Praia Doce – Praia Fluvial em Salvaterra de Magos, Santarém

4.85 avg. rating (96% score) - 13 votes

A Praia Doce como é conhecida em Salvaterra de Magos ou a praia dos Tesos, como alguns ainda gostam de lhe chamar, deixou de ser amarga, pois agora esta zona fluvial foi requalificada em 2005 ve as mudanças são radicais e agora sim poderá ser considerada uma Praia Fluvial e Zona de Lazer a sério. Fica a cerca de 70 Km de Lisboa, uma hora de carro, por isso muito procurada pelas pessoas ao fim de semana, principiante.

Por ser ao fim de semana que tem mais afluência A Praia Doce de Salvaterra tem actualmente e em permanência uma equipa de vigilância dos Bombeiros Voluntários durante os fins de semana.

Pequena Placa identificativa da Praia DoceA Praia fluvial está localizada no rio Tejo, entre Salvaterra de Magos e a aldeia do Escaroupim. para chegar a esta zona siga em Salvaterra de magos as placas para a aldeia do Escaroupim e depois de passar na estrada com um pouco de paralelos vire á esquerda. tem uma pequena placa a identificar a zona de merendas. As coordenadas de GPS são 39.048624, -8.799410

Agora, esta zona tem um extenso areal pois foi tudo limpo. A zona é muito boa para banhos para as crianças pois em toda a zona balnear tem pé, mesmo com  a maré alta. Com  a maré baixa a altura fica pelos joelhos de uma pessoa adulta.

Esta zona de lazer oferece boas sombras e um parque de merendas onde se pode levar uns bifes e assar neste sítio, sendo um ótimo local de descanso e lazer. Também é óptimo para os amantes da pesca. Antigamente era só vegetação que quase nem dava para entrar no Rio Tejo. Veja as obras e como era a Praia Doce antigamente mais abaixo.

Obras de Limpeza e Requalificação da Praia Doce

Neste ano de 2015 A Junta de Freguesia de Salvaterra de Magos e Foros de Salvaterra em parceria com a Câmara Municipal de Salvaterra de Magos vão finalmente recuperar a Praia Doce (Praia dos Tesos) que visa a limpeza e desmatação da área, incluindo do leito do Rio Tejo. No final será definido claramente uma zona para Parque de Merendas onde há mesas, bancos e assadores, Instalações Sanitárias públicas e areia no leito do Rio. Fica a faltar um Snack Bar, nem que seja ambulante só para o fim de semana pois há muita gente que já frequenta esta zona depois da requalificação em 2015.

Vídeo e imagens da Nova Praia Doce em Salvaterra de Magos


Zona de ArealZona de Areal e pessoas a banhar-seExtenso areal da Praia DoceExtenso areal da Praia Doce e água quenteEstrada de terra ao lado da praiaParque de Merendas ao ladoEntrada para a praiaparque de merendas com sombraPessoal no parque de merendasDivisão da praia com a estradaChurrasqueira para grelhadosZona de SombraCasas Avieiras recuperadasBanhista a apanhar solExtensa zona balnear com péExtensa zona balnear e arealEstrada de terra ao lado da praia e parque de merendasPraia Doce

Imagens das Obras na Praia Doce

   

Video e imagens do abandona que estava a Praia Doce antes da requalificação

Mapa para a praia Doce em Salvaterra de Magos

Neste momento a Praia dos Tesos está completamente ao abandono, não existe placas na estrada a indicar que existe uma “praia fluvial” na estrada para Escaroupim, o acesso automóvel é em terra batida (cerca de 500m), toda a zona está cheia de ervas, algumas das pequenas construções que foram co-financiadas pelos fundos comunitários de valorização do Rio Tejo encontram-se danificadas e o pequeno parque de merendas ainda é o que se safa, mas também comum aspeto de que com o tempo vai morrer.

Imagens da Praia Doce perto de Salvaterra que ilustram o que disse anteriormente

Viragem á esquerda para a Praia Doce para quem vem de Salvaterra de MagosSombras na Praia DocePraia Doce cheia de ErvasPescadores no meio da Ervas na praia dos tesosParque de Merendas junto ao rio TejoRio Tejo visto da Praia DoceRio Tejo visto da Praia Doce com ervasEstrada que vai para escaroupimEntrada tem uma casa para cavalos abandonadaFamília a preparar o almoço no parque de merendasCasas recuperadas mas já com sinais de abandonoEstrada em terra batida para acesso á praiaLocal para assar uma febras

Tagged , , , , , , , , , , , , , , , , . Bookmark the permalink.

33 Responses to Praia Doce – Praia Fluvial em Salvaterra de Magos, Santarém

  1. Fatima Moniz says:

    Pode -se acampar por 4 dias na Praia Doce ou não ?

  2. Raquel Dionisio says:

    Boa tarde,

    Quem vai de Lisboa para a praia doce, qual a melhor forma de la chegar?

    Obrigado

    • Aquapolis says:

      De lisboa atravesse pela Vasco da Vama e depois saia em direção a Alcochete e depois siga sempre nessa estrada até chegar a Salvaterra de Magos, aí vire á esquerda na rotunda

  3. Rute says:

    Boa tarde, ontem estive pela 2a vez nesta praia e gosto muito mas reparei que quando a maré baixa , vai tudo apanhar amêijoa. Será saudável comer este bivalve ?

  4. Camila says:

    Olá. Sabem dizer se é permitida a presença de cães pequenos com trela na praia?

  5. Sónia says:

    Boa tarde,

    Sabemdizer se a àgua da praia está controlada?

    Obrigada

  6. Marta Capela says:

    Bom dia,
    Neste momento a praia fluvial voltou a estar cuidada como nas imagens iniciais ou mantêm-se com o aspeto das ultimas fotos?
    Obrigada!
    Marta

  7. Jony says:

    Só uma actualização,
    A Praia Doce de Salvaterra tem actualmente e em permanência uma equipa de vigilância dos Bombeiros Voluntários durante os fins de semana.

  8. Marco P. says:

    Ola boa tarde,
    Estive a ver as imagens e pareceu -me um local muito engraçado, para quem quer fazer um picnic e tomar uns banhos. Mas neste momento é aconselhado a ir? está com bom aspeto? é possivel ir ao banho??

    Obrigado

  9. Sandra Nunes says:

    Boa tarde,

    Agora já se pode ir a banhos, certo? A praia é vigiada? E paga-se alguma coisa? Em tempos ia a uma em Coruche onde tínhamos de pagar… mas julgo que era só ao fim-de-semana.

    Obrigado.

    • Aquapolis says:

      Sim, agora está muito bom para ir a banhos, mas não é vigiada, nem a água é controlado. Está por sua conta e risco, como muita gente que lá vai

  10. Lucia says:

    Bom dia

    Gostaria de saber se a Praia Doce está ainda interdita a banhos?

    Obrigada

  11. Francisco Terlica says:

    A praia doce esta a ficar bem bonita gracas ao grande enpenho da sra presidente que esta a resolver bem esta situacao a praia esta a ficar melhor ainda temos que ter todo o cuidado para a manter limpa obrigado a sra presidente um bem pelo empenho

  12. Nádia says:

    Boa Tarde a minha questão e a seguinte, atualmente se lá for posso ir ao banho ou esta interdita a isso? da para fazer churrascos? obrigado agradecia uma resposta pois estava para ir la em breve e assim prefiro saber antes do que estar a ir e encontrar aquilo num estado que nem ao banho dá para ir.

    • Aquapolis says:

      Olá Nádia
      Para churrascada está bom, pois tem espaços verdes com bastante sombra e um sitio para fazer o churrasco.
      Para tomar banho não recomendo muito, pois não tem condições para isso

    • Rute says:

      boa tarde Nadia, a praia doce foi limpa e ate areia nova meteram , ta muito boa para banhos na minha opiniao

  13. Jony says:

    Acho que esta publicação deveria ser actualizada pois a autarquia “resolveu” recuperar o espaço e até areia nova foi colocada no local. As instalações estão a ser recuperadas e o espaço está a pouco e pouco a voltar a sêr aquilo que já foi.

  14. marco matias says:

    é lamentavel o que aconteceu a essa zona de lazer. lembro-me de ser ainda miudo (atualmente com 35 anos) e ir para essa zona que estava muito bem estimada e a agua ainda era limpa. hoje é só mato, dificil acesso á agua e e agua do tejo nao é propriamente indicada a banhos, pelo menos nessa zona do ribatejo (desde santarem ou mais acima ainda).

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *