Praia Fluvial de Cavez – Cabeceiras de Basto

No desaguar da Ribeira de Moimenta na margem direita do Rio Tâmega, um pouco acima da Ponte de Cavez sobre o Rio Tâmega encontra-se a Praia fluvial de Cavez, uma praia verdejante criada pela por açudes.

A obra foi executada pela Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto com o apoio da Junta de Freguesia e do Clube de Caça e Pesca de Cavez. A época balnear na Praia Fluvial de Cavez é de 15 de junho a 15 de setembro 2021. Pode saber a previsão do tempo para os próximos 7 dias á direita.

Praia Fluvial de Cavez

Praia Fluvial de Cavez

Zona de Bnhos Praia de Cavez

Infraestruturas da Praia Fluvial de Cavez

Zona Fluvial de Cavez

  • Zona de banhos/balnear
  • Pequeno areal
  • Algumas zonas de saltos
  • Escadas de acesso a zona de banhos
  • Zona relvada com uma grande extensão
  • Instalações sanitárias
  • Qualidade da água: Excelente
  • Bar de apoio a Praia Fluvial – “Bar da Praia” com esplanada com vista sobre a zona fluvial
  • Parque de merendas com mesas de madeira e também de granito
  • Churrasqueira
  • Ponto de água
  • Bastante sombra natural
  • Pequenos Poços Naturais acima e abaixo da zona de Banhos
  • Pequeno parque de estacionamento
  • 1 lugar de estacionamento para incapacitados
  • Análises regulares á agua
  • Zona Balnear não vigiada
  • Variações imprevistas do caudal no leito do rio
  • Ponte de Cavez
  • Percursos pedestres
  • Pista de pesca desportiva e de competição de Cavez
    Pista de pesca desportiva e de competição de Cavez
    Inaugurada pelo senhor secretário de estado do desenvolvimento rural, Eng.° Vitor Barros.
    Camara Municipal de Cabeceiras de Basto
    Junta de freguesia de Cavez
    Cavez, Clube de Caça e Pesca
    Em 24  de Março  de 2001
    Com cerca de 2.5 Km permite a realização de provas internacionais e fica situada na margem direita do Rio Tâmega, inserido na Zona de Pesca Reservada de Cavez, no Lugar de Rabiçais – Cavez.
  • Caixote/Recolha de Lixo
  • Rafting/Canoagem
  • Criação futura de passadiços entre as 3 pontes
  • Criação de Cais para barcos

Video da Praia Fluvial de Cavez

Localização da Praia Fluvial de Cavez

A praia de Cavez fica Localizada no Lugar da Ponte, 4860-166 Cavez (ou Cavês coo era escrito antigamente e como está no Google Maps), concelho de Cabeceiras de Basto no distrito de Braga. As coordenadas GPS são: 41.515852, -7.890256 ou 41°30’57.1″N 7°53’24.9″W. Mapa Abaixo:

Projeto para requalificação da praia fluvial de Cavez e envolvente

A junta de Freguesia de Cavez tem como objetivo a realizar a breve prazo a requalificação da praia fluvial que vai ser completamente remodelada, com várias melhorias. O objetivo é melhorar o acesso ao rios de Moimenta e Cavez. “Estamos a contar que o projeto seja apresentado este ano”. revelou Paulo Guerra.

O projeto tem em conta a pista de pesca que está a ser construída junto ao Rio Tâmega, numa extensão de cerca de 2.5 Km e que deve ficar pronta em 2021. ” O nosso objetivo daqui para a frente, é requalificar a praia fluvial, que é umas das partes mais bonitas da nossa freguesia e por a pista de pesca em funcionamento. Queremos tentar melhorar, com alguns projetos, a acessibilidade aos nossos rios”, frisou o presidente da junta.

Uma desses projetos futuros, adiantou Paulo Guerra, é a criação de passadiços ao longo das margens entre as 5 pontes existentes no local. ” A ideia é que fosse possível também criar um pequeno cais para barcos de recreio que fossem do açude da praia até ao da pista. Além disso é importante,  que se possa manter a prática da canoagem e rafting que já existe nestes locais.

Quanto aos passadiços não é preciso gastar muito dinheiro. Bastam que sejam passagens em terra com proteção e a marcação devida”. O autarca acrescentou que “temos tido muita procura de pessoas de fora devido á beleza natural e ás potencialidades da freguesia. Por isso mesmo só nos interessa melhorar as condições, até para termos cada vez mais visitantes”. Junto á praia fluvial é possível apreciar a Ponte de Cavez, que é Monumento Nacional.

Imagens da Praia Fluvial de Cavez e arredores

placa inauguração Praia Fluvial Cavez
bem vindo a praia Fluvial e Pista de Pesca desportiva de Cabeceiras de Basto
Água Cristalina
açude de cavez
Praia de Cavês

entrada para a Zona verdejante
 Zona verdejante
 Zona relvado
Churrasqueira
Torneira de água
Parque de Merendas com mesas de madeira
Parque de Merendas da praia fluviel de Cavez

Zona Banhos para crianças
Pequenos Poços
Açude pequeno
Ponte sobre a Ribeira de Moimenta
Ribeira de Moimenta
Parque de Merendas de Cavez
bandeira da Acessibilidade

Bar da Praia Fluvial de Cavez

Bar da Praia Fluvial de Cavez

bar da PraiaVista do Bar da Praia Fluvial de cavez

esplanada do bar da Praia de cavezesplanada do bar da Praia fluvial de cavez

esplanada do bar da Praia fluvial de cavez
 bar da Praia fluvial de cavez
Estrada ao lado do bar

Ponte de Cavez sobre o Rio Tâmega

Placa da Ponte de Cavez sobre o Rio Tâmega
MN Monumento Nacional. Ponte do Séc. XIII com cerca de 95 m de comprimento e cerca de 17 m altura e era lugar de graves desor-dens celebrizadas em algumas novelas de Camilo Castelo Branco devida á tradicional rivalidade entre as populações minhotas e as de Trás-os-Montes, cuias limites se demarcavam pelo meio da ponte. Na margem esquerda, para jusante, existe uma fonte. Na margem direita, também para jusante, as margens apresentam um declive menos acentiiado localizando-se aí a Casa de Cavez, residência armoriada do Séc. XVII, com a Capela de S. Bartolomeu. A cerca de 300 m para jusante da ponte localiza-se a foz do rio Cavez onde se implanta a Ponte antiga sobre o rio Cavez. (DGEMN, IPPAR).

Ponte de Cavez sobre o Rio Tâmega
Rio Tâmega
àguas do Rio Tâmega
Entrada para a Zona Fluvial de cavez
percurso pedestre

Pista de Pesca Desportiva de Cavez

Placa Pista de Pesca Desportiva de Cavez
Ponte Medieval sobre a Ribeira de Moimenta

Painéis informativos na Praia de Cavez

Painéis informativos na Praia de Cavez
Analise á agua da Praia de cavez

Atrativos na visita a Cavez

A produção de vinho é uma das grandes apostas dos agentes económicos da freguesia de Cavez. Só na freguesia existem mais de uma dezena de produtores de vinho. “Temos muitas casas com produção de vinho e outras actividades agrícolas, mas a produção de vinho é a parte mais forte.

Temos mais de uma dezena de produtores de vinho com rótulo. São grandes produtores de vinho e de grande qualida-de, principalmente no vinho verde. Mas não fica por aí, porque alguns desses espaços têm também turismo de habitação”, destacou Paulo Guerra.

O enoturismo tem sido um grande chamariz de visitantes para a freguesia. “Temos aqui algumas pessoas que têm as vinhas e que tem trazido visitantes. Há pessoas que vêm de fora para provar o vinho e acabam por visitar a freguesia.

A qualidade do vinho verde aqui produzido é muito grande. Cavez é fortíssima no vinho verde”, disse Paulo Guerra. Neste momento, a freguesia organiza também duas feiras anuais dedicadas ao gado, para além de uma feira do vinho, feiras com produtos regionais e também já teve uma prova perícia automóvel, com o apoio de Alfredo Pinto.

A freguesia de Cavez tem 26,08 km2 de área, sendo que, além de Cavez, Moimenta e Arosa são os principais aglomerados populacionais. Nos Censos de 2011 estavam registados 1268 habitantes. Cavez é também muito reconhecida pelas várias suas associações, que ajudam a dar dinâmica à freguesia e a fazer crescer a freguesia em todos os aspectos. Entre as festas que se realizam na fre guesia destacam-se as de S. João Baptista, Sta. Maria Madalena, S. Frutuoso,  Santa Luzia e S. Bartolomeu, que é a qu tem maior tradição e que inclusive teve ilustres visitantes, como Camilo Castelo Branco que, no seu tempo, passou muit vezes na zona da Ponte de Cavez e foi frequentador assíduo desta festa de São Bartolomeu.

Tagged , , , , , , , , , , , , , , , , . Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.