Praia Fluvial da Cabreia – Sever do Vouga – Água pura de Cascata de 25m

5.00 avg. rating (96% score) - 2 votes

Praia Fluvial Cascata da CabreiaA praia fluvial da Cascata da Cabreia localizada no meio do monte perto de Sever do Vouga é um local idílico para visitar a aproveitar a natureza em todo  o seu esplendor. Esta zona fluvial e de Merendas é rodeada de montanha verde com água límpida a correr pela montanha abaixo fazendo com que este local seja mágico.

Cascata da Cabreia

agua reluzente

Para ali chegar tome a direção Sever do Vouga se vem da A25 e depois segue em direção ao centro e passe Sever do Vouga até chegar a um cruzamento para virar á esquerda para Silva Escura/Cabreia, depois é só seguir as placa indicativas até ao local. Ao chegar ao local quando vir um emparalelado á esquerda é aí o local ao fundo. O acesso de carro é por terra batida para chegr ao local e depois a pé. As coordenadas GPS são: 40.753308, -8.389678. Abaixo o Mapa e
Cascata da Cabreia

Relativamente ás Infra-Estruturas da Cabreia

  • Mesas para piquenique – Muitas mesas para merendar
  • Churrasqueira/Barbecue para quem quiser fazer lume é só neste local
  • Fonte de água potável
  • Casas de Banho (Masculino e Feminino)
  • Casa de petiscos/café
  • Sombras abundantes
  • Pontes pedonais
  • Percursos Pedestres – Cabreira e Minas do Braçal
  • Local para banhos nas águas do rio Mau
  • Praia sem Vigilância
  • Permitido animais
  • Parque de estacionamento muito reduzido
  • Local excelente para os Noivos tirarem as suas fotos de noivado 🙂

A cascata da Cabreia é uma das mais belas cascatas de Portugal, despenhando-se de uma altura de cerca de 25 metros o que proporciona um espetáculo de grande beleza.

O desnível originou-se pela diferente resistência à erosão das rochas que constituem o leito do rio Mau, com os granitóides a montante da queda de água mais duros a resistir à erosão, e os xistos mais macios a serem facilmente erodidos ao longo dos milénios.Parque da Cabreia

A cascata marca assim o contacto geológico entre a formação de São João de Ver e as rochas anteordovícicas características desta região. O melro-de-água é o guardião desta cascata. A sua ligação à água é tão íntima que as crias de melro aprendem a nadar antes de saberem voar.

O bosque de ribeira constitui-se aqui como uma galeria contínua de árvores, com amieiros, freixos e borrazeira-preta acompanhados por, um sub-bosque rico em fetos e arbustos, entre os quais se destacam o feto-real, a gilbardeira e o raríssimo feto-vaqueiro; esta espécie é prioritária para a conservação na Europa, constituindo uma relíquia dos bosques subtropicais que outrora cobriam a região.

A lontra, mamífero brincalhão que percorre quilómetros de rio todos os dias em busca de alimento, encontra aqui condições excecionais para se desenvolver. Entre os invertebrados, destaque para a protegida vaca-loura, escaravelho de grande porte que se desenvolve nos carvalhais maduros.

Finalmente, nestes ecossistemas. tão húmidos, encontramos facilmente endemismos ibéricos como a salamandra-lusitânica, o tritão-de-ventre-laranja e o lagarto-de-água. A salamandra-de-pinças-amarelas é também muito frequente nos bosques caducifólios junto ao rio Mau, onde se alimenta de lesmas e Churrasqueira do Parque da Cabreiapequenos insetos. O parque da Cabreia, bem equipa-do e com bons acessos, é um local de visita obrigatório, permitindo a contemplação da cascata e da bio-diversidade característica do rio Mau.

Vídeo sobre a zona verdejante e Cascata da Cabreia

Imagens da Zona de Lazer da Cabreia

Praia Fluvial da Cascata da Cabreia Água da Cascata da CabreiaPraia Fluvial da Cascata da Cabreiaágua da CascataZona envolvente da cascata da Cabreia Ponte pedonal do Parque da CabreiaÁgua reluzenteFonte agua potável da CabreiaCasas de banho da CabreiaSanitários de banho da CabreiaSanitários de banho da CabreiaMiradouro do Parque da CabreiaCasa de petiscosLocal de acesso á praia fluvial da cabreiaLocal de acesso á praia fluvial da cabreiaPonte pedonal da Praia fluvial da cabreiraO amor da CabreiaMeda de piquenique parque da cabreia    

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Tagged , , , , , , , , , , , , , , . Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *