A época balnear na Praia Fluvial de Fontes em 2023 tem início a 1 de Julho e termina a 31 de Agosto.
A Praia Fluvial de Fontes, é mais uma das praias fluviais na Barragem Castelo de Bode. Está localizada próximo da aldeia de Cabeça Ruiva, que pertence á freguesia de Fontes no concelho de Abrantes, distrito de Santarém.
Vídeo sobre a Zona Fluvial de Fontes na Albufeira Castelo de Bode
É muito procurada para a prática de atividades náuticas e de recreio. O local é abrigado e exposto ao sol, aliado á beleza paisagística, proporciona agradáveis momentos de lazer.
Rodeada de paisagem verdejante e das águas límpidas e cristalinas do Rio Zêzere aqui pode relaxar na esplanada do bar com vista de perder de vista. Só é pena não ter uma piscina flutuante para crianças! As famílias com crianças normalmente fica do lado de fora da piscina ao lado da entrada que é a zona onde tem com mais baixa profundidade, mas que é bastante diminuta.
Localização da Praia de Fontes
A localização da Praia Fluvial de Fontes é na aldeia da Cabeça Ruiva código postal 2230-833, que pertence à freguesia de Fontes no concelho de Abrantes.
Siga pela A23 e saia na saída Vila de Rei/Sardoal e siga pela N2. Mais á frente vire á esquerda nos semáforos para a localidade de Carvalhal pela N 358. Quando chegar ao Carvalhal vire á direita em direção a Fontes e depois sempre em frente atá á praia fluvial.
As coordenadas GPS são: 39.605341, -8.263595 ou 39°36’19.2″N 8°15’48.9″W
Mapa Abaixo:
Pode saber a previsão do tempo para os próximos 7 dias na Praia de Fontes á direita.
Infraestruturas da Praia Fluvial de Fontes
As infraestruturas ao dispor na zona fluvial de Fontes são:
- Piscina flutuante na água cristalina da Barragem Castelo de Bode com cerca de 1,5 m de profundidade
- Praia Fluvial com Bandeira Azul
- Praia Vigiada com nadador salvador – Todos os dias das 10h00 ás 18h00
- Um bar de apoio á praia fluvial com esplanada de nome Tasquinha ao Rio com 18,75m2 de área.
- Esplanada com vista para a piscina fluvial e a barragem Castelo de bode
- Na zona da esplanada do bar tem um zona para crianças (kids Zone)
- Possibilidade de atividades náuticas tais como:
- Canoa
- Passeios de barco
- WakeBoard
- WakeBoard Pro
- WakeSurf – Stand Up Paddle
- Bóia
- Ski Aquático
- Aluguer de barco
- Acesso pedonal á piscina fluvial incluindo percurso acessível a pessoas com mobilidade condicionada.
- Cadeiras de praia tipo espreguiçadeiras em zona concessionada para relaxar
- Sanitários Públicos ao lado do bar
- Cinzeiros de praia
- Balneários com duches com uma área de 24m2
- Ponto de água potável
- Zona de lazer equipada com mesas, bancos e papeleiras
- Parque para contentores de resíduos indiferenciados e ecoponto
- Iluminação pública
- Parque de estacionamento com nove lugares, um dos quais para pessoas com mobilidade reduzida. Depois tem mais mas do lado da estrada de acesso á praia.
- Percurso Pedestre da Grande Rota do Zêzere, entre Matagosa e Fontes, permite a descoberta de belíssimas paisagens
- Primeiros Socorros
- Ponto de recolha de amostras de água
- telefone Público
- Para informações adicionais contactar 968 413 351 ou 965 275 752
Código de conduta da praia fluvial de Fontes
Para que a usufruição desta praia fluvial seja um prazer para todos, tenha em atenção as seguintes normas:
- Coloque o lixo dentro dos contentores/caixotes e não no chão
- Utilize os ecopontos para colocar papel, plástico, metal, vidro e pilhas
- Respeite as áreas reservadas aos diferentes usos da zona balnear
- Evite fazer barulho
- Cuide e projeta o meio ambiental
- Esta á uma zona balnear com assistência a banhistas, diariamente das 10h00 ás 19h00
Proibições
- A permanência de animais domésticos
- A utilização de fogo
- A instalação de Auto-Caravanas e a prática de campismo
- A circulação de veículos na praia
- A competição de automóveis ou de motociclos
- A descarga de entulho
- A extração de inerte
DECLARAÇÃO PROGRAMA BANDEIRA AZUL PRAIAS DE FONTES 2019
A entidade signatária comprometem-se perante o Operador Nacional, a cumprir o Regulamento do Programa Bandeira Azul, designadamente a promover, nos prazos estipulados, o hastear da Bandeira Azul atribuída à Praia de Fontes, bem como, caso ocorra alguma das situações previstas naquele regulamento. a promover de imediato o arriar dessa Bandeira Azul.
Bom dia :
Gostaria saber qual o criterio para não poder ter acesso à esplanada com um cão com trela, uma vez que a lei portuguesa prevê a permanência destes em espaços ao ar livre.
Tendo em conta a vossa preocupação com a fauna e a flora não precebo esta exclusão sem fundamento.
Aguardo a vossa resposta
Cumprimentos
Raquel Camacho Abreu
965275752
Olá boa tarde
Tentei lhe telefonar mas não atendeu
O que está errado no artigo para poder corrigir?
O meu nr é 914872974
Cumps
Bom dia António
Gostaria de falar consigo sobre informação errada que contém neste seu site acerca da praia fluvial de fontes.
Fica o meu número de telefone, aguardo por o seu contacto de modo a poder conseguir corrigir as informações erradas.
Muito obrigado
Claudio reis, responsável da concessão da Praia fluvial de Fontes