada da albufeira e da sua área envolvente.
Desta forma está a colaborar para melhorar a qualidade ambiental permitindo-lhe usufruir a paisagem e os valores naturais e culturais desta Região.
No plano de água são permitidas as seguintes actividades: 121 – Pesca – Navegação com motor – Navegação à vela – Aprendizagem e treino de esqui aquático 1:1 – Banhos e natação, nos locais assinalados como Áreas de Recreio e Lazer – Porto de recreio
A prática de banhos e natação está sujeita à classificação da água como balnear, nos termos da legislação em vigor. No plano de água da albufeira estão interditas, entre outras, as seguintes actividades: – Circulação de embarcações em desrespeito com as regras de sinalização – Estacionamento de embarcações através de potas, bóias ou dispositivos similares – A prática de pára-quedismo rebocado por embarcações ou outras formas de reboque – Actividades subaquáticas – Utilização recreativa nas zonas de respeito à barragem
Nas zonas de protecção á albufeira são proibidas, entre outras, as seguintes actividades: – Instalação de tendas ou equipamentos móveis em locais públicos, sem licenciamento prévio – Prática de campismo fora dos locais destinados para esse efeito – Depósito de lixo fora dos locais destinados para o efeito