Praia Fluvial do Alamal, Gavião – A pérola do Tejo

4.27 avg. rating (85% score) - 15 votes

A praia Fluvial do Alamal foi inaugurada no dia 11 de setembro de 1997 pela então Ministra do Ambiente e Recursos Naturais Profª Drª Maria Elisa da Costa Guimarães Ferreira.

A sua beleza envolvente com como por exemplo a vista do Castelo de Belver e as suas margens verdejantes, além das águas calmas do rio Tejo (nesta zona), apesar de um pouco fria e com excelentes condições como chuveiros no exterior e casas de banho com chuveiros no interior. Também possui parque de estacionamento e um bar para tomar um cafézinho ou almoçar.Praia bem frequentada sem dúvida

Além disto pode alugar gaivotas ou canoas e passear no Tejo ou praticar desportos mais radicais com o ski aquático.

Também com a sua zona verdejante envolvente pode alí acampar pois esta praia tem zona de Campismo para ficar por lá uns dias.

Se é amante de caminhadas tem vários percursos pedestres que em que pode descubrir a zona envolvente á praia fluvial do Alamal.

É uma das praias fluviais de Portugal com bandeira azul (foi também distinguida com a atribuição do galardão de Praia Acessível) e a única em pleno Tejo (daí a minha designação pérola do Tejo).

A Câmara do Gavião adquiriu á vários anos o espaço da Quinta do alamal com o propósito de construir o Centro Integrado de Lazer. A concessão foi depois entregue ao Inatel que transformou a popular da quinta numa unidade de alojamento e espaço rural, dinamizando a praia fluvial no Tejo, naquele que é o único local onde o rio “‘entra” por inteira pleno Alentejo.

Praia Fluvial do Alamal - Vista

Situada na margem esquerda do rio Tejo, a calma das suas águas, apenas possível graças á localização entre duas barragens — a de Belver a jusante e a de Fratel a montante – convidam ao relaxamento e a tirar o máximo partido do sol. Para além da Praia Fluvial pode dar um passeio pelos jardins do Alamal ou, em alternativa, praticar desportos fluviais, caminhadas pela natureza ou percursos de BTT. Sem dúvida um lugar privilegiado, esta praia dispõe de uma série de serviços de aluguer promovidos pelo Clube Trilho (912875893, 917789760, 241631057 ou info@clubetrilho.com), com embarcações ligeiras assim como actividades nos campos de futebol e voleibol de praia.

Praia com segurança e acessibilidade – Praia para toda a gente

Na sequência do Ana Europeu das pessoas com Deficiência deu-se inicio ao projeto “Praia Acessível, Praia para todos!” cujo objetivo é tornar acessíveis as praias portuguesas ás pessoas com mobilidade condicionada.

A Praia Fluvial do Alamal foi galardoada como acessível e como tal foi assegurado:

  • Acesso Pedonal
  • Estacionamento Ordenado
  • Acesso á zona de banhos
  • Passadeiras no areal
  • Sanitários adaptados
  • Acesso ao Posto de socorros

Em algumas destas praias poderá ainda encontrar cadeiras de rodas e/ou canadianas anfíbias, ou de outros aparelhos que lhe permitirão o acesso à água.Praia Fluvial do Alamal

Contacte o Nadador Salvador para saber se existem estes equipamentos e como os pode usar.

Uma praia acessível, com bom ambiente e segurança é um bem inestimável. Preserve-a e defenda-a!

Estar numa dessas praias e usá-la é um privilégio. Queira ser sempre um privilegiado!
Zangue-se com quem não respeitar este espaço criado para todos!

Para saber mais informações sobre a praia fluvial do Alamal pode contactar o Snack Bar Alamal através do telefone 241 631 221 ou o Centro de Lazer do Alamal pelo nr telefone 241 639 090Bar e Esplanada Alamal

Localização e direção a tomar para a Praia Fluvial da Quinta do Alamal

  1. Se vier de Lisboa siga pela A23 e sai para a N244 em direção a Gavião e depois na rotunda vire á direita (tem indicação de praia fluvial)
  2. Se optar por vir sem pagar portagem siga em direção a Coruche, depois em direção á barragem de Montargil, Ponte de Sor e Gavião pela N224 e vire á esquerda na última rotunda já á saída de Gavião.
  3. As Coordenadas GPS são: 39.488018, -7.967594

Vídeo para ver a praia e seus arredores magníficos

Campismo na Praia Fluvial do Alamal

ESPAÇO MUNICIPAL DESTINADO A CAMPISMO NA QUINTA DO ALAMAL

Para acampar na Praia Fluvial do Alamal tem de ter a obtenção prévia de credencial de autorização passada pelo Município de Gavião, e apresenta-lo ao nadador salvador.

A autorização tem de ser solicitada com antecedência através do Requerimento Próprio para Campismo e fotocópia do Cartão de Cidadão/BI. Este requerimento poderá ser entregue presencialmente no edifício da Câmara Municipal de Gavião (Dias Úteis das 9.00h-13.00h/14.00h-17.00h), ou enviado por  email para gap@cm-gaviao.pt ou geral@cm-gaviao.pt

Sendo que o espaço para o efeito é limitado, esta autorização depende da disponibilidade e níveis de ocupação.
Os requerentes estão sujeitos às regras estabelecidas no Regulamento de Utilização do Espaço Municipal destinado a Acampamento na Praia Fluvial do Alamal.

Imagens da Praia Fluvial da Quinta do Alamal

Se desejar ver alguma imagem mais ao pormenor clique na imagem para vê-la em maior resolução.
Praia Fluvial Alamal Praia Fluvial Alamal -Vista de Cima Vista do Tejo e praia no Alamal Rio tejo e suas margens Beleza Natural do Tejo e Praia Fluvial Castelo de Belver visto da praia Fluvial do Alamal Castelo de Belver Informação da praia Esplanada do Bar do Alamal Bar do Alamal - Interior Bar do Alamal - Contacto: 241 631 221 Estrada em paralelos na entrada da Praia Entrada e saída de embarcações para o Rio Tejo Zona de Areal da praia Zona de entrada na praia Parque de estacionamento Zona de estacionamento em terra batida Parque de Estacionamento Parque de Estacionamento Zona de Sombras e relva Pontes em Madeira Ponte em Madeira para a zona Verde Ponte em Madeira para o Percurso pedestre Zona Balnear na Praia Fluvial Areal e Bar na Praia Fluvial do Alamal Nadador Salvador da Praia Fluvial do Alamal Pessoas a banhos no Rio Tejo no Alamal Canoagem no Rio Tejo no Alamal Gaivotas no Rio Tejo no Alamal Chuveiros e Casas de Banho na Praia Fluvial do Alamal  Bandeira Verde zona Balnear Zona de Campismo Clube de Campismo - O Gavião Campismo na praia Fluvial do Alamal Tendas junto á Praia Fluvial do Alamal Zona Verde Marginal da praia Alojamento Inatel do Alamal Informação sobre as Arribas do Tejo Informação Praia Fluvial da Quinta do Alamal Patos na margem Informação na Praia Fluvial Época Balnear 2014 na Praia Fluvial Alamal Percursos Pedestres do Gavião Sinalização praia vigiada Bandeira Azul Zona de Aluguer de Canoas e Gaivotas Marginal do Rio Tejo no Alamal Informação das Arribas do Tejo e Museu do Sabão Placa de informação Zona de Percurso Pedestre que leva a barragem de Belver Zona de Percurso Pedestre  Saída da Praia Fluvial Percurso Rural para a Barragem Belver Monte Xisto Embarcação Monte Xisto  Pato na margem Os Patos da Praia Fluvial do Alamal Ski Aquático no Alamal Passagem do Comboio junto á praia Fluvial do Alamal Placa indicativa da inauguração da Praia Fonte de água á entrada da Praia fluvial Torneira   Virar á esquerda para quem vêm da zona OesteRotunda da praia fluvial Sinalização para a A23 e barragem de Belver Sinalização para a Praia Fluvial do Alamal N 118 Espanha Ponte de Sor

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Tagged , , , , , , , , , , , , , , . Bookmark the permalink.

19 Responses to Praia Fluvial do Alamal, Gavião – A pérola do Tejo

  1. François Lerat says:

    Bom dia,

    E possivel aluguer canoa a hora para fazer um passeio no rio? Os contacto do Clube Trilho não responde e do centro de lazer encontra-se não atribuído.
    Obrigado!

  2. lucinda reis says:

    boa tarde gostava de saber se tem residenciais para ficar visto que vou do porto e se ha facilidade de fazer reserva no mes de Agosto.obrigada

  3. Aurisia Mianda says:

    Boa tarde,
    Gostava de saber se a estação da CP fica muito longe ou é relativamente perto que se possa efetuar com crianças pequenas?

    Obrigada
    Cumprimentos,

  4. Careca says:

    O espaço está alterado por completo, tem restauração e grelhadores.

  5. Careca says:

    Bom dia, pode-se acampar e não tem qualquer custo/taxa. Basta dirigir-se à Câmara Municipal de Gavião e pedir autorização, p/ dar informação de quantas pessoas/tendas.

  6. Ligia Moreira says:

    Bom dia.
    Gostava imenso de poder acampar aí, por isso gostaria de saber se temos de pagar alguma taxa de acampamento e se temos limite de noites de acampamento.

    Obrigado

  7. Luis Fonseca says:

    Existe algum restaurante perto?
    funciona todo o ano ou só na época de verão?
    obrigado

    • Aquapolis says:

      Olá boa tarde
      Restaurante, restaurante só em Belver ou Gavião, que fica a alguns Km de distância
      Tem o Bar da Praia do Alamal que fazem petiscos rápidos.

  8. patricia lopes says:

    Boa tarde. A praia tem grelhadores? Ou dá para levar para fazer piqueniques?

  9. Carlos Figueiredo says:

    Ola boa tarde gostaria de saber se existe parque de campismo perto e/ou quais as condições para se acampar e se possível o contacto do mesmo!!!

    Desde já muito obrigado

    • Aquapolis says:

      Olá

      Pode acampar ao lado da praia como pode ver em algumas fotos, não pode é fazer caravanismo
      Pode pedir mais informações ao Snack bar Alamal. Tel 241631221 ou há pousada 241639090

  10. Joaquim Silva says:

    Gostaria de saber se a praia tem condições para o estacionamento de autocaravanas. Obg!

    • Aquapolis says:

      Olá Joaquim
      Esta praia tem condições para campismo. Para Caravanismo e Autocaravanismo não tem parque próprio para isso, mas pode sempre estacionar nas margens do rio que não está mal.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *