A praia fluvial da Cascata da Cabreia onde se encontra a cascata da cabreia localizada no meio do monte perto de Sever do Vouga é um local idílico para visitar a aproveitar a natureza em todo o seu esplendor. Esta zona fluvial e de Merendas é rodeada de montanha verde com água límpida a correr pela montanha abaixo fazendo com que este local seja mágico.
Vídeo sobre a zona verdejante e Cascata da Cabreia
Para ali chegar tome a direção Sever do Vouga se vem da A25 e depois segue em direção ao centro e passe Sever do Vouga até chegar a um cruzamento para virar á esquerda para Silva Escura/Cabreia, depois é só seguir as placa indicativas até ao local. Ao chegar ao local quando vir um emparalelado á esquerda é aí o local ao fundo. O acesso de carro é por terra batida para chegar ao local e depois a pé. As coordenadas GPS são: 40.753308, -8.389678 ou 40°45’11.9″N 8°23’22.8″W . Abaixo o Mapa e
Saiba a previsão do tempo na praia da Cabreia para os próximos 7 dias á direita.
Relativamente ás Infra-Estruturas da Cabreia
- Mesas para piquenique – Muitas mesas para merendar
- Churrasqueira/Barbecue para quem quiser fazer lume é só neste local
- Fonte de água potável
- Casas de Banho (Masculino e Feminino)
- Casa de petiscos/café
- Sombras abundantes
- Pontes pedonais
- Percursos Pedestres – Cabreira e Minas do Braçal
- Local para banhos nas águas do rio Mau
- Praia sem Vigilância
- Permitido animais
- Parque de estacionamento muito reduzido
- Local excelente para os Noivos tirarem as suas fotos de noivado 🙂
A cascata da Cabreia é uma das mais belas cascatas de Portugal, despenhando-se de uma altura de cerca de 25 metros o que proporciona um espetáculo de grande beleza.
O desnível originou-se pela diferente resistência à erosão das rochas que constituem o leito do rio Mau, com os granitóides a montante da queda de água mais duros a resistir à erosão, e os xistos mais macios a serem facilmente erodidos ao longo dos milénios.
A cascata marca assim o contacto geológico entre a formação de São João de Ver e as rochas anteordovícicas características desta região. O melro-de-água é o guardião desta cascata. A sua ligação à água é tão íntima que as crias de melro aprendem a nadar antes de saberem voar.
O bosque de ribeira constitui-se aqui como uma galeria contínua de árvores, com amieiros, freixos e borrazeira-preta acompanhados por, um sub-bosque rico em fetos e arbustos, entre os quais se destacam o feto-real, a gilbardeira e o raríssimo feto-vaqueiro; esta espécie é prioritária para a conservação na Europa, constituindo uma relíquia dos bosques subtropicais que outrora cobriam a região.
A lontra, mamífero brincalhão que percorre quilómetros de rio todos os dias em busca de alimento, encontra aqui condições excecionais para se desenvolver. Entre os invertebrados, destaque para a protegida vaca-loura, escaravelho de grande porte que se desenvolve nos carvalhais maduros.
Finalmente, nestes ecossistemas. tão húmidos, encontramos facilmente endemismos ibéricos como a salamandra-lusitânica, o tritão-de-ventre-laranja e o lagarto-de-água. A salamandra-de-pinças-amarelas é também muito frequente nos bosques caducifólios junto ao rio Mau, onde se alimenta de lesmas e pequenos insetos. O parque da Cabreia, bem equipa-do e com bons acessos, é um local de visita obrigatório, permitindo a contemplação da cascata e da bio-diversidade característica do rio Mau.
Imagens da Zona de Lazer da Cabreia
gostei bastante e adorava visita-la. como posso ir, uma veez que não tenho carro?