No limítrofe entre as localidades de Paço de Mato e Viadal no concelho de Vale de Cambra está localizada a praia fluvial debaixo da ponte. As Coordenadas GPS são 40.853953, -8.304753 ou 40°51’14.2″N 8°18’17.1″W. Abaixo o mapa da localização.
Video da Praia Fluvial entre Paço de Mato e Viadal
Uma zona balnear do Rio Caima onde construíra uma pequena barragem e assim durante o Verão há esta zona de lazer pois também tem um parque de Merendas junto á água com várias mesas e muita sombra para aproveitar esta zona para relaxar em família. Pode estacionar o carro ao lado da Zona balnear.
Devido ao fogos o fundo pode ficar um pouco turbo pois com as pessoas levanta a terra que aqui fica depositada, por isso cuidado com as pedras as nadar, pois pode não se ver. A zona como indica uma placa não é vigiada.
O acesso é fácil e rápido pois pode vir pelo lado de Viadal ou de Paço de Mato. Se vier de Vale de Cambra pelo lado de Viadal venha nela N 227 em direção a São Pedro do Sul e em Cepelos corte á esquerda em direção á Serra da Freita. No final da localidade de Vilar corte á esquerda e passado uns 5 Km está na praia fluvial. Na localidade de Viadal se tiver crianças pode aproveitar o parque infantil da Srª da Ouvida.
Se vier pelo outro lado siga em direção a Rôge e depois sempre nessa estrada até á praia fluvial.
Fauna e Flora do Rio Caima
Na ponte de Paço de Mato estamos a poucos quilómetros da Frecha da Mizarela, onde um único loendro ainda sobrevive como relíquia dos bosques terciários que outrora cobriram a região. Aqui, o rio Calma corre impetuoso no inverno e manso no verão, sempre acompanhado no seu curso pelo melro-de-água e pelo chapim-real.
Junto ao rio crescem aqui a primavera, as esporas-bravas e a erva-pombinha, testemunhando a sua fertilidade.
O caminho que leva ao Viadal é rural e antigo e permite-nos, durante pouco mais de 1 km, fazer uma viagem no tempo onde carros de bois e agricultores frequentavam diariamente estes trilhos na sua constante labuta. O caminho de g acesso que desce a encosta a partir de de Paço de Mato conserva largos troços com pavimento de calçada, prova da sua utilização frequente em tempos passados. Junto a nova ponte sobre o Caima, existe hoje um parque de lazer.
Pode saber a previsão do tempo que vai fazer nos próximos 7 dias na Praia Fluvial Paço de Mato á direita.
A ponte de Paço de Mato ou ponte da Fontinha serve um antigo caminho que ligava Paço de Mato a Viadal. É um aparelho rude em alvenaria de granito irregular com um só arco de volta perfeita. A sua construção remonta aos séculos c XVII/XVIII, e aproveita como alicerces as fragas que ladeiam o rio Caima nesta zona; O tabuleiro horizontal está pavimentado de calçada, assim como os acessos que descem as encostas íngremes até à ponte. Junto a esta, existe a ruína de um antigo moinho de alvenaria e telhado de lousa bem integrado na paisagem serrana. O Rio Caima, afluente do Vouga que nasce na serra da Freita, corre aqui sobre granito e, com a constante passagem das águas, suavizou a paisagem e moldou os rochedos. Aqui, numerosas marmitas de gigante foram escavadas no leito do rio pelo redemoinhar de seixos que, no inverno, ganham a força necessária para criar tão formosas esculturas.
Os frades, grandes e deliciosos cogumelos, crescem generosamente junto ao caminho e as rãs-ibéricas saltitam perto do rio que as viu nascer. A vaca-loura, majestoso coleóptero protegido na Europa, vive aqui nos troncos dos carvalhos mais velhos, simbolizando a harmonia e maturidade destes ecossistemas.