Azenhas do Guadiana em Mértola – Zona de Lazer e “Praia Fluvial”

5.00 avg. rating (98% score) - 7 votes

Circuito dos moinhos de água. Moinhos da Vila

Situadas a 5 minutos a Este de Mértola (ver mapa), as Azenhas do Guadiana constituídas por duas azenhas e três moinhos de rodete, distribuídos ao longo do açude, totalizando sete fios de água que cortam o Rio Guadiana e aproveitaram, durante séculos, as correntes do rio vindas de norte para transformar o cereal em farinha para os habitantes de Mértola e redondezas.

Azenhas de Mértola, um conjunto de moinhos de cereal referido em documentos do século XV (na altura, era pertença da Comenda de Alcaria Ruiva da Ordem de Santiago) como existindo desde tempos imemoriais (rio Guadiana, Mértola).
Primeira saída para que vem da Mina de São Domingos ou ultima saída para que vem de Beja, Lisboa ao Castro VerdeLocalização das Azenhas

Depois de perderem o seu papel principal, que era a moagem da farinha para os moinhos a combustível e eletricidade estes transformaram-se em local de lazer, sendo o último ponto do Guadiana a sofrer a influência da maré.

Vídeo com vista das Azenhas do Guadiana

Sistema de moagem da azenha e seus constituíntes

Nas Azenhas, as diferenças do sistema de moagem existe nos processos de condução da água, na dimensões e disposição das rodas que são verticais, bem como na interligação de todos os elementos entre si. O eixo da roda penetra no edifício através de um postigo na parede , sendo aí aplicada a entrosca (roda dentada de madeira) também em posição vertical, que repete o movimento da roda de água e cujos dentes engrenam nos fúseis do carrete, cujo eixo vertical é o próprio veio da mó.

O moinho de rodete, era composto por uma roda de captação horizontal, ligada por um eixo vertical, a mó, que trabalhava dentro de uma dorna ou pipa de madeira ou pedra.Esquema de rodete

Esquema de Rodete (clique na imagen para ver com mais detalhe)

  1. Aliviadouro
  2. Poço
  3. Postigo de saída de água
  4. Abertura de iluminação
  5. Rodete
  6. Pela
  7. Veio
  8. Rela
  9. Aguilhão
  10. Urreiro
  11. Bucha
  12. Segurelha
  13. Moega
  14. QuelhaEsquema da Azenha
  15. Chamadouro
  16. Comporta

Esquema da Azenha  (clique na imagen para ver com mais detalhe)

  1. Veio
  2. Carrinho
  3. Penoços
  4. Entrosca ou roda de dentro
  5. Covilha
  6. Arrieiro
  7. Roda da Azenha

Estruturas de moagem

Sobre o leito do Rio Guadiana as azenhas e moinhos são estruturas de sólida abobadagem para resistir à pressão das águas. As antigas estruturas de moagem de Mértola situam-se a norte da Vila, numa zona onde o Rio apresenta um ligeiro alargamento, e onde foi construído um açude em toda a sua largura tendo sido aí instalados três moinhos de água, dois nas extremidades junto às margens e um sensivelmente a meio.

Na maré baixa é possível passar a pé do moinho da margem direita para o que se situa no meio do rio, só o da margem esquerda se mantém isolado, sendo o seu acesso realizado pelos montes que o circundam. As Azenhas de Mértola têm uma envolvência de grande beleza paisagística sendo, actualmente uma importante zona de lazer que no calor do verão constitui ponto de encontro.

Zona de Lazer e não Praia Fluvial

Vale a pena a visita para ver esta paisagem das azenhas, mas o local não é seguro para tomar banho, mesmo que se possa aproveitar a pequena queda de água para massagens não é recomendável, visto que a corrente é forte e o leito do rio é só pedras e escorregadias que facilmente uma pessoa cai e depois é levada pela corrente, apesar de em muitos locais ter pouca profundidade. É utilizado mais para desporto radicais como moto de água ou canoagem, onde os carros podem ir até “dentro” do rio, mas cuidado com a maré.

O objectivo da autarquia ser de candidatar as Azenhas do Guadiana a praia fluvial, justificando que assim se garantiria a vigilância do local, esta não está vigiada e é perigoso nadar ali – tendo mesmo ocorrido afogamentos em Setembro de 2007, António Nogueira, de 43 anos, e o filho Bruno, de nove anos, morreram afogados. Também se alerta as pessoas para o repentino enchimento do rio, havendo casos de automóveis que já ficaram submersos nas margens.

Desde essa altura que a solução passou pela colocação de placas que alertem os habituais frequentadores das margens do rio para o perigo de tomarem banho. Esta zona não é balnear, mas sim de lazer. No local existem bancos, mesas de madeira e sacos de lixo da autarquia, que assegura a limpeza da zona.

Imagens das Azenhas do Guadiana e a sua “praia Fluvial”

Informação sobre correntes, marés, variação caudal e rochasPraia Fluvial das Azenhas do GuadianaPraia Fluvial das Azenhas de MértolaPessoas aproveitam a pequena queda de águaAzenhas do GuadianaCanoagem no Rio GuadianaAcesso ás azenhas por terra batida (cerca de 300m)Pequeno Parque de estacionamentoAzenhas do GuadianaAzenhas de MértolaRio Guadiana nas AzenhasRio Guadiana nas Azenhas a montanteRecolha da moto de águaCarros vão para o meio do rio GuadianaEntrada para o rio GuadianaSinalizaçãoZona de CorrentesEntrada dos carros para o rio GuadianaPessoas a desfrutar da praia fluvialRio Guadiana a jusante das AzenhasZona de Lazer e correntesAzenha do lado oposto e as correntes do rio GuadianaCascalho do rio GuadianaPlaca informação Azenhas de MértolaPlaca Azenha do GuadianaPlaca informação Azenha do GuadianaPlaca informação Azenha do GuadianaPlaca informação Azenha do Guadiana

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Tagged , , , , , , , , . Bookmark the permalink.

4 Responses to Azenhas do Guadiana em Mértola – Zona de Lazer e “Praia Fluvial”

  1. Ana Oliveira says:

    Olá boa noite
    Gostava de conhecer este paraíso, costumamos ir para a tapada das minas mas já está mto cheio de gente, tbm é possível acampar pelas azenhas?
    Obrigado

    • Aquapolis says:

      Nas Azenhas é mais para parque de merendas. PAra se banhar é preciso cuidado pois faz corrente nesta zona. Não tem muitas condições para acampar

  2. Conceição.Realheiro@gmail com says:

    Achei linda esta paisagem do Guadiana

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *