A praia fluvial do Castelo ou da Ilha dos Amores como também é chamada devido a uma ilhota ali no meio é uma zona fluvial que tem várias particularidades. Uma das quais é que é uma praia fluvial de dois rios, o Douro e do Paiva, já que se encontra mesmo na foz do Rio Paiva que desagua no Rio Douro.
Aqui tem um vídeo que mostra a zona da praia fluvial do Castelo e envolvente
Outra das particularidades é que é uma praia fluvial com piscina, pois ali ao lado se encontra a piscina municipal do Castelo e por isso pode escolher ou praia com areia ou piscina.
«
O acesso á praia fluvial do Castelo é relativamente fácil baste seguir em direção a Castelo de Paiva e depois seguir na N222. Depois virar para baixo (tem uma placa escondida a indicar a praia fluvial) para a estrada em paralelos em direção á localidade do Castelo (daí o nome da Praia) e mais abaixo se encontra a zona fluvial e piscinas.
Aqui tem as coordenas GPS 41.064963, -8.262744 ou 41°03’53.9″N 8°15’45.9″W e o mapa da localização.
Esta Zona fluvial é mais frequentada por jovens que gostam da prática de desportos náuticos ou mesmo para um animado acampamento em período estival, e principalmente a piscina municipal, principalmente frequentada por jovens da parte da tarde.
Pode saber a previsão do tempo que pode vir a fazer para os próximos 7 dias na Praia do Castelo em Fornos á direita.
Relativamente ás infraestruturas ali presentes além da Piscina Municipal do Castelo tem outras tais como:
- Piscinas Municipais (com Vigilância) – Preço da entrada – 1€ Adultos, 0.5€ dos 5 aos 18 anos e grátis dos 0 aos 4 anos
- Café/Bar/Restaurante com esplanada e WiFi grátis (o restaurante funciona por encomenda)
- Cais de embarque para barcos de pequeno porte
- Aluguer de Canoas e Caiaques
- Zona de Areal com Guarda Sol
- Água quente dos Rios. Aqui tem um senão pois com os fogos que existem na zona do Paiva acumula-se muita terra preta no fundo do Rio e ao pisar com os pés (que é fofinho) a água fica muito negra.
- Balneários Públicos com WC e Chuveiros – Também pode usar os da piscina
- Primeiro Socorros
- Alguma sombra natural
- Parque de Merendas com lona de sombra e com Churrasqueira (Barbecue)
- Parque de estacionamento grátis
- Percurso Pedestre – Ilha dos Amores
- Desportos náuticos
- Acampamento em período estival
- Pode levar animais
- Zona Fluvial não Vigiada
Imagens da Praia Fluvial do Castelo
Breve historial sobre a Ilha dos Amores
Na foz do Rio Paiva junto á sua confluência com o Douro, encontra-se uma ilha a que o povo chama ilha dos amores cujo valor patrimonial e ambiental é inestimável. Sempre foi acessível através de um areal que a ligava á margem do Rio Paiva, areal esse onde se realizada a feira de São Miguel, até que a Albufeira da barragem de Crestuma/Lever submergiu permanentemente sua ligação térrea. Desde então só é acessível de barco ou canoa, o que a tornou mais atrativa.
A atracão do homem por este espaço paradisíaco já vem desde a pré-história, como provam alguns marco arqueológicos, mas foi sobretudo nos tempos do Império Romano e ao longo da Idade Média que a sua estratégica localização sobre uma importante travessia do Douro, fizeram dela o local ideal para a instalação do primitivo Porto de Paiva.
A construção de uma torre defensiva no Sec XIIe de uma Ermida dedicada a São Pedro no Sec XV constituíram os marcos mais significativos da humanização da sua paisagem. Desde a sua redescoberta em 1998, através de escavações arqueológicas que as ruínas da Ermida de S. Pedro podem novamente ser observadas.
Boa noite se pode acampar aí? 965796709
Não é permitido acampar no local