A época balnear na praia fluvial de Quadrazais em 2024 tem inicio 1 de julho e termina a 31 de agosto.
A praia fluvial da Lameira perto da localidade de Quadrazais, concelho do Sabugal, é uma Zona de lazer do Rio Côa que aqui passa. No sopé da Serra da Malcata, a montante da Barragem do Sabugal, rodeada por um relvado de amieiros, freixos e sabugueiros e por uma zona de areal.
Vídeo da Praia Fluvial de Quadrazais
Na margem esquerda do Rio Côa, que delimita o início da Reserva Natural da Serra da Malcata, está instalado um amplo espaço de lazer servido pelas águas do Côa. A zona de lazer de Quadrazais, a cerca de 2 Km da aldeia, conta com um extenso areal e dois parques de merendas uma de cada lado da ponte.
No bar com esplanada servem-se alguns petiscos. Na zona de banhos, uma rampa até ao centro do rio facilita mergulhos e as águas são vigiadas com o apoio dos Bombeiros Voluntários do Soito.
A zona de estacionamento recebeu ainda uma cobertura para proteger as viaturas, e perto da praia, os viajantes têm à disposição uma estação de auto caravanismo. Partindo da barragem do Sabugal e subindo o rio Côa, um trilho de todo-o-terreno pode também ser percorrido a pé. Devido à proximidade da serra da Malcata, é comum observarem-se algumas espécies de animais raros, como o gato-bravo, saca-rabos, fuinha ou gineta.
O parque de merendas tem mesas de pedra e bancos com troncos de árvores e muita sombra com churrasqueiras que pode usar. Também tem um pequeno parque infantil com um escorrega e baloiço.
Pode saber a previsão do tempo para a Praia Fluvial de Quadrazais para os próximos 7 dias á direita.
Informação ao veraneantes que utilizam a zona de lazer
- Praia Fluvial com Qualidade de Ouro
- Chapéus de Sol em Palha
- Espreguiçadeiras
- Zona de Lazer com Vigilância
- Proibido fazer lume (só nos locais para o efeito)
- Proibido a presença de animais
- Manter o espaço limpo é um dever de todos
- Tome cuidado se não sabe nadar
- Jogos, só fora do areal
- Proibido canoas
- O Restaurante mais perto é o Restaurante TrutalCôa – Contacto: +351 271 606 227
- O alojamento local mais perto é a Casa do Manego – Contacto: +351 967 837 148
Localização da Zona de Lazer da Lameira – Quadrazais
Se sair de Sabugal siga em direcção a Quadrazais/Vale de Espinho. Depois de Quadrazais (2Km), virar à
direita na placa Rio Côa / Reserva Natural. Uns metros mais à frente fica a praia e zona de lazer junto ao rio. As coordenadas GPS são: 40.312894, -6.986970 ou 40°18’46.4″N 6°59’13.1″W
Em Quadrazais, poderá ainda ouvir a gíria quadrazenha, utilizada até aos anos 60 pelos contrabandistas, e cujo primeiro registo conhecido data do reinado de D. Pedro IV. Na aldeia, a Igreja Matriz de Quadrazais (séc. XVII) é o monumento mais emblemático. Outra das tradições da povoação é a de atribuir alcunhas, que com o passar dos anos se transformaram em nomes de família.
Imagens da Zona de Lazer de Quadrazais
Reserva Natural da Serra da Malcata
Decreto regulamentar n° 28/99 de 30 de Novembro Concelhos: Penamacor e Sabugal Área: 16 348 ha População residente: 2 habitantes O reconhecimento internacional dos valores da Reserva Natural da Serra da Malcata levou a integrá-la em diferentes redes Internacionais de Conservação:
– Rede Europeia de Reservas Biogenéticas – Zona de Protecção Especialp ara avifauna – Sítio de Importância Comunitáriaproposto para integrar a Rede Ecológica Europeia de Zonas Especiais de Conservação (Rede Natura 2000)
A Reserva Natural da Serra da Malcata, criada em 1981 na sequência da campanha “Salvemos o Lince e a Serra da Malcata”, tem por obectivo fundamental a defesa do património natural desta área, a manutenção e o desenvolvimento das atividades humanas tradicionais que permitiram ao longo dos anos a preservação do habitat favorável ao lince-ibérico.
Esta Área Protegida apresenta uma topografia caracterizada por um conjunto de cumes arredondados e vales encaixados. Neste sistema montanhoso dá-se a separação das duas principais bacias hidrográficas portuguesas: enquanto o rio Côa pertence à bacia hidrográfica do rio Douro, a ribeira da Meimoa e o rio Bazágueda pertencem à bacia do rio Tejo. A transição climática que se verifica na serra origina a ocorrência de um estrato arbóreo distinto entre a zona norte, onde domina o carvalho-negral, e a zona sul, dominantemente revestida por azinheira.
A diversidade de/coberto vegetal engloba um elenco florístico de 84 famílias botânicas, onde predominam espécies arbustivas como urzes, giestas, estevas e carqueja. Do património faunístico, destacam-se entre os mamíferos o lince-ibérico, o javali, a raposa, a lontra, o coelho, o texugo e a gineta. Este ecossistema serrano serve ainda de habitat a uma diversidade, de répteis e anfíbios como a víbora-cornuda, o lagarto-de-água e a rela. Na avifauna, podemos referir a cegonha-preta, rapinas como o açor, o bufo-real e a águia-cobreara e espécies necrófagas como o abutre-negro ou o grifo.