Praia Fluvial do Rebolim – Coimbra (Centro)

A praia fluvial do Rebolim fica localizada na zona da Portela, perto do centro de Coimbra. Uma praia fluvial vigiada para se banhar em segurança nas águas do Rio Mondego em que nesta zona corre com tranquilidade, e por isso a zona de banho é de baixa profundidade, sendo ideal para as crianças se divertirem.

A época balnear na Praia Fluvial de Rebolim teve início a dia 1 de junho e termina a 30 de setembro 2024 em que neste período a praia é vigiada por 2 nadadores salvadores e tem hasteada a bandeira azul. Mas para os veraneantes que queiram frequentar a praia fora deste período da zona balnear esta de 15 de maio e até meados de outubro, há três locais de restauração e bebidas de caráter não permanente, que disponibilizam refeições rápidas, bebidas frescas, cafés, gelados e doces, entre outros produtos.

Vídeo da Praia Fluvial do Rebolim e envolvente


Praia Fluvial do Rebolim
Devido ao Covid19 a Praia Fluvial do Rebolim tem uma lotação máxima permitida de 2000 pessoas em simultâneo e é uma das praias fluviais que tem maior lotação!
Saiba a previsão do tempo para os próximos 7 dias para a praia do Rebolim á direita

Placa Praia Fluvial do Rebolim

Infraestruturas de apoio a praia do Rebolim

  • Praia fluvial vigiada por 2 nadadores-salvadores das 10h ás 19h
  • Praia acessível a todos
  • Praia Fluvial com Bandeira Azul
  • Parque de estacionamento com capacidade para 269 lugares, com 8 lugares para cidadãos portadores de deficiência
  • Parque de merendas com sombra
  • Zona de Restauração e Bebidas, que disponibilizam refeições rápidas, bebidas frescas, cafés, gelados, doces, entre outros produtos – “Petiscos sobre Rodas”
  • Sanitários (incluindo para cidadãos portadores de deficiência)
  • Sinalética direcional e informativa
  • Estrutura de apoio à praia fluvial e aos nadadores-salvadores
  • Zona Balnear com frente contígua à de banhos de 100m, por 53,7m de largura, num total de 5370m2, parte deste delimitada com boias
  • Algumas árvores na zona do areal, em que pode usufruir da sombra.
  • Parque para bicicletas
  • Zona balnear pouco profunda na zona delimitada
  • Temperatura da água a rondar os 25º
  • Areal de rio (recomenda-se andar de calçado adequado para não magoar os pés)
  • A ligar á praia do Rebolim exista também um novo troço ciclável
  • Os autocarros que fazem ligação á praia fluvial do Rebolim são o 34TI, 38I
  • Proibido caravanas e Autocaravanas
  • Proibido entrada de animais

Praia Fluvial do Rebolim

Mapa e Localização da praia Fluvial

Para chegar a praia fluvial do Rebolim é fácil e rápido pois basta seguir em direção a Coimbra pelo IC2 Ou A1 e depois apanhar a N17 (estrada da Beira). Depois na zona de Vila Franca tem de entrar na via de acesso paralela a N17 e virar a direita para a Praia fluvial (que tem placas a indicar). As coordenadas GPS são: 40.179761, -8.416855 ou 40°10’47.1″N 8°25’00.7″W. Mapa Abaixo:

O espaço da zona balnear do Rebolim com uma uma área de praia de 5370m2, tem umas qualidades ambientais e paisagísticas de excelência e por isso houve uma requalificação com obras realizadas pelo Município de Coimbra, tais como:

  • Melhoria de acessos
  • Limpeza do areal
  • Desmatação da vegetação infestante
  • Criação de parque de merendas,
  • Criação de zona para estacionamento automóvel
  • Requalificação ambiental da zona ribeirinha,
  • Criação de infraestruturas de apoio
  • Plantação de árvores ao redor da zona da praia fluvial

Imagens da Praia Fluvial do Rebolim

Praia Fluvial do rebolim
Praia Fluvial rebolim
Praia do rebolim
Areal do rebolim
Veraneantes na Praia do Rebolim
Areal da Praia Fluvial do rebolim
Zona Balnear do rebolim
Chapéus de Sol e Sombra de arvores
Rio Mondego no Rebolim
Margem do Mondego
Zona de Banhos na Praia do Rebolim
Areal de Rio com pequenas pedras
Casa de arrumos dos nadadores-salvadores
Praia Fluvial Centro Coimbra
Praia Acessível
Acesso a praia Fluvial
Parque de Merendas do Rebolim
Parque para bicicletas

Parque de Estacionamento Praia Rebolim

Parque de Estacionamento
Parque de Estacionamento Praia do rebolim
Parque de Estacionamento Pessoas deficientes
Rebolim - Espaço de estacionamento ordenado
Bandeiras praia rebolim
Proibições de caravanas e autocaravanas

Sinalização de informações sobre a praia do Rebolim

classificação da qualidade da água

Sem classificação da qualidade da água

Classificação de 2020, de acordo com Decreto-Lei 135/09 de 3 de junho, alterado e republicado pelo Decreto-Lei ng 113/2012, de 23 de maio.

  • Bacia Hidrográfica: Mondego
  • Massa de água: Rio Mondego
  • Concelho: Coimbra
  • ÉPOCA BALNEAR – 01 de junho a 30 de setembro
  • Frequência de amostragem: 1 x/2 semanas
  • Ponto de amostragem: Latitude =40.1791924 Longitude = -8.417873

DESCRIÇÃO DA ÁGUA BALNEAR DO REBOLIM

A água balnear “Rebolim” localiza-se no Rio Mondego a jusante da confluência do rio Ceira com o Rio Mondego, entre a Ponte Rainha Santa Isabel e a Ponte da Portela. A Praia abrangida por esta água balnear tem a mesma denominação e situa-se no areal existente na margem direita do rio Mondego. Esta água balnear, dado à proximidade com a área urbana, está sujeita a forte procura pelos banhistas.

A massa de água onde se localiza a água balnear do Rebolim situa-se dentro do perímetro da albufeira do Açude Ponte de Coimbra sendo, por essa razão, influenciada pela variabilidade dos caudais afluentes do sistema de barragens existentes a montante.

SE OCORRER POLUIÇÃO DA ÁGUA QUE POSSA AFETAR A SUA APTIDÃO PARA O USO BALNEAR, O BANHO SERÁ DESACONSELHADO OU INTERDITO
POLUIÇÃO DE CURTA DURAÇÃO (duração inferior ou igual a 72 horas)

Sem ocorrências.
N° DE DIAS EM QUE A PRÁTICA BALNEAR ESTEVE DESACONSELHADA OU INTERDITA DEVIDO A POLUIÇÃO DE CURTA DURAÇÃO NA ÉPOCA BALNEAR DE 2020

POTENCIAIS FONTES DE POLUIÇÃO MICROBIOLÓGICADA ÁGUA BALNEAR Fontes difusas a montante da água balnear provenientes de atividades agrícolas ou florestais, resíduos sólidos provenientes de atividades na praia e número elevado de utentes, variabilidade do caudal afluente.

painel de Informações da Praia Fluvial do RebolimPrograma de Bandeira Azul Praia do Rebolim
Plano de Educação Ambiental para a Praia Fluvial do Rebolim
Plano de Educação Ambiental para a Praia Fluvial do Rebolim 2021
Tema do ano 2021: “Recuperação de Ecossistemas”
Tema Objetivos Local Data A – Sensibilização Ambiental A Ponta do ICEBERG Conhecer os impactos ambientais dos resíduos na saúde humana e na contaminação da cadeia alimentar; Conhecer os comportamentos ambientalmente sustentáveis e amigos do ambiente. Praia Fluvial 5 e 6 de junho B – Participação Passiva EXTRAVIADOS Melhorar a qualidade ambiental da praia é melhorar o ecossistema fluvial; Conhecer o impacte das piriscas dos cigarros e de outros resíduos produzidos na praia, responsáveis pela poluição fluvial, poluição marítima e contaminação de águas e de solos e destruição dos ecossistemas naturais e perda da biodiversidade. Praia Fluvial 5 e 6 de junho VIVER A NATUREZA – Parque de Santa Cruz Praticar o ato saudável de caminhar na natureza; Conhecer o contributo da natureza para a tranquilidade, saúde e bem estar-emocional das pessoas; Conhecer os ecossistemas naturais urbanos; Conhecer a importância da preservação dos ecossistemas naturais urbanos e o seu contributo para o combate às alterações climáticas; Conhecer a importância dos ecossistemas naturais urbanos para a preservação da biodiversidade. Parque de Santa Cruz 20 de julho C: Com Participação Ativa do Público ACÁCIA MALVADA Sensibilizar a população para o problema das plantas exóticas de cariz invasor e os seus efeitos negativos nos ecossistemas; Conhecer a importância da recuperação da vegetação natural do ecossistema ribeirinho e da naturalização das margens do rio. Junto à margem do areal da praia 3 de maio FLORESTA AUTÓCTONE: Árvores e Arbustos Ribeirinhos Reflorestar/requalificar a envolvente à praia; Sensibilizar o cidadão para o contributo das “florestas terrestres” no balanço carbónico, através da reciclagem do ar (CO2 — 02); Conhecer a importância da flora ribeirinha na regulação do clima e no combate às alterações climáticas; Conhecer a importância da flora ribeirinha para a preservação da biodiversidade. Junto à margem do Rio Mondego, na área adjacente à praia 23 de março D: Com Efeito Multiplicador Ciclo Urbano da Água Compreender os processos envolvidos no ciclo da água; Relacionar os diferentes estados físicos da água com os processos envolvidos no respetivo ciclo; Reconhecer o processo de purificação da água que ocorre durante o respetivo ciclo; Avaliar a utilização e a gestão da água no nosso planeta; Utilizar materiais do dia-a-dia para a planificação e construção de modelos científicos (economia circular); Conhecer a importância dos sistemas de depuração da água, para a preservação dos ecossistemas fluviais e marinhos; Conhecer os comportamentos adequados para uma utilização sustentável da água. 2 Escolas Básicas 8 de junho Plásticos e Microplásticos Conhecer os impactes negativos dos microplásticos os ecossistemas, terrestres, fluviais e marinhos e na perda da biodiversidade; Reduzir o consumo doméstico de plásticos; Promover a reutilização dos plásticos. 2 Escolas básicas 8 de junho
Resultados dos testes da qualidade da água
Programa de Bandeira Azul Praia do Rebolim
Rebolim  - Zona Balnear
Mapa da Praia Fluvial do Rebolim
Proibida a entrada a animaisregras de segurançaPlaca indicativa da Praia do Rebolim
Tagged , , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Bookmark the permalink.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.