Praia Fluvial da Relva da Reboleira – Manteigas

5.00 avg. rating (94% score) - 1 vote

A época balnear em 2019 na praia fluvial da Relva da Reboleira tem inicio a 01 de julho e termina a 31 de agosto.

A praia fluvial da Relva da Reboleira fica a cerca de 8 Km do centro de Manteigas pela N 232 em entre as localidades de Sameiro e Vale de Amoreira, distrito da Guarda na margem esquerda do Rio Zêzere.

Praia Fluvial da Relva da Reboleira

A praia Fluvial da Relva da Reboleira faz parte do Complexo da Unidade de Recreio e Lazer da Relva da Reboleira, que tem o Parque de Campismo e Caravanismo, parque de merendas e pela maior pista de esqui cinética da Europa. Verde é a cor predominante em todo o seu redor, pois daqui só avista as montanhas da Serra da Estrela, sendo as águas do mais puro e frio que há!Praia Fluvial da Relva da Reboleira

Infra-Estruturas da Praia da Reboleira

  • Águas límpidas e fria do Zêzere – espelho de àgua
  • O fundo é cheio de pedras redondas
  • Passadiço de madeira para ir para a outra margem
  • Bar de apoio á praia Fluvial com esplanada
  • Zona  de relvado com e sem sombra
  • Mesas de Merendas ao lado do Bar
  • Sanitários com chuveiros
  • Ponto de àguaParque de Merendas da Relva da Reboleira
  • Aluguer de Canoas
  • Cama Elástica
  • Slide
  • Parque Aventura
  • Parque de Merendas com sombra
  • Parque de Estacionamento
  • Praia Fluvial Acessível para todos
  • Época Balnear de 1 de julho a 31 de agosto – Fora deste período não tem vigilância
  • Vários percursos pedestres na zona, Por exemplo a Rota da Azinha ou Rota da Reboleira
  • Alojamento em Casas de XistoCasa de Xisto na relva da Reboleira
  • Não é permitido
    • Fazer fogueiras
    • Animais
    • Deitar Lixo
    • Espetar chapéus de Sol na Relva, devido ao sistema de rega
    • Jogar futebol
    • Acampar na zona da praia fluvial

Pode passar aqui umas férias em montanha no parque de campismo, aproveitar a praia fluvial, os desportos radicais ou simplesmente caminhadas pela Serra.

Localização da Praia Fluvial da Relva de ReboleiraPlacas a indicar a relva da Reboleira

Como já foi dito no inicio para chegar a zona fluvial da Relva da Reboleira, se vier de Manteigas seguir pela N 232 e depois de 7 Km vire á direita. Tem placas a indicar R. da Reboleira, Camping e Skiparque. Caso venha da pela A23 sai na saída Belmonte/Manteigas e siga em direção a Manteigas. Antes de chegar tem a placa a indicar R. da Reboleira. As coordendas GPS são: 40.411552, -7.467569 ou 40°24’41.6″N 7°28’03.3″W – Abaixo o Mapa

Video da Praia Fluvial da relva da Reboleira

Complexo da Unidade de Recreio e Lazer da Relva da Reboleira

Complexo da Unidade de Recreio e Lazer da Relva da Reboleira

  1. Para os amantes dos desportos de Inverno a pista de esqui/snowboard, em funcionamento durante todo o ano, oferece a possibilidade de iniciação a estas modalidades ou a simples prática do desporto de natureza. São diversificadas as actividades que se podem praticar, como o BTT, a canoagem, a escalada, o parapente, o rappel, o slide, a zarabatana, os jogos temáticos.
    pista de esqui/snowboard
  2. A praia fluvial, com a sua água cristalina e cheia de vida, é um local óptimo para se refrescar quando o Verão se instala. A pesca à truta constitui um atractivo suplementar. Nestas águas é possível encontrar duas espécies: a truta fario, indígena da Europa, e a truta arco-íris, originária dos rios da América do Norte. A alimentação destas duas espécies é constituída principalmente por invertebrados, larvas, insectos aquáticos e pequenos peixes, sendo um predador muito voraz. A desova ocorre no Outono-Inverno, em locais com fundo pedregoso e águas pouco profundas e muito oxigenadas.Relva da Reboleira - Praia Fluvial
  3. o Parque de Campismo do SkiParque pode encontrar o repouso desejado, contemplar as serras envolventes, respirar o ar puro da floresta, caminhar pelos trilhos e descobrir paisagens sublimes ou simplesmente desfrutar do Rio Zêzere e refrescar-se na sua água límpida.
    Parque de Campismo da Relva da Reboleira

Percurso Pedestre – Rota da Azinha

Rota da Azinha

Para os apreciadores de caminhadas, a Rota da Azinha é particularmente atractiva, possibilitando diversidade e profundidade de planos visuais consecutivos, conferidos pela altitude e pelo perfil transversal dos vales e das graciosas cumeadas.

A multiplicidade das formas, texturas e movimento do relevo, associa-se uma vegetação rica e diversificada. Ao longo do percurso é possível contemplar as marcas da modelação da paisagem feita pelo Homem. Destacam-se as Coanheiras – campos agrícolas situados perto da povoação de Sameiro, retirando partido da água do Rio Zêzere, que é conduzida em levadas, e que incluem prados e horticulturas (feijoca, feijão, batata, tomate, alface, cebola, alho, ervilha, couve galega, cenoura, etc.).

Neste local pode observar-se a compartimentação das parcelas rurais e da linha de água, constituída principalmente por exemplares de freixo, salgueiro, salgueiro-branco, amieiro, choupo. A maior altitude, o trilho atravessa a Quinta do Fragusto — propriedade rural de maior dimensão onde se pratica uma agricultura de montanha, baseada no pastoreio, no cultivo de centeio e na floresta, e o Cabeço da Azinha — miradouro natural que proporciona uma excelente panorâmica para um acumular de vales e serras a perder de vista, onde aliás se situa uma pista de parapente e um posto de vigia de incêndios.

A Rota da Azinha possibilita uma visita à antiga casa do Guarda-Florestal do Gorgulhão — as casas de Guarda-Florestal foram implantadas de forma a dotar os Perímetros Florestais e respectivas unidades de gestão, de infra-estruturas de apoio à-actividade florestal ali desenvolvida, permitindo a fixação de Guardas-Florestais e respectivas famílias que teriam por incumbência a vigilância e fiscalização das áreas que lhe estavam atribuídas. Os Guardas-Florestais desempenharam um papel fulcral na arborização e protecção destes Perímetros Florestais que ocupam grande parte da Serra. O Gorgulhão é ainda constituído por uma área de lazer que inclui um circuito de manutenção, percurso de BTT e um parque de merendas rodeado por densas matas de resinosas.

Ao nível da flora, encontram-se espécies tão relevantes como a azinheira, a tramazeira, o freixo, o amieiro, o carvalho-negral, a giesta-branca, a urze, o rosmaninho, o sargaço, a cerejeira, a carqueja, entre outras. A paisagem da Rota da Azinha é caracterizada por ecossistemas que permitem a eclosão de uma vegetação diversa, ao mesmo tempo que fornece um habitat para fauna diversificada, como guarda-rios, perdiz, tartaranhão-caçador, peneireiro, gaio, coelho bravo, raposa, morcego-de-ferradura-pequeno, salamandra-de-pintas-amarelas, boga, etc. Importa referir que a Rota da Azinha permite interacção com a Rota de Vale de Amoreira, Rota do Corredor de Mouros e Rota de Sameiro.

Percurso Pedestre – Rota da Reboleira

Rota da Reboleira

Na Rota da Reboleira é possível contemplar paisagens marcadas pela presença pontilham de branco o verde intenso do horizonte, pelos retalhos esculpidos na frondosos e áreas incultas de pastoreio. É ainda possível presenciar a influência nos muros que adornam parte do percurso e que tipificam a paisagem.

Um dos locais de maior destaque na Rota da Reboleira, o qual se evidencia pela característica do andar intermédio, é o Souto do Concelho. Conhecida localmente por “Reboleiro” esta árvore selvagem produz castanhas pequenas mas muito saborosas que são secas à lareira de Inverno e constituíram uma importante fonte de alimento no passado. Como o nome sugere, o Souto do Concelho é uma área de castinçal propriedade do Municipio de Manteigas e que ganha no Outono uma expressão multicolor de extrema beleza natural.

A Rota da Reboleira possibilita uma oportunidade ímpar de percorrer um trilho inundado pela beleza do Vale do Rio Zêzere, pela imensidão da Serra da Estrela, pela magnificência das florestas mistas e de resinosas, povoadas por espécies de valor inestimável e fenómenos geológicos ímpares, como é o caso das cascalheiras, que correspondem a depósitos de fragmentos rochosos grosseiros, não consolidados, de litologia e mobilidade variáveis, normalmente localizados em pendentes de inclinação moderada a forte, colonizados, ou não, por vegetação vascular, destacando-se de forma única na paisagem natural que envolve o trilho.

Este percurso dá ainda a conhecer a Pista de Ski SkiParque: que oferece a possibilidade de praticar ski e snowboard durante todo o ano em pistas sintéticas. A Rota da Reboleira permite a observação de espécies florísticas de elevado interesse conservacionista como é o caso do azevinho ou da azinheira. Pode ainda observar-se o amieiro o medronheiro, o castanheiro, o pilriteiro, a urze, a roseira-brava, etc.

A diversidade de habitats presente equivale a uma igual multiplicidade de fauna, destacando-se o tartaranhão caçador, toupeira-de-água, o morcego-deferradura-grande o morcego-de-ferradura-pequeno, a cobra-de-escada ir a coruja-do-mato, o peneireiro, o ‘javali, a raposa, entre outros.

Nas proximidades do trilho podem ser encontradas algumas colmeias, não devendo de forma alguma serem perturbadas! Os caminheiros que possam desenvolver reacções anafiláticas deverão ter cuidados acrescidos

Imagens da Praia Fluvial da relva da Reboleira

Zona de Banhos

Espelho de àgua
Passadiço de Madeira sobre o Rio Zêzere
água Límpida
Rio Zêzere
Praia Fluvial da relva da Reboleira
Espelho de água da Praia Fluvial da relva da Reboleira
Praia da Reboleira
água fria
Fundo cheiro de pedras
Zona do bar da Praia
relvada da Praia Fluvial
Bar da Praia Fluvial da relva da reboleira
esplanada do Bar da Praia Fluvial da relva da Reboleira
Sanitários com Duche
Zona de Sombra e relvado
Zona do Bar
Acesso á praia
Estrada e paralelos
Painel de Informações da Praia Fluvial
Painel de Informações da Praia Fluvial da Relva da Reboleira
Proibições

Cama Elástica

Ponte de Madeira sobre o Rio Zêzere
Rio Zêzere
Entrada Parque de Merendas
Proibido acampar no Parque de Merendas
Slide
Mesas de Parque de Merendas
Percursos Pedestres
Estação de Ski
Pista de Ski para crianças
Pista de Ski para Aprendizagem
Interior do bar da pista de ski
Pista de Ski da Relva da Reboleira
Pista de Ski da Relva da Reboleira
bar da Pista de Ski da Relva da Reboleira
Proibições
Proibições
Entrada do Parque de Campismo da relva da Reboleira
Estrada para a Entrada do Parque de Campismo da relva da Reboleira
 Parque de Campismo da relva da Reboleira
Parque de Carqavanismo da relva da Reboleira
Entrada do Parque de caravanismo da relva da Reboleira
Entrada do Parque de Campismo da relva da Reboleira
Casa de Xisto para alojamento
Emparalelado
Pista de Ski
Pista de Ski no Verão
Praia Fluvial da relva da reboleira
Placas de sinalização

 

 

 
Rota da Azinha
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Praia Fluvial de Valhelhas e Zona de Lazer - Guarda
Tagged , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.