Praia Fluvial do Souto do Rio – Borralha – Águeda

3.00 avg. rating (70% score) - 2 votes

Praia Fluvial Souto do Rioparque fluvial do Souto do Rio onde se inclui a praia fluvial e o Mega Parque de Merendas é um local onde se pode aproveitar para relaxar em família pois tem uma grande área de sombra para aproveitar, juntamente com a zona fluvial do rio Alfusqueiro.

A praia fluvial do Souto do Rio é de fácil acessibilidade pois situa-se a 10 minutos do centro de Águeda e 5 da Borralha. Ao sair da IC2 em direção a Águeda centro vire á direita na rotunda e passa pelo Estádio Municipal de Águeda segue sempre em frente que encontra a Zona de Lazer do Souto do Rio. As coordenadas GPS são: 40.560858, -8.425330

Este Mega Parque está a ficar a abandono pois apesar das infra-estruturas que tem como o Parque de Merendas com churrasqueiras, o WC ou as estruturas para desportos radicais, e um campo para jogar basquetebol estas estão a ficar degradadas.

O maior exemplo é a ponte pedestre flutuante, a Ponte dos Violantes, simplesmente já não existe. O que existe é as escadas de acesso á ponte mas fechado por razões de segurança.

Também as casas de banho já se encontram em degradação a começar pelo teto que já tem telhas partidas e torneiras que já não existem e a deitar água ou sanitas pouco recomendadas.

O bar de apoio só tem a estrutura, pois já não está a funcionar.

Uma das infraestruturas diferentes de todas as outras praias fluviais de Portugal são as estruturas para os desportos radicais como uma parede de escalada ou desportos de arvorismo, slide ou paralelas, mas que praticamente não se usam a não ser por requisição junto das autoridades competentes.Parque de Merendas Souto do Rio

Slide- Técnica que consiste na descida ou deslizamento de uma cota superior para uma inferior. Após uma fase de medo absoluto somos surpreendidos por um grande sentimento de liberdade onde parecemos voar.
Paralelas- Consiste na transposição de um obstáculo através de duas cordas paralelas, uma superior para apoio dos membros superiores e outra inferior para apoio dos membros inferiores.
Arvorismo- é uma actividade desenvolvida sob a copa das árvores, constituída por paralelas, redes, tirolesas e diferentes actividades suspensas, através de cordas e cabos de aço – sempre colocadas de maneira estratégica para proporcionar a cada participante uma boa dose de adrenalina e desafio, com muita segurança e sempre em contacto com a natureza.

É uma pena que esta zona de tão fácil acesso e com bastante potencial, esteja lentamente a cair no abandono

Vídeo da Praia Fluvial do Souto do Rio


Imagens da Zona de Lazer do Souto do Rio

Praia Fluvial de Souto do RioRio AlfusqueiroParque Fluvial do Souto do Rio
Parque Fluvial do Souto do Rio
Parque Fluvial do Souto do Rio
Parque Fluvial do Souto do RioMesa do parque de merendas
escalada
Zona para campismo e caravanismo
bar encerrado
Fonte com água
mesa do parque de merendas
Churrasqueira
Ponte suspensa - o que resta
Ponte suspensa - o que resta
Ponte dos Violantes
Casa de Banho
Campo de Basquetebol
WC
Telhado degradado
WC
Entrada
Praia Fluvial de Souto do Rio
Zona de sombra
Ponte suspensa - o que resta dela
Zona para caravanismo
Ponte dos Violantes
Praia Fluvial de Souto do Rio
Desportos Radicais
pedido para utilização do parque
Desportos radicais
Desportos radicais
Desportos radicais
Churrasqueira do Parque de merendas
Tagged , , , , , , , , , , , , , . Bookmark the permalink.

2 Responses to Praia Fluvial do Souto do Rio – Borralha – Águeda

  1. Celia Cravinhos says:

    Eu e meu marido (nascidos no Brasil e com cidadania européia) estamos estudando mudar para Agueda e estamos vendo tudo que dá pela internet. Adoramos a Praia Fluvial do Souto do Rio, até que vimos o estado em que se encontra. Socorro Prefeitura, por favor façam algo para recuperar esse lugar maravilhoso!

    • Aquapolis says:

      Olá Célia
      Em Portugal diz-se Câmara municipal em vez de Prefeitura, e sim, socorro, pois um local com tantas infra-estruturas e está a ficar ao abandono infelizmente

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *