A praia fluvial na aldeia de Janeiro de Cima também conhecida pelo parque fluvial da Lavandeira é uma local idílico, onde rio Zêzere assume um importante papel na zona de lazer.
Vídeo da Praia Fluvial da Lavadeira
Uma das tradições nesta aldeia de Janeiro de Cima, pertencente ao concelho do Fundão é as tradicionais Barcas ali atracadas e a antiga Roda de Janeiro, agora recuperada, além de algumas das casas de Xisto ali recuperadas.
As duas margens (de Janeiro de Cima e Janeiro de Baixo) eram antigamente unidas por uma barca pública que transportava as pessoas e os animais entre o concelho do Fundão e o da Pampilhosa da Serra. Lá do alto gritava-se “Ó da Barca!” para solicitar os serviços do barqueiro. Hoje a barca ainda existe: a tradição foi preservada e a embarcação fielmente reconstruída.
Infraestruturas do Parque da Lavandeira em Janeiro de Cima
Há muito para fazer e descobrir nesta pequena aldeia e com muito boas condições para passar um tempo nesta zona.
Aqui vai o que tem e o que pode fazer.
- Café/Bar com Esplanada em frente á zona fluvial
- Parque de campismo de da Lavandeira em Janeiro de Cima – fica ao lado da zona fluvial
- Zona de saltos para a água
- Água com diversas profundidades e no fundo com bastante pedras soltas
- Iluminação noturna para aproveitas as noites quentes de Verão
- Parque de Merendas com mesas de madeira e 3 Churrasqueiras cobertas com lava loiças
- Parque infantil com baloiço escorrega
- Bancos e mesas para descansar ao lado do parque infantil
- Aluguer de Canoas
- Chuveiros exteriores
- WC Públicos/Balneários com chuveiros interiores
- Parque de Estacionamento muito limitado
- Fonte/Ponto de Água
- Posto Médico/ primeiros socorros
- Zona Relvada em frente á água
- Estacionamento para Bicicletas
- Acesso á água para deficientes
- Zona de sombra
- Passadiço de madeira sobre o Rio Zêzere
- Percursos Pedestres bem assinalados como é ocaso do GR33 (Grande Rota do Zêzere) que aqui é assinalado entre Janeiro de Cima e de Baixo
- Pontos altos de observação da fauna e flora circundante
- A famosa Roda de Janeiro de Cima com o moinho junto ao Rio
- Acesso á água por escadas
- Campo de Futebol
- Casas de Xisto que pode alugar
- Passeios de Barco
- Passeios de BTT
- Alminhas da N. Sr.ª da Boa Viagem
- Início da época balnear a 24 de junho e encerramento a 15 de Setembro
- Concessionário – Bruno Ladeira – Contacto 926 877 314
Pode ficar a saber a previsão do tempo na praia fluvial da Lavandeira para os próximos 7 dias á direita.
Localização da Praia Fluvial de Janeiro de Cima
Como o nome indica a praia fluvial fica situada na aldeia de Janeiro de Cima que pertence ao concelho do Fundão distrito de Castelo Branco. Siga em direção a esta aldeia e depois de lá chegar o parque fluvial fica na Rua do Rio que quem vem do lado do Fundão pela N230 e depois virar á direita para a M518 em direção a Janeio de Cima. Logo ao chegar á entrada vira á esquerda para a Rua do Rio e a praia fluvial fica uns 200m mais abaixo. Há placas a indicar, mas aqui fica o mapa e as coordenadas GPS que são 40.066152, -7.804909 ou 40°03’58.2″N 7°48’17.7″W
Para ver nas redondezas e história
Roda de Janeiro – Moinho junto ao Rio
A roda é uma imponente construção, que reflete a importância que o Rio Zêsere tinha na vida da população, representando a subsistência das antigas técnicas de rega utilizadas.
Barcas
Meio de transporte usado antigamente para a travessia do Rio Zêzere por pessoas animais e mercadorias. Na memória local ficou a expressão “ó da Barca” que servia para chamar o barqueiro que fazia o transporte. Hoje em dia é mais um atrativo turístico para quem visita a aldeia de Janeiro de Cima
Casas de alvenaria de Xisto e Igrejas
O casario em alvenaria de pedra de xisto, densamente pontilhada por seixos rolados provenientes do leito do rio, faz de Janeiro de Cima uma aldeia singular. Uma malha urbana única mergulha em labirínticos, quelhos e quelhas, desaguando na Igreja Velha, em redor da qual se formou a povoação.
A Igreja Nova situa-se na entrada da aldeia e forma, juntamente com o centro paroquial e o café, a zona de acolhimento por excelência e pólo dinamizador do aglomerado – é o átrio de recepção da aldeia, amplo, aberto e simultaneamente organizado.
Reza a lenda que um nobre, ao morrer, resolveu legar os seus bens aos dois filhos de nome Januários. Assim nasceu Janeiro de Cima, na margem esquerda, e Janeiro de Baixo na margem direita. O curso de água e uma densa vegetação de pinheiro e eucalipto são elementos da paisagem circundante.