Praia Fluvial da Tapada Grande na Mina de São Domingos – Mértola

4.50 avg. rating (90% score) - 48 votes

Praia Albufeira da tapada Grande - Mapa do Recinto

Praia Fluvial Mina São Domingos em Mértola 2014

A Praia Fluvial da Tapada Grande, na Mina de S. Domingos (Mértola),

disponibiliza, acesso gratuito à Internet através de WIFI a todos os utilizadores da praia fluvial. Este é mais um serviço a juntar-se aos outros oferecidos pela CM Mértola, como sessões de cinema, espetáculos musicais e animação desportiva.

Numa iniciativa do Munícipio de Mértola chamada Verão na Mina há varias atividades ao longo do Verão na praia fluvial da tapada Grande. Abaixo a imagem do programa. É só escolher o dia e desfrutar do lago.

Video interessante sobre as Normas da Conduta da Praia Fluvial da Albufeira da Tapada Grande

Vista aérea da Mina de São Domingos e Albufeira da Tapada Grande

Na Mina de São Domingos é o único local com acesso wi-fi, mas em Mértola já tem vários pontos de acesso gratuito á Internet, tais como o Largo Vasco da Gama, Praça Luís de Camões, Jardim dos Combatentes e no largo junto ao Jardim-de-infância e mais recentemente no Parque Desportivo e de Lazer Municipal.

Algumas Imagens da Praia Fluvial num dia de intenso calor – Parecia o Algarve no Alentejo 🙂

Praia Fluvial Mina São Domingos em Mértola 2014Praia Fluvial Albufeira Tapada Grande - Zona Não VigiadaZona Balnear não Vigiada na PraiaEstacionamento e estrada mesmo á beira da PraiaEstacionamento junto á Praia cheio de viaturas

Alojamento e restaurantes perto da Praia Fluvial da Mina de São Domingos

Ao lado da praia tem o bar/restaurante que disponibiliza refeições rápidas. Depois ao lado da estrada tem a Pensão São Domingos que tem alojamento e restaurante. Também existem restaurantes dentro da própria localidade da Mina de São Domingos.

O Alentejo não para de nos surpreender. Desta vez damos-vos a conhecer a praia fluvial da Mina de São Domingos. Como todo o bom português sabe, o nosso Portugal não é só praias de mar mas também está carregado de belas praias fluviais, praias de rio sossegadas ou mais concorridas, com mais ou menos sombras, com areia, vegetação natural, o que interessa é que há para todos os gostos. Situada no distrito de Beja, concelho de Mértola fica a aldeia da Mina de São Domingos.

Conhecida por este nome por causa do complexo mineiro fundado por volta de 1857  na aldeia e que foi considerado o maior complexo mineiro – industrial para a época em território português. Chegou até a ser a mina de cobre mais importante da Europa com cerca de 3.000 trabalhadores e 6.000 habitantes. Com tantos trabalhadores existiam casas para os alojar e também casas para prestação de serviços logísticos à mina mas hoje em dia está em degradação. Mas ao visitar a aldeia pode visitar as ruínas e ver com os seus próprios olhos e até imaginar como seria na altura. Deixamos aqui algumas fotos para que possa matar um pouco da curiosidade. Mas nesta pacata aldeia alentejana não se fala só na mina mas também na sua praia fluvial. Uma praia fluvial certificada, com nadador salvador, com espaço suficiente para se divertir. Ali pode também levar a sua auto caravana, a tenda e passar ali uns dias pois é um sítio sossegado e com espaço suficiente.

Vídeo 360 da Praia Fluvial da Mina de São Domingos

A praia é simplesmente maravilhosa. Também conhecida pela Praia da Albufeira da Tapada Grande esta é uma praia fluvial onde as crianças podem andar à vontade, sem ondas e mesmo para quem não sabe nadar pode banhar-se bastante na água sem correr o risco ou sem ter medo de se afogar. Está apetrechada com um café/restaurante com esplanada e também com mesas de piquenique bem perto da praia para que não tenha que andar muito. De um dos lados da praia também pode aproveitar as sombrinhas disponibilizadas sem ter de pagar pelo seu aluguer e pode divertir-se alugando os barcos tão conhecidos como gaivotas ou as canoas. Quanto ao estacionamento é coisa que não falta. Durante o verão a animação não falta. Por exemplo, em Mértola e na Mina de São Domingos são feitas em dias alternados sessões de cinema ao ar livre. Ali junto à praia encontra um anfiteatro a descoberto com uma grande tela onde são passados os filmes mas convém levar um casaquinho pois os filmes são passados à noite que se pode tornar um pouco ventosa. Alojamento é coisa que não falta na aldeia e pode ir desde pensões, residenciais, herdades (turismo rural) a hotéis. E, se é uma pessoa que não gosta de estar constantemente a ir a restaurantes fazer as suas refeições nas férias, saiba que apesar de ser uma aldeia pequena ali existem alguns mini mercados para que não nos falte nada. O Alentejo é também conhecido pela sua gastronomia e bem servir, por isso deixamos-vos aqui uma foto de um pequeno almoço para duas pessoas servido num dos alojamentos da zona. Um pequeno almoço bastante generoso (tiramos a foto já ia a meio) servido com pão alentejano. Delicioso!!! Praia, boa comida, descanso, calma, simpatia, diversão, tudo isto vai encontrar na Mina de São Domingos. Agora cabe-lhe a si comprovar.

 Localização da Praia Fluvial da Mina da São Domingos – Coordenadas GPS – 37.669440, -7.505026

Imagens da Praia Fluvial da Tapada Grande

Sinalizarão para a Praia Fluvial na Estrada Nacional 260

Placa Localidade Mina São Domingos

Campismo na Praia Fluvial

Campismo na Praia Fluvial da tapada grande

Parque para automóveis da praia Fluvial

Parque de estacionamento junto á da Praia Fluvial

Placa com informação de biodiversidade da região

Placa informativa na Praia da Albufeira da tapada Grande

Placa Informativa com as atividades recreativas da zona da M ina de São Domingos

Mar da Mina de São Domingos em Mértola

Areia Junta á água com eucaliptos para dar sombra

Ilha na Albufeira da Tapada Grande

Zona do Nadador Salvador da Praia Fluvial

Chapéus de Sol junto á margem

Cinzeiros portáteis para levar para a praia

Zona para piquenique na praia fluvial

Entrada da praia Fluvial da Tapada Grande

Ilha no meio do "mar" na albufeira

Pessoas a tomar banho nas águas quentes da Albufeira

Águas calmas e quentes da praia fluvial

Informações do Espaço Infantil da Zona Balnear da Tapada Grande

Parque Infantil da praia Fluvial

Parque Infantil da praia fluvial da Mina de São Domingos

O concurso público para concessão do direito de exploração do Café-Bar da Praia Fluvial da Mina de São Domingos até ao dia 6 de fevereiro. O prazo para entrega de propostas termina nesse mesmo dia, pelas 16H30m.

A Hasta Pública terá lugar no Salão Nobre da Câmara Municipal, no dia 7 de fevereiro, pelas 10h30m.

Preço para a Concessão

Pela exploração do objeto da concessão, a concessionária pagará, mensalmente, à Câmara Municipal de Mértola, o valor que vier a estabelecer na sua proposta, o qual não poderá ser inferior a:

  • No Período da época balnear (1 de Junho a 30 de Setembro) – 600€;
  • Nos restantes meses – 200€;
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Tagged , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Bookmark the permalink.

82 Responses to Praia Fluvial da Tapada Grande na Mina de São Domingos – Mértola

  1. Maria Raquel says:

    Boa noite, gostaria de saber se alugam casas para férias na Mina de São Domingos, seus valores e em que temporadas.
    Obrigada
    Cumprimentos

  2. Ana Duarte says:

    Boa tarde
    Gostaria de saber se este fim de semana(24 e 25 de setembro) ainda está aberta a época balnear com nadador salvador na praia fluvial da Tapada Grande
    Obrigada

  3. SVQTNG says:

    Olá

    Gostaria de saber si e possivel de alugar canoa (preço?) ?

  4. Idália Cabelo says:

    Olá boa tarde,gostaria de saber se me pode saber se por acaso existe alguma casa particular para alugar.
    Gostava muito de voltar este ano, mas a pessoa que alugava a casa acabou por vender a mesma e não tenho mais nenhum contacto.
    obrigado

  5. Jane says:

    Moro em Coimbra.
    Gostaria de me deslocar de transporte público.
    Como poderia fazer isso?
    Do final tem algum transporte para o local da praia fluvial?

  6. Franziska Kranz says:

    Olá!
    We stayed at your pretty praia fluvial in Mina de Sao D. one week ago.Unfortunaly we lost our baby’s swimming suit there (IT is long with arms and legs in blue and green with apples on it).Is there a possibilty to send it to our home?of course I would pay therefor.
    Thank you very much!

  7. gp says:

    Gostaria de saber que opções existem em termos de almoço/jantar na zona, comida acessível para uma criança de 2 anos e que preços ronda uma refeição básica (água, sopas, prato, fruta apenas) para 2 adultos 1 criança na zona? No hotel alentejo star sao domingos apenas praticam o regime meia pensão e não me apetecia procurar diariamente local para o almoço e sujeitar-me a filas e preços exorbitantes… Nas mercearias locais, fruta, iogurtes e afins para lanches da manhã e tarde praticam preços acessíveis?

    • Aquapolis says:

      Tem ali perto a Pensão São Domingos, Telefone:286647187, que tem alojamento e restaurante. depois tem na localidade vários restaurantes
      Os preços são acessiveis

  8. Ângela Palma says:

    Boa tarde,
    Como não conheço a zona, podem-me ajudar a arranjar contactos de casas particulares que aluguem, para 4 pessoas de 27/8 a 02/09.
    Cumprimentos,
    Lita

  9. Norberto Santos says:

    Bom dia,gostava de ir passar um fim de semana aí mas gostaria de saber se há alojamento proximo

    • Aquapolis says:

      Sim, tem alojamento.
      Ao lado da albufeira tem a Pensão São Domingos, Telefone:286647187, Email:pensaosdomingos@sapo.pt
      Também tem o Hotel São Domingos, ou mesmo se procurar pode encontrar casas para alugar

  10. Carla Picado says:

    Boa tarde

    Gostava de saber se já está aberto bar e a zona concessionada?

    Obrigada

  11. maria ramos says:

    poderá me dizer se a água da praia fluvial costuma ser muito fria em Agosto? Obrigada

  12. Cláudia Oliveira says:

    Boa tarde,
    Qual o valor do aluguer das pranchas de paddle e idade mínima para utilizar?
    Obrigada

  13. Tiago Ferreira says:

    Boa tarde,
    Vi a fotografia do placard a proibir a entrada de animais, no entanto existe alguma zona da praia em que seja permitida a entrada de cães?

  14. Virgilio Oliveira says:

    Gostava de saber se é possível dia 21 a 24 de Agosto se é possível levar tenda de campismo para passar esses dias na praia fluvial da tapada grande.
    Agradeço que me respondam.
    Obrigado.

    • Aquapolis says:

      Olá Virgilio
      Por lei é proibido acampar ao lado da praia fluvial da tapada Grande, mas muita gente arrisca e faz campismo ou caravanismo. Nunca vi ninguém a ser autuado. Mas é uma questão de arriscar ou não

  15. Manuel Barreda says:

    Hola:

    Os consulto, si es posible la acampadada libre a orillas del embalse o si está prohibida.

    Gracias y saludos.

  16. Mauro says:

    Boa tarde, gostaria de ir aí passar uma semana de ferias. Pode informar-me se é possível acampar nesta praia ou se existe algum parque de campismo perto?
    Obrigada
    Cumprimentos

  17. Sonia machado says:

    ola

    tenho uma caravana e gostava de passar una dias na Praia Fluvial da Mina de São Domingos, onde posso colocar a caravana em segurança?

    muito obrigada

    • Aquapolis says:

      No Parque de Estacionamento mesmo ao lado da Praia pode colocar a caravana aí sem qualquer problema

      • Marco says:

        Se pagar multa não é um problema…. Recentemente pernoitei (ou tentei) no parque com a minha autocaravana e os senhores agentes vieram me bater a porta a mandar circular ou entao multasinha…

  18. Raquel Nunes says:

    os balneários são individuais e com porta (caso queira tomar um banho) ou são abertos?

  19. João Nunes says:

    Boa noite. Gostaria de passar uns dias nas Minas de Sao Domingos. Sei que existe uma epoca balnear propria para uso da praia, no entanto, nao tendo ferias em epoca balnear, pergunto se é possivel ir a banhos mesmo sem que a praia esteja vigiada sem haver qualquer tipo de sansão por isso, e se em caso afirmativo, é um local seguro para o fazer sem vigilância (a nivel de qualidade de água, areal etc)? agradeço desde ja a disponibilidade.

  20. Silvia says:

    Boa tarde! Gostava de saber se aceitam animais na praia fluvial de São Domingo?

    Cpts

    Silvia

  21. jorge says:

    gostaria de saber preços medios de alojamento, ou na propria praia ou em local mais próximo
    seria para agosto e duas pessoas
    queria preços baixos
    obrigado

    • Aquapolis says:

      Olá boa tarde

      Há alguns hotéis, pensões e casas para alugar ao lado da praia fluvial

      As pensões o preço médio por dia anda á volta de 30, 35€ com ou sem pequeno almoço incluido, quer na Mina de São Domingos ou em Mértola

      O hotel na Mina de certeza que será mais caro.

      As casas é uma questão de negociar, mas quanto mais cedo reservar melhor

      Boa estadia

  22. grupo 48 da associação de escoteiros de Portugal says:

    Bom dia, o nosso grupo está interessado em fazer uma atividade na praia fluvial de são Domingos, pretendemos saber qual as possibilidades e quais os procedimentos. os nossos cumprimentos

  23. Joaquim Resende says:

    Boas!
    Não conheço a zona mas parece bem interessante. Todos os anos eu e um grupo de amigos temos por hábito juntarmo-nos por vários dias num Parque Natural e fazer-mos percursos pedestres afim de conhecer a região e as suas gentes e tradições. Este ano gostavamos de ir para esses lados (PN Guadiana) e queriamos ajuda na indicação de uma casa para alugar, no final de Novembro (5 noites), para 4 a 7 pessoas, nessa zona (Mértola). Procuramos um bom preço, pois somos do Porto e só o transporte e alimentação deixa-nos com um orçamento baixinho…
    Obrigado pelo apoio que nos possam dar.

    • Aquapolis says:

      Olá Joaquim
      Neste ponto não o posso ajudar muito pois as vezes que fui não estive em casas, mas sim em pensão.
      O que posso dizer é que o local é lindo, não só a praia fluvial mas também nas redondezas, e para fazer uma caminhadas pelo parque do Guadiana

  24. Pedro Coelho says:

    Uma treta. Convidam os caravanistas para visitar e depois de um dia de estadia ser multado por 201€, alegado prática de caravanismo…
    Tanta propaganda para quê.

  25. José Martins says:

    Bom dia,
    gostaria que me informassem se é possível pescar, alugar canoa, kayac ou gaivotas nas redondezas da praia fluvial.
    Obr

  26. Eliazabete says:

    Boa tarde, onde se pode tirar a Licença para acampar na Mina de São Domingos? Obrigada.

  27. Fernandes says:

    Bom dia
    Gostaria de saber se há lugares específicos onde possamos assar uma carnita ou se nos é permitido levar um grelhador/fogareiro e fazer a assada aí numa sombra qualquer.

    Obrigado

    • Aquapolis says:

      Olá bom dia
      Lugares espefificos não sei se tem, mas já vi muita gente a montar a sua “barraca” e com fogareiros a assar febras ao lado da praia.

  28. Esta página tem erroneamente informado que é permitido o campismo junto das margens da tapada, tal informação não corresponde à verdade, o campismo chamado “selvagem” é proibido por lei, só pode ser efetuado em terrenos adequados para esse fim (parques de campismo) ou em terrenos privados (não protegidos) com autorização do proprietário. A Albufeira da Tapada Grande como albufeira de águas públicas encontra-se protegida por um Plano de Ordenamento (http://www.dre.pt/pdfgratis/2005/07/126B00.PDF) que proíbe especificamente a montagem de tendas.

  29. Luis Miguel Mariano Casacão says:

    Gostaria de saber qual a morada da praia fluvial,para colocar no GPS ..
    Pertendo sair este fim d semana com a familia,assim seria mais fácil dar com isso ..
    Sem mais assunto o meu obrigado…lá estarei sábado

    • Aquapolis says:

      Olá Luis
      Se colocar no GPS a localidade da Mina de São Domingos, Mértola a praia é mesmo aí. Quem vem de Mértola é no inicio da localidade e que vem de Serpa é á saída da Mina de São Domingos. Muito fácil acesso á praia

  30. Maria says:

    Gostaria de saber se a praia tem algum tipo de balneários, onde as pessoas possam tomar banho quando saírem da praia?

  31. Ana Santiago says:

    Eu gostaria de ir com algum membros ( família e amigos ) e gostaria de saber preços actividades que podemos fazer .
    Espero pela vossa resposta
    Obrigado

    • Aquapolis says:

      Tem sempre varias atividades a fazer na Mina de São Somingos, como o festival internacional de acordeão, já amanhã, ou no próximo fim de semana o Mértola Radical, bem como o festival da Ilha dos Sons no final do mês. E muito mais

  32. Manuel Antunes says:

    Muito obrigado.
    Assim farei.

  33. Manuel Antunes says:

    Bom dia.

    Sei que posso alugar canoas e no passado já o fiz mas este ano gostava de levar a minha mulher de canoa, que é deficiente, usa próteses e canadianas e não gosta muito de ‘dar nas vistas’ Então, a solução seria comprar canoa insuflável e levar. Posso usar canoa/bote particular (mantendo-me afastado da área comercial/aluguer de canoas)?

    • Manuel Antunes says:

      Clarificação: A entrada e saída do bote/canoa seria em local mais recolhido – por exemplo, perto do paiol da Guarda Fiscal – para a minha mulher não se sentir ‘objecto de todos os olhares’. Depois, o passeio seria pelas zonas onde as outras canoas andam, evitando aproximar-me da zona de aluguer de canoas.

      • Aquapolis says:

        Olá Manuel.

        Isso não lhesei responder. Só mesmo perguntando ao Nadador Salvador que é o que tem a última palavra.
        Mas creio que por ser um local tranquilo não haverá problema
        Cumps

  34. JP says:

    Boa tarde. Levando uma tenda poderei acampar no espaço existente à volta da praia.

    Esse espaço tem vigilância ou funcionaria como campismo selvagem?

    Requer algum tipo de autorização?

  35. jose agnaldo fernandes says:

    gostaria de saber por favor se podemos levar barraca e ficar por ai um final de semana e se puder qual é o custo

    • Aquapolis says:

      à volta da praia tem muito espaço pode levar uma tenda ou o que quiser e instalar-se por lá que não paga nada

  36. Tiago Gonçalves says:

    Gostaria de saber qual a distancia para o parque de campismo mais próximo. Obrigado.

    • Aquapolis says:

      Pode-se fazer campismo mesmo ao lado da praia

      • Falso!!! O Campismo é proibido junto das margens da tapada, podem ser alvo (como já tem acontecido) de coima por parte das autoridades policiais.

        • Aquapolis says:

          Se é proibido tem sempre lá gente com Caravanas e autocaravanas a fazer fogueiras (isso sim é perigoso). Não diz nada a dizer que é proíbido, tem sitio para descarga de caravanas e Auto caravanas e já vi lá a policia e não vi ninguém a ser autoado

      • Márcio says:

        O Parque Campismo Municipal de Serpa. Esta seria a resposta mais adequada ao pergunta colocada. Apesar de as autoridades serem condescendentes com a alguma prática de autocaravanismo na zona, visto não existir nenhum parque para o efeito num raio de 50 km (lacuna grave da Câmara Municipal de Mértola, não me parece razoável a Aquapolis iludir as pessoas e recomendar algo que não é permitido por lei. Assumam as vossas responsabilidades e sejam sérios. Se sentem alguma frustração, devem canalizar os vossos esforços e pressionar a CMM para a criação de um parque e não criarem um arbitrariamente só porque vos convém…

        • Aquapolis says:

          Olá bom dia

          Como pode verificar está escrito que é proibido por lei, mas há muita gente a arriscar e a acampar nas margens da Albufeira, claro que fica a responsabilidade de cada um. Que vejo muita gente lá acampar lá isso vejo. também tem uma zona de descarga para autocaravanas ali pertinho, o que “ajuda” as pessoas ali fazerem caravanismo, mesmo sendo proibido

  37. Manuel José Botas Amaro says:

    gostava de saber se essa praia tem condicoes de receber pessoas de cadeira de rodas (como por ex. cadeira proria para levar essas pesoas para a água )Obrigado espero uma resposta vossa

    • Aquapolis says:

      Olá Manuel

      Esta praia tem condições óptimas e excelentes acessos, inclusivé para cadeira de rodas para levar até à agua, que é quentinha
      Aproveitem

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *