Praia Fluvial de Odeceixe – Aljezur – A Praia Fluvial da Costa Vicentina

5.00 avg. rating (96% score) - 2 votes

Praia Fluvial OdeceixeA Costa Vicentina na zona do Alentejo, e Algarve está cheia de praias marítimas, mas poucas fluviais. A praia Fluvial de Odeceixe é umas das raras exceções. Esta á semelhança da praia fluvial da foz do Lizandro em Mafra, é uma praia 2 em 1, pois é fluvial e marítima. Aqui vamos falar da zona fluvial.

Esta praia localiza-se em Odeceixe, no concelho de Aljezur já no distrito de Faro, (pois esta ribeira faz a fronteira entre o Alentejo e o Algarve) na foz da ribeira de Seixe e é aqui que fica a zona fluvial. As coordenadas GPS são : 37.441171, -8.797294. Para lá chegar é só seguir a direção de Odeceixe e uns 3 Km á frente se situa a praia. Abaixo o mapa da localização.

A água é salgada e sujeita a marés pois como é na foz tem esta particularidade, mas aqui já não há ondas e pode aproveitar para relaxar ou andar de canoas e percorrer a ribeira.

Praia Fluvial de Odeceixe

O acesso á praia é fácil, é através de rampa e escadas. Tem uma particularidade é que tem uma descida íngreme e há que ter cuidado para não escorregar e se tem cadeiras de rodas ainda mais atenção deve ter. Ao chegar ao fundo tem uma passadiço de madeira para chegar ao areal.

INFRAESTRUTURAS E SERVIÇOS DE APOIO

  1. Instalações sanitárias
  2. Parque de estacionamento – Aqui peca por muito escasso, A maioria do estacionamento é onde puder nas estradas á volta.
  3. Bares e restaurantes com esplanadasAcesso íngreme Praia Fluvial Odeceixe
  4. Posto de Informação Turismo
  5. Recolha de resíduos selectiva
  6. Comboio turístico entre a vila de Odeceixe e a Praia.
  7. Nadador Salvador
  8. Aluguer de pranchas para surf
  9. Passadiço de Madeira de acesso ao areal
  10. Proibido o acesso a animais
  11. De realçar que as infra-estruturas estão quase todas do lado marítimo.

Vídeo da zona balnear da Praia Fluvial de Odeceixe

Praia de Odeceixe – Fluvial e Marítima – Mais info…

Ninguém lhe fica indiferente. Praia de extrema beleza, situada na paisagem protegida do Parque Natural Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, fica a apenas 3 km da Vila de Odeceixe. São as suas arribas, dunas, falésias e formações rochosas de grande beleza natural, o azul do Atlântico, o rio que a enquadra e a separa do Alentejo, a linha do horizonte que acompanha a costa e o pôr do sol no oceano que no seu conjunto a tornam tão bonita e apreciada e lhe concederam o Prémio 7 Maravilhas – Praias de Portugal na categoria de Praia de Arribas.

Um dia nesta praia pode ser tanto um misto de descanso como de lazer: a zona fluvial, mais calma, permite banhos, é segura para as crianças e possibilita a prática de Kayak ao longo de todo o rio até à Vila ou vice-versa. Na zona oceânica, o surf, o bodyboard, e a pesca lúdica são os desportos de eleição. Há também a possibilidade de explorar a pé as praias circundantes durante a maré baixa e de cobrir, por exemplo, a sua vizinha Praia das Adegas, uma das seis praias oficiais naturistas em Portugal.

A Rota Vicentina tem aqui um dos pontos assinalados no Trilho dos Pescadores, um circuito pedestre organizado em várias etapas, pelo Sudoeste de Portugal e integrada na Grande Rota dos Caminhos de Santiago.

Bandeira Azul, vigilância assegurada durante a época balnear, posto de Primeiros Socorros, estacionamento, casas de banho públicas, posto de turismo de apoio, oferta de restauração e hotelaria, são algumas das valências com que se pode contar. Um comboio turístico que ao longo do dia faz a ligação da praia à Vila.

Na fauna local podem-se observar sargos, robalos, sardinhas, mexilhões, berbigão, perceves, lapas, caranguejos, e aves como gaivotas, garças-reais, garças-brancas e cegonhas, entre outros. A flora circundante concede um conjunto de aromas típico desta zona, principalmente originado pelas estevas, joinas e outra vegetação autóctone de grande variedade e riqueza de odores. O caminho faz-se bem a pé ou de bicicleta e torna o contacto com a natureza mais intenso e vivo: ao longo da estrada que o leva à praia, pela várzea, junto aos campos agrícolas e pela ribeira um pouco desta fauna e da flora pode ser apreciada e prepara o encontro com uma das praias mais bonitas de Portugal.

Imagens da Zona Fluvial de Odeceixe

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Tagged , , , , , , , , , , , , . Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *