Aquapolis – Parque nas Margens Rio Tejo em Abrantes

5.00 avg. rating (98% score) - 7 votes

Aquapolis é um espaço de desporto e lazer em Abrantes onde o rio Tejo se confunde com a cidade de Abrantes!

Foi um  investimento de 20 milhões de euros aplicado no projecto Aquapolis para recuperar as margens ribeirinhas do Tejo e construir o açude de Abrantes, inaugurado em Junho 2007 pelo então primeiro-ministro José Sócrates.

O aquapolis nasce da necessidade de criar um espaço de convivência social e cais de recreio, lazer, desporto, turismo e cultura, para os habitantes da cidade e para todos os turistas que queiram usufruir de agradáveis momentos neste espaço à beira rio.

O Aquapolis dispõe de excelente condições para a realização de inúmeras atividades desportivas e de lazer, nomeadamente, praia fluvial, chuveiros, ciclovia, campo de voleibol de praia, campo de rugby, campo de futebol de praia e ainda durante a época balnear, o aluguer de equipamento desportivo e de lazer, como canoas, kayaks, chapéus-de-sol e espreguiçadeiras.

AquapolisNa margem norte, para uma refeição à beira rio conta também com estabelecimentos de restauração com animação e estacionamentos. Existe também uma estação de serviço para autocaravanas ( disponível para o parqueamento de 10 autocaravanas e onde os auto caravanistas poderão abastecer água potável, despejar as cassetes do wc e desfrutar de agradáveis momentos com vista para o Tejo); a rampa de acesso ao rio e uma zona de parque de estacionamento.

Um polidesportivo, um parque infantil e o parque “Modelo” equipado com aparelhos e um circuito para a promoção do exercício físico integram também o conjunto de equipamentos disponíveis na margem norte. Este espaço público é ainda pontuado pela escultura da autoria de Charters de Almeida. É uma peça de grandes dimensões, na linha dos trabalhos de arte contemporânea, as “Cidades Imaginadas”, que o autor tem espalhadas um pouco por todo o mundo.

Em fase de projeto está uma outra infraestrutura futuramente a instalar na margem norte: o Centro Náutico e uma Pista Internacional de Pesca.

Na margem sul, o Aquapolis oferece espaços de lazer e contemplação, zona de relvado, caminho ribeirinho, circuito de manutenção e duas zonas de estacionamento.

Num espaço requalificado, o fator histórico não foi esquecido e, por isso podemos distinguir um conjunto de pilares de uma antiga ponte de barcas do século XIX (também designada por Mourões) e a Fonte dos Touros (antigo lavadouro público, recentemente restaurado). No futuro, o projeto contempla ainda para a margem sul, uma Praça e Auditório para espetáculos e atividades lúdicas com cobertura tensível, Jardim Géiser e quiosques de apoio. A arte contemporânea marca também este espaço, com a escultura mural em mármore do escultor Santos Lopes. O painel tem inscrito um excerto do poema de Fernando Pessoa “O Tejo é mais belo”.

O Aquapolis é assim um elemento turístico alternativo e diversificado que abrange diversas modalidades de turismo, mas sobretudo o turismo náutico, evidenciando-se a canoagem, pesca, ski, remo, natação, desporto de competição, desportos de aventura, de natureza, de recreio e lazer como por exemplo, o voleibol de praia, futebol de praia e ténis.

Descanso, diversão e tranquilidade é o que encontrará em todos os espaços Aquapolis.

  • Morada: Parque Urbano Ribeirinho de Abrantes – 2200-366 ABRANTES
  • Distrito: Santarém
  • Cidade: Abrantes
  • Freguesia: São João

Mapa/Localização do Aquapolis em Abrantes

Mapa Aquapolis em Abrantes

Algumas imagens do local

Aquapolis ao anoitecerAquapolis á noiteCanoagem no Aquapolis em Abrantes

Fonte: Câmara Municipal de Abrantes
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Tagged , , , , , , , , , , . Bookmark the permalink.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *