Pedras Boroas do Junqueiro na Serra da Freita

As Pedras Boroas ou Broas são o resultado da erosão diferencial que o granito sofreu e que pôs em evidência a sua estrutura base. Este fenómeno dá origem à formação de uma rede de fissuras poligonais nas partes da rocha mais erodidas que, à vista desarmada, lembra a superfície de uma boroa de milho, pelo que a rocha foi assim batizada.

As Pedras Boroas do Junqueiro são um importante geossítio do Arouca Geopark que se enquadra num relevo residual de granito da serra da Freita, aflorante no planalto de Albergaria da Serra. A erosão que origina este padrão resultou do clima agreste com grandes amplitudes térmicas que se faz sentir no cimo da serra. Este planalto é marcado por uma paisagem deslumbrante, onde ás pastagens e urzais alternam com as turfeiras (habitat muito raro e protegido), que se formam nas imediações das linhas de água que alimentam o rio Caima.

Pedras Boroas do junqueiroCaminho de madeira para as pedras boroasPedras Boroas do Junqueiro

A antiguidade da ocupação deste planalto encontra-se atestada através da toponímia, em nomes como Portela da Anta. Esta designação advém da existência de uma grande mamoa com um dólmen principal e outros secundários que datam do neocalcolítico (há cerca de 4 mil anos). O dólmen é constituí-do por um anel de blocos graníticos assente sobre uma couraça lítica, de planta subcircular e. com 12 metros de diâmetro.

A grande riqueza deste planalto granítico são, sem dúvida, as turfeiras que acompanham as linhas de água de montanha, habitat de inúmeras espécies de flora que apenas aqui se desenvolvem. O narciso-das-turfeiras, a margariça, o cervum e a genciana são algumas das espécies que caracterizam este ecossistema muito raro. Algumas espécies de libélula, a rela, o fura-pastos e o melro-azul são também frequentes neste planalto.

O marco geodésico de São Pedro Velho — geossítio do Arouca Geopark — é um relevo residual de granito da serra da Freita, e marca o seu o ponto mais alto com 1077 metros. Pela sua altitude, imponência e posição que ocupa relativa-mente à serra, este ponto é visível de praticamente todo o planalto da Freita e alcança, em dias de boa visibilidade, cerca de metade de Portugal continental, desde o Gerês à serra da Estrela.

Pedras BroasEstrada em Paralelos até ás pedrasPoço de água junto ás pedras boroasPoço de água junto ás pedras boroasPonte de pedra

Tagged , , , , , , . Bookmark the permalink.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.