Os dentes e as férias de Verão

5.00 avg. rating (94% score) - 1 vote

A troca de hábitos durante a época do verão e em especial nas férias, podem provocar um maior risco de sofrer de cáries e erosão dental, sobretudo devido ao maior consumo de bebidas carbonatadas e ao descuido no escovar dos dentes. O contacto com o cloro das piscinas também é um fator que leva a esse risco.

Relação entre bebidas açucaradas e as cáries

A chegada do verão leva a uma troca na dieta alimentar, levando a um consumo de carbohidratos, doces e bebidas açucaradas. Um recente estudo publicado na revista Biotechnology, relaciona a elevada ingestão de hidratos de carbono com um maior risco de cáries nas crianças. Os resultados revelaram que o desequilíbrio na nutrição está associado a um maior consumo de açúcar simples e ao risco de cáries dentárias.

Prevenir as cáriesErosão

Para evitar o risco de cáries recomenda-se escovar os dentes depois de cada refeição e usar fio dental. É importante andarmos com a nossa escova de dentes atrás, principalmente nas férias.

O cloro das piscinas

As cáries aparecem devido ao ataque dos ácidos nos dentes. Os refrigerantes também acabam por danificar o esmalte dental, segundo diversos estudos embora seja a exposição prolongada ao cloro das piscinas o que mais erosão causa ao esmalte. Há quem acredite que o cloro das piscinas favorece o branqueamento dentário mas não passa de um mito porque o que realmente faz é provocar erosão no esmalte. Uma investigação publicada no Journal of Dentistry for children mostrava que 28% das crianças padece de erosão dental.

Entre aqueles que nadavam profissionalmente nas piscinas a erosão chegava aos 60%. O consumo de bebidas carbonatadas era o segundo motivo de erosão dental, 40% e de seguida o sumo de laranja com 32%. Entre os factores que aumentam o risco de erosão dentária causada pelo cloro das piscinas destaca-se o tempo que cada individuo leva na prática da natação, a duração e a frequência dos treinos, a qualidade da água da piscina e o tipo de substância utilizada para clorar a piscina.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Como recuperar a saúde bocal depois das férias de verão
10 dicas para uma volta pela Europa low cost
Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.