Entra as localidades de Santa Justa e do Couço no concelho de Coruche, Santarém está situada a praia fluvial do Couço e o respetivo parque de merendas. Mesmo ao lado da Ponte Joaquim Casanova do Bêco ou Ponte de Santa Justa
Esta pequena ponte de um só sentido e mais de 50 anos. Foi construída pela Associação de Regantes e Beneficiários do Vale do Sorraia, com o objetivo fazer o escoar a produção agrícola local e ligar as povoações do Couço e Santa Justa. Mas cada vez mais é utilizada pelo tráfego rodoviário pois por aqui é mais rápido para quem quer ir até á Barragem de Montargil, Ponte de Sôr e Portalegre. Como esta ponte está cada vez mais danificada e serve mais o tráfego rodoviário a Câmara de Coruche já um projecto para a requalificação da ponte, mas aguarda financiamento comunitário. O projecto estimado em 1.2 Milhões Euros e contempla a construção de um novo tabuleiro com 9,50 metros de largura, duas vias de tráfego, duas bermas e dois passadiços.
Depois deste desabafo sobre a ponte voltamos á zona de lazer de Couço onde o seu parque de merendas bem como a praia também se encontra bastante ao abandono. O Parque de merendas tem mesas e bancos partidos, o espaço está pouco limpo, deveria ter mais verde. O que tem de bom é que tem um ponto de água corrente.
Já em relação á zona fluvial, esta já nem considero praia fluvial, pois só tem uma ou outra zona onde se pode ir á água, mas por pouco tempo pois esta está cheia de lodo (o que parece que não mas é bom pois é sinal que a água é de qualidade). Agora serve mais para as ovelhas pastarem.
O melhor deste local é a sua zona de pesca desportiva, pois há bastante peixe, mais uma prova da qualidade da água. Há que aposta nesta praia fluvial e fazer um local mais e melhor.
Nesta zona todos os anos acontece o Extreme Trial 4×4 Couço em que fazem obras quer na pista quer no Rio Sorraia para passar os respetivos participantes, podiam disponibilizar um pouco da verba e fazer uma praia fluvial com as mínimas de condições, pois tem bastante potencial. Fica a dica…