A praia fluvial da Palmeira é uma área de lazer privada conhecida também pelo AutocarroBar Esplanada que á o café/Bar de apoio á praia fluvial e está enquadrada na estratégia de valorização das margens do rio Cávado.
Na foz do Rio Homem que desagua no Rio Cávado esta zona fluvial aproveita o melhor dos dois rios, o Rio Homem com águas mais tranquilas e mais quentes, e o Rio Cávado com águas mais frias e com maior corrente, e os dois com águas cristalinas e de qualidade.
Vídeo da praia fluvial de Palmeira
Saiba a previsão do tempo para a praia fluvial da palmeira para os próximos 7 dias á direita.
Uma zona ribeirinha de excelência com várias infraestruturas de apoio tais como:
- Ter em atenção que é uma zona privada – Sound Garden parque Privado. Está aberto de Segunda a Sábado das 10h30 ás 03h00 e domingos e feriados das 13h30 ás 03h00
- Praia Fluvial Vigiada
- Café Bar de apoio á Praia Fluvial com esplanada – AutocarroBar – Todas as noites tem DJ´s e outros convidados a animar as noites na zona fluvial
- Restaurante – Bus Lounge & Restaurante
- Aluguer de toldos
- Casas de banho
- Vestiários
- Campo de Vólei ou Futebol de praia com iluminação noturna e bancada
- Chuveiros
- Estacionamento ao ar livre gratuito, também para motas e bicicletas.
- Zona extensa de relvado (na margem do Rio Cávado)
- Areal (na margem do Rio Homem)
- Zonas de sombra
- Acesso rampeado á água
- Zona de saltos para a água
- Não é permitido campismo e caravanismo
- Não é permitido animais na zona de banhos
- Não é permitido qualquer tipo de pic nic´s e qualquer tipo de lancheiras ou sacos térmicos (excepto para crianças menores de 5 anos e pessoas portadoras de deficiência)
- Proibido fazer fogo e deitar lixo para o chão
- Pode haver alterações de caudal repentino do Rio Cávado
- Do outro lado do Rio está a Praia Fluvial da Ponte do Bico
Localização, mapa e acesso á Praia Fluvial da Palmeira
A praia fluvial da Palmeira está localizada a cerca de 10 min do centro de Braga na junção do Rio Homem ao Rio Cávado a seguir á Ponte do Bico (que passa por baixo o Rio Cávado), na outra margem da Praia Fluvial do Soutelo.
Logo a seguir a Ponte do Bico está uma rotunda da N101 á direita vai para o Gerês e Amares, mas tem de dar a volta a rotunda e logo depois de sair cortar á direita para baixo. Ter em atenção que a entrada para a praia é um pouco íngreme e “escondida” pode passar despercebida. A única sinalização é a placa do AutocarroBar.
As coordenadas GPS são: 41.606082, -8.431650 ou 41°36’21.9″N 8°25’53.9″W
Imagens da Praia Fluvial da Palmeira
Notícias sobre a praia de Palmeira
Palmeira conquista praia de banhos
A Praia fluvial de Palmeira foi classificada como praia de banhos. Para o vereador do Ambiente essa é “uma vitória” para o concelho.
A Praia Fluvial de Palmeira conquistou a classificação de praia de banhos. “Este processo já tem alguns anos e, finalmente, reunimos todas as condições para conseguir a classificação”, aplaudiu, o vereador do Ambiente da Câmara Municipal de Braga, garantindo que, depois das obras que ali estão a ser realizadas, Palmeira vai ser “a melhor praia de todo o Cávado”, esperando-se conquistar a bandeira azul, num futuro próximo, e ainda o galardão de praia acessível. Esta classificação é “uma vitória” para o concelho, já que “Braga é o concelho do Norte com mais praias fluviais classificadas como praia de banhos”, revelou o vereador, informando ainda que “do Douro para cima só há quatro praias fluviais com bandeiras azul, sendo que três estão situadas no concelho de Bragança e uma em Braga, mas as de Bragança são em barragem e represas e a de Adaúfe é a única a Norte em água corrida”.
O processo de classificação da praia de Palmeira já se arrasta há alguns anos e o ano passado “quase conseguiu a classificação, tendo faltado apenas reunir alguns documentos que dependiam de terceiros”. “Esta praia é um pouco atípica, porque temos uma barragem a poucos metros e isso dificulta todo o processo e a candidatura teve de ter o parecer de entidades”.
Junto da Agência Portuguesa do Ambiente (APA) “as condições já estavam todas reunidas, até porque são efectuadas várias análises à àgua desde 2014”. Mas, para além da qualidade da água também havia a questão da segurança e para isso foi necessário obter o “compromisso” de algumas entidades. “A dona da barragem situada em Palmeira teve de assumir um compromisso escrito para ter um sistema de alerta directo e o mesmo aconteceu com a EDP, que também tem uma barragem a montante.
Se o investimento que ascende quase a meio milhão de euros
por alguma razão, uma ou outra tiverem de fazer uma descarga têm de avisar, em tempo útil, o nadador-salvador para garantir a segurança dos veraneantes”, descreveu aquele responsável, admitindo que “havia alguma reserva em fazer esse compromisso, porque isso implica sempre muita responsabilidade”.
A praia está em obras e nesta primeira fase o investimento ronda quase meio milhão de euros. O objectivo próximo, continuou o vereador, é conquistar a bandeira azul. “Temos muito trabalho feito, mas só podemos conquistar a bandeira azul três anos depois da classificação.
Mas se por alguma razão houver uma descarga que influencie a qualidade da água, voltamos à estaca zero e temos de esperar mais três anos. E isso, infelizmente, não depende de nós”, “o potencial de Braga está no rio Cávado. Temos ali uma pérola que tem um potencial turístico enorme.
Temos 17 quilómetros de margem e acredito que a cidade se vai projectar a nível habitacional e turístico para a margem do rio. Vai ser um factor de atractividade, até porque já há potenciais interessados em investir”’.