Como recuperar a saúde bocal depois das férias de verão

5.00 avg. rating (95% score) - 1 vote

O cuidado dos dentes e das gengivas não é apenas a escovagem regular, usar fio dental e visitar o dentista. As decisões que tomamos todos os dias em relação aos alimentos e bebidas que consumimos também afeta nossa higiene oral. Se tem que ter cuidado durante o ano, o mesmo se deve passar durante as férias, é que normalmente temos tendência a consumir uma grande quantidade de doces, refrigerantes e bebidas alcoólicas. Estamos de volta das férias e queremos voltar ao normal da dieta para cuidar do corpo e da saúde dental, vejamos que alimentos favorecem  a saúde dental:

Saúde Oral

Alimentos a evitar:

  • Refrescos: Refrigerantes podem ser extremamente prejudiciais para os dentes, bem como para a saúde em geral. Eles têm um elevado nível de acidez que pode corroer o esmalte dos dentes. Isso eventualmente pode levar a sérios problemas de saúde dentários como gengivas, doença cárie dentária e até mesmo a perda do dente. Uma dica, não abuse dessas bebidas!
  • Álcool: Muitas bebidas alcoólicas são muito ácidos e algumas também muito açucaradas, contribuindo para a erosão do esmalte dentário e causar cáries. Bebidas, como vinho tinto também mancham os dentes, porque são ricas em taninos e cromogéneo que promovem a descoloração dos dentes.
  • Doces: bolos, doces, chocolates e outras guloseimas açucaradas devem ser consumidos com moderação. Todos os alimentos que contêm uma grande quantidade de açúcar refinado são ruins para o corpo se muito é consumido. Tente evitar alimentos que são açucarados e tendem a ficar com os dentes, como chocolates, doces, chocolate, etc.

Alimentos que ajudam os dentes:

  • Chá verde: Em vez de beber álcool, café ou chá preto após as refeições, experimente um pouco de chá verde. Esta bebida quente tem sido associada a inúmeros benefícios orais, tais como prevenção de cáries, gengivas saudáveis, menos risco de perda de dentes e até mesmo a saúde a prevenção do cancro oral. O chá verde contém compostos antibacterianos e anti-inflamatórias que ajudam a combater as bactérias na boca e prevenir e eliminar a placa bacteriana. Não só beber o chá verde ajuda a manter os dentes saudáveis, mas também foi demonstrado reduzir o risco de doença do coração, diabetes, hipertensão e depressão.
  • Água: água é essencial para o corpo, incluindo a boca. A água ajuda a manter sua boca húmida, lavagem ajuda a limpar o açúcar, ácido e bactérias dos dentes, gengivas e língua.
  • Produtos lácteos: O consumo de produtos lácteos tem sido associada com uma melhor saúde oral. Os produtos lácteos ajudam a manter os níveis de pH da sua boca firme, o que pode reduzir o risco de cáries em desenvolvimento. Eles também são uma boa fonte de cálcio, que é vital para a saúde dos dentes.
  • Alimentos fibrosos: alimentos fibrosos, como a maioria dos vegetais crus são benéficas para os dentes e estômago. Porque o consumo destes alimentos significa mais mastigação, boca produz mais saliva, o que ajuda a manter a boca limpa.

Depois dos excessos das férias los dentistas da Clinica do Marquês em Lisboa recomendam uma verificação dental. Se precisar de uma avaliação ou consulta de qualquer tipo, não hesite em contactar-nos!

Tagged , . Bookmark the permalink.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *