Praia Fluvial Santa Clara – Odemira

5.00 avg. rating (93% score) - 1 vote

Praia Fluvial Santa Clara

A praia fluvial da Albufeira da Barragem de Santa Clara mesmo ao lado da localidade de Santa Clara-a-Velha, no concelho de Odemira, distrito de Beja, em pleno Alentejo.

A época balnear na Praia Santa Clara é de 15 de junho a 15 de setembro 2020. Nesta época balnear devido à pandemia por SARS-CoV – 2 é permitida uma utilização média diária de 300 banhistas, sendo que na zona da piscina flutuante só podem permanecer no máximo 20 pessoas.

Saiba a previsão do tempo para os próximos 7 dias na praia de Santa Clara á direita.

Praia Fluvial Albufeira Santa Clara

Duas piscinas fluviais, uma para adultos com cerca de 1,6m de profundidade e outra para crianças com cerca de 40cm de profundidade, numa plataforma flutuante na água cristalina e com temperatura média a rondar os 25º da Barragem de Santa Clara.

Praia Fluvial Albufeira Barragem de Santa Clara

Tem uma particularidade que é a zona da plataforma flutuante está muito abaixo do nível do estacionamento/estrada e por isso tem que descer bastante até chegar a piscina flutuante e com cuidado!

Piscina fluvial de Santa Clara

Infraestruturas e Actividades de Recreio e lazer

A praia fluvial da Albufeira de Santa Clara mais do que a praia fluvial oferece uma grande zona zona de lazer em que pode aproveitar varias atividades que as infraestruturas ali lhe podem oferecer tais como:

  • Praia Fluvial com bandeira azul
  • Praia com vigilância com nadador salvador (todos os dias na época balnear das 10h ás 19h).
  • Praia fluvial  com Assistente de praia
  • Sanitários  (abertos das 10h as 19h)
  • Parque de Merendas ao lado do Estacionamento
  • Zona de navegação livre
  • Passeios de barco – Contactos: +351 963553829  ou +351 967108936
  • Pesca do achigã ou carpa
  • Canoagem
  • Passeios de Kayak com guia – Contactos: +351 963553829  ou +351 967108936
  • Kitesurf
  • Windsurf
  • Bass Catch – Pesca desportiva na Albufeira Santa Clara – Contactos: +351 963553829  ou +351 967108936
    Bass Catch en Santa Clara
  • Estacionamento grátis
  • Estacionamento para pessoas incapacitadas
  • WC com gel desinfetante á entrada (manter as regras de segurança e higiene no interior)
  • Pode pernoitar em auto caravana no estacionamento
  • Vários Parque de Merendas ao longo da descida até a plataforma flutuante
  • Guarda-sois de palha ao longo da rampa de acesso á zona fluvial
  • Recolha de lixo e ecopontos
  • Não é permitido animais na zona fluvial
  • Não é permitido acampar
  • Não é permitido fazer fogo

Praia Fluvial Albufeira Santa Clara

Localização da Praia de Santa Clara

Localizada a Sudeste de Odemira na Barragem de Santa Clara a Praia Fluvial da Albufeira de Santa Clara é a única praia fluvial da região de Odemira com bandeira azul. A jóia fluvial do concelho de Odemira.

Para lá chegar pode vir se vier do lado e Odemira siga em direção a Beja/Ourique pela N263, um pouco mais á frete vire á direita em direção a Luzianes/Monchique/Barragem Santa Clara pela N123 e aqui aproveite as imensas curvas da estrada e a natureza em estado puro. Pare a meio no Café Lourenço á entrada da Localidade de Taliscas para relaxar e olhar em redor as herdades ao redor.

Café Lourenço á entrada da Localidade de Taliscas

Depois seguir sempre nessa estrada em frete e vai entrar na N266 que passa ao lado de Santa Clara-a-Velha e siga em frete e logo a seguir vire á esquerda para a barragem.mais á frente chega a praia fluvial.

Se vier do outro lado pela A2 e depois IC1 vire á direita em direção a Odemira/Oeste Praias para  N263 e mais á frente vire á esquerda em direção a S. Martinho das Amor pela N123-1 e depois pela N123 até chegar á N266 em direção a Santa Clara-a-Velha.

As coordenadas GPS são: 37.5166883,-8.4443594 ou 37°31’00.1″N 8°26’39.7″W. Abaixo o mapa da localização

Vídeo Praia Fluvial da Albufeira de Santa Clara

Durante a época balnear o local caracteriza-se por precipitação média de 7,9 mm, temperatura média do ar 21,3 ºC, direcção do vento predominante de NW e aproximadamente 10 h diárias de sol. A praia tem uma extensão de frente de praia de 100 m. Devido à Pandemia por SARS-CoV – 2, na época balnear de 2020 é permitida uma utilização média diária de 300 banhistas, sendo que na zona da piscina flutuante só podem permanecer no máximo 20 pessoas

Mapa Zona Fluvial da Barragem de Santa Clara

Imagens da Praia Santa Clara

Praia Fluvial Albufeira Santa Clara

Painel Informação Praia de Santa ClaraPraia de Santa ClaraPiscina Flutuante Santa Clara

Máximo 20 pessoas

Zona Fluvial de adultos
Zona Fluvial de Crianças
Piscinas Flutuantes de Santa Clara
Acesso de rampa á plataforma flutuanteZona para relaxar ao lado da águaDesporto náuticos na Barragem Santa Clara
Bandeira Azul Santa Clara

PROGRAMA BANDEIRA AZUL PRAIA SANTA CLARA – DECLARAÇÃO

As entidades signatárias comprometem-se perante o Operador Nacional a cumprir o Regulamento do Programa Bandeira Azul, designadamente a promover, nos prazos estipulados, o hastear da Bandeira Azul, atribuída à PRAIA FLUVIAL DE SANTA CLARA bem como, caso ocorra alguma das situações previstas naquele Regulamento, a promover de imediato o arriar dessa Bandeira Azul. Estamos Informados que se reserva ao Júri Nacional Bandeira Azul e ao Júri Internacional o direito de recusar hastear ou arriar a Bandeira Azul cm praias onde as autoridades locais sio responsáveis. por violações ao regulamento de proteção do ambiente ou procedem de forma discordante em relação aos objetivos e ao espírito do Programa Bandeira Azul.

Medidas de segurança
Placa Praia Fluvial de Santa Clara
Mesa de Merendas
Parque de Merendas com chapéus de sol
Chapéus de sol com vista para a Piscina Flutuante

Zona lateral da piscina flutuante
Parque de estacionamento
Parque de estacionamento para motas
Sanitários
Parque estacionamento para pessoas incapacitadas
Entrada para a água com barcos
Albufeira de Santa Clara
Passeios de Barco
Barragem de Santa Clara
Praia de Santa Clara - Painel de Informações
Horário da Casa de banho
Vigilante de praia
Gel desinfectante á entrada da casa de banho

Barragem e Albufeira de Santa Clara

Painel Informação Barragem e Albufeira de Santa Clara
Barragem e Albufeira de Santa Clara
Placa Barragem Santa Clara
Placa Informativa Barragem de Santa Clara

A Barragem de Santa Cara localiza-se no Rio Mira, 8 quilómetros a montante da povoação de Santa Clara-a-Velha. A construção da barragem iniciou-se em 1963, incluída na primeira fase do Plano de Rega do Alentejo.

Tem uma bacia hidrográfica de aproximadamente 520 km2, sendo a capacidade total da albufeira de 485 milhões de metros cúbicos. Foi inaugurada a 11 de Maio de 1969, contribuindo para o desenvolvimento económico e social da região.

A barragem é uma estrutura trapezoidal de terra, zonada, que visa assegurar a perda excessiva de água através do seu corpo e que permite, através do seu peso próprio, garantir a estabilidade da estrutura. O núcleo é constituído por material argiloso e os maciços laterais construídos com xistos da vizinhança. Tem uma altura de 83 m.

Uma característica única da barragem de Santa Clara é o facto da tomada de água (Painel 4) se encontrar à cota 114,70 o que permite que a distribuição da água seja gravítica para a quase totalidade do Aproveitamento Hidroagrícola do Mira, diminuindo os custos energéticos do sistema e contribuindo para uma excelente em qualidade da água.

Esta barragem é parte integrante do Aproveitamento Hidroagrícola do Mira, cuja entidade concessionária é a Associação de Beneficiários do Mira (ABM).

O Aproveitamento Hidroagrícola do Mira

O Aproveitamento Hidroagrícola do Mira beneficia 12 000 hectares (10 670 ha na chamada Charneca de Odemira e uma área de 1 330 ha para sul da Ribeira de Seixe). A área beneficiada desenvolve-se maioritariamente na faixa costeira, entre Vila Nova Milfontes e a povoação do Rogil numa extensão total de 41 km, com uma largura variável entre 2 a 6 km. O sistema de adução do Aproveitamento Hidroagrícola do Mira tem um total de 598 km. Inicia-se no Canal Condutor Geral (Painel 5), com 38 Km de comprimento, o qual abastece dois reservatórios. Nestes reservatórios iniciam-se dois canais secundários, o Canal de Milfontes que se desenvolve para Norte e o Canal de Odeceixe/Rogil, que corre para Sul, de onde partem vários distribuidores a céu aberto que no seu conjunto têm um desenvolvimento de 140 km. A rede terciária, constituída por regadeiras em conduta fechada de diâmetro variável possibilita a distribuição de água aos regantes por meio de caixas de rega colocadas nos pontos de maior cota das respetivas “ilhas de rega”.

FLORA

Flora da Barragem de Santa Clara

MEDRONHEIRO: (Arbutus unedo) uma planta nativa da região me diterranica e da Europa Ocidental. O fruto, comestivel, é famoso pela sua capacida-de de provocar embriaguez. Tem a particularidade de florir no outono e de os seus frutos amadurecerem apenas no outono seguinte, originando, por isso, a flor e o fruto ao mesmo tempo.

ESTEVA (Cistos ladaniter) A esteva é um elemento fundamental das paisagens medi-terránicas com solos ácidos, formando matos densos. Ocorre em toda a região rnediterránica ocidental, sendo muito abundante no Alentejo e Algarve.A resina Badano) da esteva era antigamente empregue com fins medicinais, sendo-lhe atribuídas propriedades sedativas. Era um dos constituintes dos emplastros régios que se julgava serem eficientes na cura das hérnias e tratamento de doenças nervosas. Actualmente é utilizada na perfumaria como fixador de perfumes {prescindindo-se, por razões óbvias, do método dos rebanhos de cabras).

SOBREIRO (Quercus suber) Uma das mais importantes e emblemáticas espécies florestais da nossa flora, o sobreiro possui tronco com casca espessa e suberosa, vulgarmente designada por cortiça, único produto do qual Portugal é o primeiro produtor mundial. Em Portugal está protegida por lel e é, Inclusivamente considerada a nossa Àrvore Nacional. Pode chagar aos 500 anos.

FAUNA

Fauna Barragem de Santa Clara

ACHIGÃ (Micropterus salmoides) O achigã é uma espécie piscícola dulciaguícola, originária dos EUA, introduzida em Portugal em 1898 na Lagoa das Sete Cidades, Ilha de São Miguel – Açores.

SAPO PARTEIRO IBÉRICO (Atytes cisternasii) Endemismo ibérico, limitado ao Sudoeste da Península Ibérica. O macho carrega os ovos, já fecundados, sobre o dorso, durante o periodo um período de incubaçào, de 20-28 dias.

TRITÃO PALMADO (Triturus helveticus) Espécie listada como Vulnerável (VU) no Livro Vermelho dos Vertebrados de Portugal.

ÁGUIA DE BONELLI (Hieraaetus fascia4Vs) É uma espécie “Em perigo” em Portugal, de conservação prioritária na União Europeia. ao abrigo da Diretiva Aves. Distribuição europeia centrada na Península Ibérica.

COBRA RATEIRA (Malpolon monspessulanus) É a maior serpente da fauna ibérica, medindo entre 1,50m até mais de 2m. Este réptil é inofensivo para o Homem. sendo até bastante útil no controlo de roedores.

GARÇA REAL (Ardea cinerea) A Garça-real, a maior das garças europeias, com 90 cm de comprimento, nidifica em colónias, algumas com centenas de anos.

Fauna Albufeira Santa Clara

Placas de indicação Barragem Santa Clara

Albufeira de Santa Clara - Zona de Recreio Livre
PEGO DAS PIAS - PRAIA FLUVIAL SELVAGEM A 5Km DE ODEMIRA! ALENTEJO
Zona Fluvial e Ribeirinha de Odemira
Tagged , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.