Praia Fluvial da Palmeira – Braga

5.00 avg. rating (93% score) - 1 vote

Praia Fluvial-de Palmeira

A praia fluvial da Palmeira é uma área de lazer privada conhecida também pelo AutocarroBar Esplanada que á o café/Bar de apoio á praia fluvial e está enquadrada na estratégia de valorização das margens do rio Cávado. Saiba a previsão do tempo para a praia fluvial da palmeira para os próximos 7 dias á direita.

Na foz do Rio Homem que desagua no Rio Cávado esta zona fluvial aproveita o melhor dos dois rios, o Rio Homem com águas mais tranquilas e mais quentes, e o Rio Cávado com águas mais frias e com maior corrente, e os dois com águas cristalinas e de qualidade.

Praia Fluvial da palmeira

Uma zona ribeirinha de excelência com várias infra-estruturas de apoio tais como:

  • Ter em atenção que é uma zona privada – Sound Garden parque Privado. Está aberto de Segunda a Sábado das 10h30 ás 03h00 e domingos e feriados das 13h30 ás 03h00
  • Praia Fluvial Vigiada
  • Café Bar de apoio á Praia Fluvial com esplanada – AutocarroBar – Todas as noites tem DJ´s e outros convidados a animar as noites na zona fluvial 
  • Restaurante – Bus Lounge & Restaurante
  • Aluguer de toldos
  • Casas de banho
  • Vestiários
  • Campo de Vólei ou Futebol de praia com iluminação noturna e bancada
  • Chuveiros
  • Estacionamento ao ar livre gratuito, também para motas e bicicletas.
  • Zona extensa de relvado (na margem do Rio Cávado)
  • Areal (na margem do Rio Homem)
  • Zonas de sombra
  • Acesso rampeado á água
  • Zona de saltos para a água
  • Não é permitido campismo e caravanismo
  • Não é permitido animais na zona de banhos
  • Não é permitido qualquer tipo de pic nic´s e qualquer tipo de lancheiras ou sacos térmicos (excepto para crianças menores de 5 anos e pessoas portadoras de deficiência)
  • Proibido fazer fogo e deitar lixo para o chão
  • Pode haver alterações de caudal repentino do Rio Cávado
  • Do outro lado do Rio está a Praia Fluvial da Ponte do Bico

Praia da Palmeira

Localização, mapa e acesso á Praia Fluvial da Palmeira

A praia fluvial da Palmeira está localizada a cerca de 10 min do centro de Braga na junção do Rio Homem ao Rio Cávado a seguir á Ponte do Bico (que passa por baixo o Rio Cávado), na outra margem da Praia Fluvial do Soutelo.

Logo a seguir a Ponte do Bico está uma rotunda da N101 á direita vai para o Gerês e Amares, mas tem de dar a volta a rotunda e logo depois de sair cortar á direita para baixo. Ter em atenção que a entrada para a praia é um pouco íngreme e “escondida” pode passar despercebida. A única sinalização é a placa do AutocarroBar.

As coordenadas GPS são: 41.606082, -8.431650 ou 41°36’21.9″N 8°25’53.9″W

Vídeo da praia fluvial de Palmeira

Imagens da Praia Fluvial da Palmeira

Praia Fluvial de PalmeiraPraia Fluvial de Palmeira e Rio CávadoZona fluvial da palmeira
Zona de relvado e sombra na Praia da palmeira
Placa Proibição de cães na zona balnear
Praia Fluvial de Palmeira
Zona de relvado e campo Praia Palmeira
Bancadas e Campo Volei de praia
Campo Volei de praia e Zona fluvial Palmeira
Entrada relvado Praia de palmeira
Chuveiros e Vestiários
Praia Fluvial de Palmeira
Zona Fluvial da Palmeira
Praia da Palmeira - Braga
Horário funcionamento da Praia Fluvial
Parque de Estacionamento Automóveis
Horário AutocarroBar
Tome em Consideração
Sound Garden - parque Privado
Saída da Praia Fluvial
Entrada automóvel Praia Fluvial
Aviso parque estacionamento
Entrada Parque de estacionamento Praia da Palmeira
Informações Sobre proibição de picnic
Painel de Informação
Parque de estacionamento para motas e Bicicletas
Parque de estacionamento para carros
Autocarro 2 andares
Bus Lounge & Restaurante
Esplanada Autocarro bar

Lista de DJ´s a atuar no Autocarro Bar
Local de atuação dos DJ´s
Esplanada Coberta
Esplanada Coberta do Autocarro Bar
Vestiário Praia da Palmeira
 

Notícias sobre a praia de Palmeira

Palmeira conquista praia de banhos

A Praia fluvial de Palmeira foi classificada como praia de banhos. Para o vereador do Ambiente essa é “uma vitória” para o concelho.

A Praia Fluvial de Palmeira conquistou a classificação de praia de banhos. “Este processo já tem alguns anos e, finalmente, reunimos todas as condições para conseguir a classificação”, aplaudiu, o vereador do Ambiente da Câmara Municipal de Braga, garantindo que, depois das obras que ali estão a ser realizadas, Palmeira vai ser “a melhor praia de todo o Cávado”, esperando-se conquistar a bandeira azul, num futuro próximo, e ainda o galardão de praia acessível. Esta classificação é “uma vitória” para o concelho, já que “Braga é o concelho do Norte com mais praias fluviais classificadas como praia de banhos”, revelou o vereador, informando ainda que “do Douro para cima só há quatro praias fluviais com bandeiras azul, sendo que três estão situadas no concelho de Bragança e uma em Braga, mas as de Bragança são em barragem e represas e a de Adaúfe é a única a Norte em água corrida”.

O processo de classificação da praia de Palmeira já se arrasta há alguns anos e o ano passado “quase conseguiu a classificação, tendo faltado apenas reunir alguns documentos que dependiam de terceiros”. “Esta praia é um pouco atípica, porque temos uma barragem a poucos metros e isso dificulta todo o processo e a candidatura teve de ter o parecer de entidades”.

Junto da Agência Portuguesa do Ambiente (APA) “as condições já estavam todas reunidas, até porque são efectuadas várias análises à àgua desde 2014”. Mas, para além da qualidade da água também havia a questão da segurança e para isso foi necessário obter o “compromisso” de algumas entidades. “A dona da barragem situada em Palmeira teve de assumir um compromisso escrito para ter um sistema de alerta directo e o mesmo aconteceu com a EDP, que também tem uma barragem a montante.

Se o investimento que ascende quase a meio milhão de euros
por alguma razão, uma ou outra tiverem de fazer uma descarga têm de avisar, em tempo útil, o nadador-salvador para garantir a segurança dos veraneantes”, descreveu aquele responsável, admitindo que “havia alguma reserva em fazer esse compromisso, porque isso implica sempre muita responsabilidade”.

A praia está em obras e nesta primeira fase o investimento ronda quase meio milhão de euros. O objectivo próximo, continuou o vereador, é conquistar a bandeira azul. “Temos muito trabalho feito, mas só podemos conquistar a bandeira azul três anos depois da classificação.

Mas se por alguma razão houver uma descarga que influencie a qualidade da água, voltamos à estaca zero e temos de esperar mais três anos. E isso, infelizmente, não depende de nós”, “o potencial de Braga está no rio Cávado. Temos ali uma pérola que tem um potencial turístico enorme.

Temos 17 quilómetros de margem e acredito que a cidade se vai projectar a nível habitacional e turístico para a margem do rio. Vai ser um factor de atractividade, até porque já há potenciais interessados em investir”’.

Praia Fluvial da Moleira - Rendufe - Braga
Praia Fluvial dos Moinhos - Amares - Braga
Tagged , , , , , , , , , , , , , , . Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.