A época balnear na Praia Fluvial de Cavez é de 15 de junho a 15 de setembro 2024.
No desaguar da Ribeira de Moimenta na margem direita do Rio Tâmega, um pouco acima da Ponte de Cavez sobre o Rio Tâmega encontra-se a Praia fluvial de Cavez, uma praia verdejante criada pela por açudes.
A obra foi executada pela Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto com o apoio da Junta de Freguesia e do Clube de Caça e Pesca de Cavez.
Video da Praia Fluvial de Cavez
Pode saber a previsão do tempo para os próximos 7 dias á direita.
Infraestruturas da Praia Fluvial de Cavez
- Zona de banhos/balnear
- Pequeno areal
- Algumas zonas de saltos
- Escadas de acesso a zona de banhos
- Zona relvada com uma grande extensão
- Instalações sanitárias
- Qualidade da água: Excelente
- Bar de apoio a Praia Fluvial – “Bar da Praia” com esplanada com vista sobre a zona fluvial
- Parque de merendas com mesas de madeira e também de granito
- Churrasqueira
- Ponto de água
- Bastante sombra natural
- Pequenos Poços Naturais acima e abaixo da zona de Banhos
- Pequeno parque de estacionamento
- 1 lugar de estacionamento para incapacitados
- Análises regulares á agua
- Zona Balnear não vigiada
- Variações imprevistas do caudal no leito do rio
- Ponte de Cavez
- Percursos pedestres
- Pista de pesca desportiva e de competição de Cavez
Inaugurada pelo senhor secretário de estado do desenvolvimento rural, Eng.° Vitor Barros.
Camara Municipal de Cabeceiras de Basto
Junta de freguesia de Cavez
Cavez, Clube de Caça e Pesca
Em 24 de Março de 2001
Com cerca de 2.5 Km permite a realização de provas internacionais e fica situada na margem direita do Rio Tâmega, inserido na Zona de Pesca Reservada de Cavez, no Lugar de Rabiçais – Cavez. - Caixote/Recolha de Lixo
- Rafting/Canoagem
- Criação futura de passadiços entre as 3 pontes
- Criação de Cais para barcos
Localização da Praia Fluvial de Cavez
A praia de Cavez fica Localizada no Lugar da Ponte, 4860-166 Cavez (ou Cavês coo era escrito antigamente e como está no Google Maps), concelho de Cabeceiras de Basto no distrito de Braga. As coordenadas GPS são: 41.515852, -7.890256 ou 41°30’57.1″N 7°53’24.9″W. Mapa Abaixo:
Projeto para requalificação da praia fluvial de Cavez e envolvente
A junta de Freguesia de Cavez tem como objetivo a realizar a breve prazo a requalificação da praia fluvial que vai ser completamente remodelada, com várias melhorias. O objetivo é melhorar o acesso ao rios de Moimenta e Cavez. “Estamos a contar que o projeto seja apresentado este ano”. revelou Paulo Guerra.
O projeto tem em conta a pista de pesca que está a ser construída junto ao Rio Tâmega, numa extensão de cerca de 2.5 Km e que deve ficar pronta em 2021. ” O nosso objetivo daqui para a frente, é requalificar a praia fluvial, que é umas das partes mais bonitas da nossa freguesia e por a pista de pesca em funcionamento. Queremos tentar melhorar, com alguns projetos, a acessibilidade aos nossos rios”, frisou o presidente da junta.
Uma desses projetos futuros, adiantou Paulo Guerra, é a criação de passadiços ao longo das margens entre as 5 pontes existentes no local. ” A ideia é que fosse possível também criar um pequeno cais para barcos de recreio que fossem do açude da praia até ao da pista. Além disso é importante, que se possa manter a prática da canoagem e rafting que já existe nestes locais.
Quanto aos passadiços não é preciso gastar muito dinheiro. Bastam que sejam passagens em terra com proteção e a marcação devida”. O autarca acrescentou que “temos tido muita procura de pessoas de fora devido á beleza natural e ás potencialidades da freguesia. Por isso mesmo só nos interessa melhorar as condições, até para termos cada vez mais visitantes”. Junto á praia fluvial é possível apreciar a Ponte de Cavez, que é Monumento Nacional.
Imagens da Praia Fluvial de Cavez e arredores
MN Monumento Nacional. Ponte do Séc. XIII com cerca de 95 m de comprimento e cerca de 17 m altura e era lugar de graves desor-dens celebrizadas em algumas novelas de Camilo Castelo Branco devida á tradicional rivalidade entre as populações minhotas e as de Trás-os-Montes, cuias limites se demarcavam pelo meio da ponte. Na margem esquerda, para jusante, existe uma fonte. Na margem direita, também para jusante, as margens apresentam um declive menos acentiiado localizando-se aí a Casa de Cavez, residência armoriada do Séc. XVII, com a Capela de S. Bartolomeu. A cerca de 300 m para jusante da ponte localiza-se a foz do rio Cavez onde se implanta a Ponte antiga sobre o rio Cavez. (DGEMN, IPPAR).
Atrativos na visita a Cavez
A produção de vinho é uma das grandes apostas dos agentes económicos da freguesia de Cavez. Só na freguesia existem mais de uma dezena de produtores de vinho. “Temos muitas casas com produção de vinho e outras actividades agrícolas, mas a produção de vinho é a parte mais forte.
Temos mais de uma dezena de produtores de vinho com rótulo. São grandes produtores de vinho e de grande qualida-de, principalmente no vinho verde. Mas não fica por aí, porque alguns desses espaços têm também turismo de habitação”, destacou Paulo Guerra.
O enoturismo tem sido um grande chamariz de visitantes para a freguesia. “Temos aqui algumas pessoas que têm as vinhas e que tem trazido visitantes. Há pessoas que vêm de fora para provar o vinho e acabam por visitar a freguesia.
A qualidade do vinho verde aqui produzido é muito grande. Cavez é fortíssima no vinho verde”, disse Paulo Guerra. Neste momento, a freguesia organiza também duas feiras anuais dedicadas ao gado, para além de uma feira do vinho, feiras com produtos regionais e também já teve uma prova perícia automóvel, com o apoio de Alfredo Pinto.
A freguesia de Cavez tem 26,08 km2 de área, sendo que, além de Cavez, Moimenta e Arosa são os principais aglomerados populacionais. Nos Censos de 2011 estavam registados 1268 habitantes. Cavez é também muito reconhecida pelas várias suas associações, que ajudam a dar dinâmica à freguesia e a fazer crescer a freguesia em todos os aspectos. Entre as festas que se realizam na fre guesia destacam-se as de S. João Baptista, Sta. Maria Madalena, S. Frutuoso, Santa Luzia e S. Bartolomeu, que é a qu tem maior tradição e que inclusive teve ilustres visitantes, como Camilo Castelo Branco que, no seu tempo, passou muit vezes na zona da Ponte de Cavez e foi frequentador assíduo desta festa de São Bartolomeu.