Ponte de Lima e uma das cidades mais belas da zona Norte do País, com o Rio Lima a atravessar a cidade e com a Ponte Romana a dar ainda mais esplendor é sem dúvida uma cidade a visitar.
Video da Zona de Lazer do Arnado
A praia fluvial fica localizada mesmo ao lado da Ponte Romana de Ponte de Lima (Na margem esquerda e na margem direita) junto ao famoso parque Temático do Arnado, mesmo no centro da cidade de Ponte de Lima.
Esta não é uma praia fluvial “oficial” pois até é desaconselhado ir a banhos (mas não é proibido), e com o calor há muita gente a aproveitar as águas do Rio Lima para se banhar, refrescar ou simplesmente apanhar sol junto á margem, no areal ou relvado (pode escolher).
Pode saber a previsão do tempo para a Praia Fluvial de Ponte de Lima para os próximos 7 dias á direita.
Infraestruturas e Zonas de Lazer ao redor da Praia Fluvial de Ponte de Lima
Como é uma zona de Lazer extensa tem várias infraestruturas espalhadas ao longo das margens direita e esquerda do Rio Lima, tais como:
- Estacionamento grátis junto ao Rio Lima
- Parque grátis para Caravanas e Auto- Caravanas junto ao Rio – exceto dias de Feira
Esta é uma das grandes virtudes para os amantes do Caravanismo, pois podem pernoitar aqui com a sua caravana sem problemas e completamente grátis com uma vista excelente para o Rio Lima mesmo em frente. - Zona de Relvado junto ao Rio
- Zona de Areal junto ao Rio
- Água límpida e um pouco fria…
- Parque de Merendas (sem churrasqueiras) e com muita sombra
- Bar do Arnado (estando desativado neste momento
- Bar/Restaurantes ao longo da margem do Rio Lima
- Capela do Anjo da Guarda*
- Possibilidade de Desportos Náuticos
- Pode passear na Ecovia do Loureiro
- Parque Temático do Arnado que está aberto das 10h ás 18h e foi inaugurado em 2 de Maio de 2000 pelo Ministro do Ambiente Eng. José Sócrates. Aqui pode ver:
- Jardim Romano
- Jardim Labirinto
- Jardim Renascença
- Jardim Barroco**
- Estufa/Horto Botânico***
- Parque Infantil Jardim do Arnado
- Circuito de Manutenção
- Centro de Interpretação do Território de Ponte de Lima
- Zona de Pesca Profissional e Zona de Pesca reservada.
Localizada na zona central de Ponte de Lima a praia Fluvial poderia estar mais bem explorada e ser oficial, e com isso atrairia ainda muito mais gente no Verão ás Margens do Rio Lima. As coordenadas GPS são: 41.771724, -8.586804
Localização da Praia do Arnado em no Centro de Ponte de Lima
Imagens da Zona de Lazer e Praia Fluvial do Arnado em Ponte de Lima





























































*Capela do Anjo da Guarda em Ponte de Lima
A capela do Anjo da Guarda é um padrão românico/gótico, erigido provavelmente no último quartel do séc. XIII e reconstruido no séc. XVIII segundo cânones barrocos, após derrube parcial pelas cheias, reforçando-se então os pilares colocando-se coruchéus e uma imagem policromada de São Miguel com carácter ingénuo.
A sua localização na margem direita do rio Lima junto à Ponte Medieval e a pequena configuração quadrangular aberta, conferem-lhe um carácter devocional, servindo de local de culto e abrigo aos viandantes.
Como características particulares destaca-se o arcaísmo dos pilares, que conservam as garras nas bases, enquanto a decoração vegetalista dos capitéis se destaca pouco dos cestos.
Jardim Barroco**
O jardim barroco (Séc.XVII-XVIII), surge na sequência da evolução natural do jardim renascentista, sendo neste período alongadas as perspectivas e os traçados adquirem uma maior complexidade. A arte topiária sofre grande incremento e os jardins de buxo de formas ornamentais cada vez mais complexas constituem os chamados “parterres”, é o esplendor dos jardins à Francesa.
A hidráulica continua a desenvolver-se e assume agora um carácter muito importante nos chamados espelhos de água, onde o reflexo permite prolongar as perspectivas, sendo frequentemente usado este efeito nos jardins, da Europa central.
As estruturas de rotulado são cada vez mais usadas corno forma de dominar arquitectonicamente a vegetação. Aconselha-se a visita aos Jardins do Palácio de Fronteira em Lisboa, à Casa do Campo em Ceiorico de Basto, à Qta do Alão no Porto, ao landim do Bispo em Castelo Branco, aos Jardins do Palácio de Queluz.
Horto Botânico***
Os pudins botânicos surgem na Europa a partir do séc, XVI com os Descobrimentos, pela necessidade de aclimatar, classificar e estudar as propriedades das plantas vindas dos novos continentes. O Horto Botânico, procura reunir uma colecção de plantas, sistematizada, permitindo ao visitante a sua fácil identificação.
O horto divide-se em três partes: as plantas herbáceas incluindo as rarníneas, divididos em canteiros separadas por relva, plantas aquáticas e as plantas que se encontram na estufa, muitas das quais são hoje chamadas’ Plantas de interior” que necessitam de maiores temperaturas para sobreviverem.