Praia Fluvial Olhos D’Água em Louriceira, Alcanena

4.22 avg. rating (84% score) - 36 votes

Requalificação da praia Fluvial dos Olhos D´ÁguaA praia de Olhos de Água foi requalificada e inaugurada pela Exma. Sra Presidente da Câmara Municipal de Alcanena, Dra. Fernanda Maria Pereira Asseiceira em 5 de maio de 2016.

Situa-se na freguesia da Louriceira os famosos Olhos de Água, onde nasce o Rio Alviela. Nesta nascente, durante mais de cem anos, foi captada água para o abastecimento de grande parte da cidade de Lisboa

Programa  das atividades em Julho e Agosto na Praia dos Olhos de Água aos fins de semana

Abaixo na Imagem pode ver o programa para todos os fins de semana de Verão na Praia dos Olhos D´Água em Julho e Agosto. É só escolher o fim de semana que gosta mais e aproveitar as águas do Rio Alviela

Animação desportiva e cultural Olhos de Água

praia fluvial olhos agua depois da requalificação

No ano de 2016 depois das obras realizadas. Vídeo e foto do aspeto da praia fluvial agora. Muito melhor!!!! Abaixo mais imagens.

Localização/Direção a tomar para a Praia Fluvial Olhos de Água

A praia fluvial situa-se no distrito de Santarém, no concelho de Alcanena perto das freguesias de Louriceira e Malhou e de de Amiais de Baixo, mas esta praia pertence á freguesia de Louriceira. Pode ver no mapa abaixo a exata localização desta praia fluvial. Fica situada na localidade de Olhos de Água junto ao Carsoscópio. Pode ver na imagens abaixo…

A Praia Fluvial dos Olhos d’Água é uma praia de águas limpas e tranquilas onde podemos andar livremente pela água e nadar junto com os peixes que por ali abundam. Ali vai encontrar um parque infantil, mesas para fazer os seus piqueniques ou se preferir também pode usufruir do restaurante.

O espaço é grande e muitas pessoas também optam por levar as suas próprias mesas e cadeiras, o que não incomoda nada pois há espaço que chegue para muita gente sem terem que ficar uns em cima dos outros.

Pode aproveitar a praia não só numa margem mas nas duas margens. É um local com uma paisagem rica, verdejante, relaxante e cheio de árvores que fazem sombra para que se possa abrigar do sol nas horas de maior calor. Se gosta de fazer convívios ou realizar festas de aniversário ao ar livre então este é o sítio ideal.

Junto à praia fluvial também se encontra um Parque de campismo de Alcanena mas que se encontra encerrado e só abre para grupos de 15 ou mais pessoas, sendo a reserva da responsabilidade da Junta de Freguesia de Alcanena. Para mais informações sobre o parque de campismo contacte Tel. (+351) 249 891 027 ou os contactos da Junta de Freguesia de Louriceira pelo Tel: 249 882 165 ou e-mail: geral@junta.louriceira.pt

Também tem o Centro de Ciência Viva do Alviela – CARSOSCÓPIO  onde pode ficar a conhecer mais sobre a importância da nascente dos Olhos d’Água do Alviela e aprender acerca dos labirintos subterrâneos que a água da nascente percorre até chegar à Praia Fluvial.

É impossível resistir a praias tão aprazíveis como esta. Apesar de custar um pouco ao entrar na água por ser um pouco fria, depois o corpo habitua-se e da água já não queremos sair. Para as crianças este é o sítio ideal pois grande parte da água tem pouca profundidade fazendo com que elas andem livremente mas claro sempre com um adulto por perto. Mas não pense que a água não dá para uns mergulhos porque dá. Em algumas zonas até pode fazer uns saltos e dar uns belos mergulhos e refrescar-se nas águas do rio Alviela.

Se procura diversão mas também tranquilidade e ar puro esta é uma das praias a visitar.

Imagens da Praia Fluvial com a requalificação

Praia dos Olhos de àguaPraia Fluvial dos Olhos de àguaZona envolvente e zona balnear da Praia Fluvial dos Olhos de águanascente da Praia Fluvial dos Olhos de água

Vídeo para ver a praia fluvial e a sua beleza

Alojamento em Hotéis, Pensões, Residenciais, Casas Turismo Rural e de Natureza

HOTÉIS

Hotel Eurosol
Rua José Afonso | 2380-092 Alcanena
Telefone. 249 887 300 | 249 887 309
E-mail:  alcanena@eurosol.pt

PENSÕES

Pensão Estaminé
Praça Alberto Guedes, 19
2395-133 Minde
Telefone: 249 840 215 | 912 880 906
Email: estamine.guesthouse@gmail.com

RESIDENCIAIS

Residencial Planeta

Rua General Humberto Delgado, 123
2380-074 Alcanena
Telefone: 249 882 864 / 914 121 135
Email: alcanena.planeta@sapo.pt

Residencial Glória
Reta das Lameiras
2380-563 Moitas Venda
Telefone: 249 882 694
Fax: 249 882 694
Email: pensao.restaurante.gloria@gmail.com

TURISMO RURAL

Quinta da Coelheira
Rua da Quebrada
2380-563 Moitas Venda
Telefone: 249 890 635
Telemóvel: 912 531 810
E-mail:  geral@coelheira.com

TURISMO DE NATUREZA

Retiro do Bosque Country House

Largo S. Sebastião
2385-187 Minde
Telefone: 249 840 313
Telemóvel: 934 292 255 / 963 118 534
Email: retiro.do.bosque.minde@gmail.com

ALOJAMENTO LOCAL

Parreirais dos Moquinhos – Alojamento Local
Av. São Sebastião, 99
2395-108 Minde
Telemóvel: 962 805 497
E-mail:  parreiraisdosmoquinhos@gmail.com

POUSADAS (CENTROS DE ALOJAMENTO)

Centro de Alojamento do Centro Ciência Viva do Alviela

CCVA

Reserva obrigatória
Praia Fluvial dos Olhos de Água do Alviela
2380-450 Louriceira – Alcanena
Telefone: 249 881 805
E-mail:  info@alviela.cienciaviva.pt

PARQUES DE CAMPISMO

Parque de Campismo do Alviela

campismo

Localização: Junto à Nascente do Alviela, onde se encontra instalado o CCVA – Centro de Ciência Viva do Alviela

Área: 10.000m2
Lotação: 300 pessoas
Contacto: 249 889 010/249 891 027
Período de funcionamento (entradas no Parque de Campismo):
– Época alta: das 09H00 às 19H00
– Época baixa: das 10H00 às 18H00
Observações: Marcação prévia

Imagens da Praia Fluvial Olhos de Água e ao seu redor

Zona de Banhos – Rio Alviela

Ponte madeira que atravessa o Rio AlvielaRio Alvielamargens do Rio AlvielaAgua para tomar banho debaixo da ponte de madeiraZona principal para tomar banho na praia fluvialPassear na água pouco profunda da praia fluvialPraia Fluvial Olhos de ÁguaZona de sombra junto ao rio

Praia Fluvial com água limpinha – Veja os peixes

Peixe no Rio Alviela

Peixe nas águas límpidas da praia fluvialPeixe no Rio AlvielaÁguas limpinhas e um pouco frias

Imagens Parque de Merendas

Parque de Merendas da Praia Fluvial Olhos de ÁguaA Praia Fluvial não é VigiadaParque de lazer junto ao rioEntrada da Praia Fluvial Olhos de Á

Parque de estacionamento para carros e autocarros

Parque para autocarrosParque para autocarros junto ao RioParque para carrosParque para automóveis

Restaurante Olhos de Água

Restaurante Olhos de ÁguaRestaurante Olhos de Água

Centro Ciência Viva do Alviela – Carsoscópio

Carsoscópio

Direções/placas indicativas da praia fluvial em Olhos de Água

Placas para indicar a direcção da Praia fluvialPlacas para indicar a direcção da Praia fluvialPlacas para indicar a direcção da Praia fluvialPlacas para indicar a direcção da Praia fluvialA praia fluvial está inserida no Parque Natural Serras Aire e Candeeiros

A Câmara Municipal de Alcanena realizou obras de proteção em 2006 contra a erosão das margens do rio Alviela na zona da Praia Fluvial dos Olhos de Água que, desta forma apresentaram constrangimentos para os utentes, impedidos de usufruir do rio nesta área intervencionada.

A autarquia justifica que as obras só se conseguem realizar durante este período do Verão e adianta que a empreitada vai durar 90 dias. A Câmara conseguiu financiamento através de uma candidatura ao Fundo de Proteção aos Recursos Hídricos, da Agência Portuguesa do Ambiente. A empreitada custa mais de 107 mil euros e está adjudicada à empresa Matos & Neves. Parte das margens continuam disponíveis para banhos.

Praia Fluvial Olhos de Água em Obras

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Tagged , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Bookmark the permalink.

59 Responses to Praia Fluvial Olhos D’Água em Louriceira, Alcanena

  1. Maria João Silva says:

    Bom dia,

    Estou a pensar ir passar o dia 26/08 aos Olhos de Água, gostaria de saber se há a possibilidade de fazer grelhados utilizando a zona ali existente para o fazer.

  2. Maria João Silva says:

    Boa tarde,

    Estou a pensar ir passar o dia 26/08 aos Olhos de Água, gostaria de saber se face á época de incêndios que atravessamos e face aos avisos divulgados pela Proteção Civil, se é possível fazer grelhados utilizando para o efeito os locais ali disponíveis ?

  3. Rute says:

    Cheguei ao parque de campismo “Olhos de Água” por volta das 20h de um Sábado em agosto, e acontece que estava fechado desde as 18h. Comecei logo a achar estranho. Um parque de campismo em pleno AGOSTO fechar tão cedo. Existia ainda atendimento no centro viva que é logo atrás mas era logo até as 19h. Estava escrito na entrada no parque que viria um vigilante às 21h. Decidi esperar. Pude reparar que a porta do parque estava constantemente aberta ou seja, qualquer pessoa podia entrar sem pagar. Ao bater as 21h, hora que o vigilante deveria chegar, telefonei para o nrº dele, qual não é o meu espanto quando o telefone está dentro da banca da “recepção” visto que se ouvia cá fora. Conclusão: o vigilante não veio, e ao falar com o restaurante à porta do parque soubemos que a câmara penaliza os vigilantes que deixam pessoas entra após as 18h. Podia perfeitamente ter entrado no parque, ficar lá o tempo que quisesse e não pagar, mas estar num parque sem segurança onde qualquer tipo de pessoa pode entrar, não são as férias de sonho de ninguém. Para acrescentar, os preços praticados NÃO SÃO os apresentados na Internet! Cada pessoa paga 3.45€! Uma desilusão, principalmente sendo um parque gerido pela câmara. Deviam ter vergonha de fazer isto às pessoas.

  4. Nuno says:

    Boa tarde gostava de saber o porque de o meu comentario nao ter sido publicado.

  5. Nuno says:

    Boa tarde estive lá no dia 12 de agosto de 2017 e fiquei um pouco desiludido, espaços verdes nem ve-los apenas terra com pequenas pedras, agua pelos joelhos de um adulto, era 8:30 da manha quando la cheguei com a minha esposa e os WCs estavam sujos / baldes cheios de papel higienico na rua contentores cheios de lixo… A limpeza so comecou a ser feita perto das 10h da manha, penso que toda a limpeza deveria ser efetuada no fim do dia para os visitantes no outro dia encontrarem tudo limpo. Resumindo nao penso la voltar, apenas acho o local indicado para piquenique familiar porque tem mesas e local para assadas, de resto fica ao criterio de cada um… Obrigado

    • Aquapolis says:

      Obg pelo comentário. Onde há muitas pessoas haverá sempre lixo, pois infelizmente ainda há muita falta de respeito, pela natureza e pelo próximo

      • Nuno says:

        Onde à pessoas à srmpre lixo !!! Qual foi a parte do meu comentario que nao compreendeu? A limpeza tem de ser efetuada no fim do dia nao é no proprio dia apartir das 10 h/11h da manha os visitantes nao tem de estar num parque e ao lado estar caixotes cheios de lixo ou ir ao wc e caixotes cheios de papel cag… So pelo seu comentario de dar uma no prego e outra na ferradura ja vi tudo… Para mim esta praia fluvial esta riscada das piores que vi, publicidade enganosa

  6. Maria João says:

    Um dia muito bem passado em família. Espaço óptimo para as crianças, água espectacular mas fria. Falta relva. Não esquecer o calçado para a água

  7. Jose lima says:

    Tem sítios para fazer churrasco? Churrasqueiras?

  8. Sandra says:

    Bom dia ,a praia hoje pode ser frequentada

  9. Marta Rovisco says:

    Bom dia!
    Têm bungalow disponível para fim de semana em Agosto?

    Obrigada

  10. Elsa Ramiro says:

    Boa tarde gostaria de saber se tem dormitórios, no caso de querer ficar uma semana por aí e quanto custa?

  11. Manuela says:

    Penso ir amanhã com 2 amigos passar 3 dias aos Olhos de água. Posso dormir por lá numa tenda que eu levo? Estou sobretudo com medo dos incêndios. Parece que lá para a zona há alguns. Alguém me pode informar?

  12. Miriam says:

    Podem me dizer se se paga?

  13. alex says:

    sera que alguem me poderia enviar fotos atuais da pra ja la fui a uns 8 anos gostava de ir de novo mas acho que estava em obras ja acabaram agora a entrada e paga agradeço obrigado

    • Aquapolis says:

      Se vir o primeiro vídeo tem a praia depois das obras

    • Lucia says:

      Bom na minha opinião as obras pioraram o que estava bom. Na zona perto da ponte o acesso à água era fácil agora só mergulhado pois o declive criado com a obra e escorregadio e de difícil acesso.

  14. ribeiro says:

    é uma praia muito boa ,e muito bonita é pena estar cheia de muitos ciganos que so fazem porcaria . lixos , e musicas altas tomam banho todos vestidos . pensam que é tudo deles…

    • Aquapolis says:

      Infelizmente não é só nessa praia que isso acontece

    • domingos says:

      Não é so os ciganos vocês senhores tambem fazem lixo..
      La por uns fazerem não quer dizer que todos também façam looll

    • Micaela says:

      Loooll poem a culpa aos ciganos qundo voçês tabém fazem lixo é normal nós os ciganos irmos mais tapadas e claro que não vamos por um biquini porque em sutiam e cueca so me meto para o meu companheiro enquanto vocês mostram o corpo ao mundo.
      Fica a dica

  15. Paula Vaz says:

    Bom dia.
    Gostaria de saber se existem casas de banho com acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida (cadeira de rodas) na zona da praia fluvial.

  16. Nuno Silva says:

    Boa tarde, alguém me pode informar como está a qualidade da água desta praia? É que no passado parece terem existido algumas dúvidas relativamente a esta questão.

    • Aquapolis says:

      A praia foi requalificado e já abriu ao publico, por isso creio estar tudo ok este ano

    • Nuno Silva says:

      Apelidar de praia um local que exibe uma placa desaconselhando a prática balnear não me parece o melhor cartão de visita para um espaço aprazível, mas onde falta uma zona relvada. Qualquer zona balnear digna desse nome deve ter afixados os resultados de análises regulares à qualidade da água.

  17. DIANA BANDEIRA says:

    Fiquei sem perceber, pode-se ou não levar animais de estimação? é apenas interdito na zona da praia ou é interdito em toda a zona?

    • Nuno says:

      Eu estive la recentemente e vi mais de 10 gatos alimentados por funcionarios do parque logo penso ser possovel levar animais de estimacao

  18. Raquel Fernandes says:

    As obras já acabaram? Alguém me sabe dizer.?!
    Obrigada

  19. Magda says:

    Ola ba tarde posso levar cao??

  20. Ana Rita Jerónimo says:

    Onde posso ver o preçário do parque campismo?

  21. André Almeida says:

    Queria saber se pode se pescar

  22. Dário Correia says:

    Boa noite
    Gostaria de saber se se pode levar animais?

  23. Cristina Monteiro says:

    Pretendia visitar a praia e o centro ciência viva no próximo fim de semana. As obras decorrem ao sábado? Ainda assim, pode-se usufruir da praia fluvial e do parque de merendas?

    • Aquapolis says:

      As obras não decorrem ao fds, mas está tudo de pernas para o ar no que respeita á praia fluvial. O parque de merendas ainda se aproveita

  24. Ruben gaspar says:

    Preciso de ajuda estou a pensar em ir a praia fluvial de olhos de água amanhã será que me podem dizer se a praia ainda está em obras??? Por favor respondam a minha pergunta

  25. Hugo Florentino says:

    Fiz 300 km e chego a uma praia fluvial interdita a pessoas porque esta em obras.
    Cheio de máquinas e pó de terra batida.
    Podiam ao menos informar aqui para as pessoas não irem gastar dinheiro em portagens e gasóleo.
    Nunca mais lá volto!
    Mal empregado dinheiro.

    • Aquapolis says:

      Olá Hugo
      Não tinha informação sobre essa intervenção.

      Teve pode-se dizer má sorte na a escolher a altura de visitar a praia

    • Ana says:

      E má sorte e falta de se informar, quando se vai para longe e sítio desconhecido existe a internet, o telefone as redes sociais para se informar. Se não volta faz muito mal e uma praia excelente, com relativa calma e sossego, mesmo a boca da nascente, com restaurante, balneários, parque de merendas, churrasqueira, com o centro de ciência viva a 50 metros, com actividades para os pequenos, com escorregador e baloiço, com um simulador virtual para mais de 20 pessoas, com percursos pedestres , grutas de morcegos, parque para tendas, dormitórios no centro de ciencia viva para alojamento durante actividades como a noute com morcegos. O centro da vila fica a 5 km. Tem a 10 km +- as grutas de mira de aire com parque aquático, grutas de santo António etc e tudo isto numa zona de paz e sossego.

  26. jorge reis says:

    boas tardes gostava de saber se pagasse para acampar com tenta e quanto se paga por dois dias sabado e domingo por pessoa?? se teem balnearios quanto é o preço e se tem eletricidade e qual e´o preço

    aguardo uma resposta da sua parte

    • Aquapolis says:

      Olá Jorge
      Creio que não se paga para acampar por esse periodo, mas o melhor é pedir informações á Junta de Freguesia de Louriceira, eles é que tem o concessionário do parque de campismo
      Aqui estão os contactos:
      Tel: 249882165
      e-Mail: geral@junta.louriceira.pt

  27. Ana Santos says:

    Gostaria de saber se tem local para fazer assados lá na praia fluvial dos olhos de água

  28. Filipe Marques says:

    Quem foi a pessoa cheia de bom senso (ironia) que diz que Amiais de Baixo é uma aldeia?
    É por pertencer a outro concelho que é desprezado?
    Realmente das Terras acima mencionadas só a a maior a excepção de Alcanena que também é vila como Amiais de Baixo embora que Alcanena seja sede de concelho.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *