Praia Fluvial de Paço de Mato e Viadal – Zona de Lazer do Rio Caima

5.00 avg. rating (94% score) - 1 vote

Praia Fluvial de Paço de MatoNo limítrofe entre as localidades de Paço de Mato e Viadal no concelho de Vale de Cambra está localizada a praia fluvial debaixo da ponte. As Coordenadas GPS são 40.853953, -8.304753. Abaixo o mapa da localização.

Uma zona balnear do Rio Caima onde construíra uma pequena barragem e assim durante o Verão há esta zona de lazer pois também tem um parque de Merendas junto á água com várias mesas e muita sombra para aproveitar esta zona para relaxar em família. Pode estacionar o carro ao lado da Zona balnear.Praia Fluvial de de Viadal

Devido ao fogos o fundo pode ficar um pouco turbo pois com as pessoas levanta a terra que aqui fica depositada, por isso cuidado com as pedras as nadar, pois pode não se ver. A zona como indica uma placa não é vigiada.

O acesso é fácil e rápido pois pode vir pelo lado de Viadal ou de Paço de Mato. Se vier de Vale de Cambra pelo lado de Viadal venha nela N 227 em direção a São Pedro do Sul e em Cepelos corte á esquerda em direção á Serra da Freita. No final da localidade de Vilar corte á esquerda e passado uns 5 Km está na praia fluvial. Na localidade de Viadal se tiver crianças pode aproveitar o parque infantil da Srª da Ouvida.

Se vier pelo outro lado siga em direção a Rôge e depois sempre nessa estrada até á praia fluvial.

Na ponte de Paço de Mato estamos a poucos quilómetros da Frecha da Mizarela, onde um único loendro ainda sobrevive como relíquia dos bosques terciários que outrora cobriram a região. Aqui, o rio Calma corre impetuoso no inverno e manso no verão, sempre acompanhado no seu curso pelo melro-de-água e pelo chapim-real.

Ponte de Paço de Mato

Junto ao rio crescem aqui a primavera, as esporas-bravas e a erva-pombinha, testemunhando a sua fertilidade.

O caminho que leva ao Viadal é rural e antigo e permite-nos, durante pouco mais de 1 km, fazer uma viagem no tempo onde carros de bois e agricultores frequentavam diariamente estes trilhos na sua constante labuta. O caminho de g acesso que desce a encosta a partir de de Paço de Mato conserva largos troços com pavimento de calçada, prova da sua utilização frequente em tempos passados. Junto a nova ponte sobre o Caima, existe hoje um parque de lazer.Zona Fluvial de Paço de Mato

A ponte de Paço de Mato ou ponte da Fontinha serve um antigo caminho que ligava Paço de Mato a Viadal. É um aparelho rude em alvenaria de granito irregular com um só arco de volta perfeita. A sua construção remonta aos séculos c XVII/XVIII, e aproveita como alicerces as fragas que ladeiam o rio Caima nesta zona; O tabuleiro horizontal está pavimentado de calçada, assim como os acessos que descem as encostas íngremes até à ponte. Junto a esta, existe a ruína de um antigo moinho de alvenaria e telhado de lousa bem integrado na paisagem serrana. O Rio Caima, afluente do Vouga que Sombra ao lado da águanasce na serra da Freita, corre aqui sobre granito e, com a constante passagem das águas, suavizou a paisagem e moldou os rochedos. Aqui, numerosas marmitas de gigante foram escavadas no leito do rio pelo redemoinhar de seixos que, no inverno, ganham a força necessária para criar tão formosas esculturas.

Os frades, grandes e deliciosos cogumelos, crescem generosamente junto ao caminho e as rãs-ibéricas saltitam perto do rio que as viu nascer. A vaca-loura, majestoso coleóptero protegido na Europa, vive aqui nos troncos dos carvalhos mais velhos, simbolizando a harmonia e maturidade destes ecossistemas.

Video da Praia Fluvial entre Paço de Mato e Viadal

Imagens da Praia Fluvial

Praia de Paço de MatoPraia Fluvial de Paço de MatoPoço de Paço de MatoÁgua da praia de ViadalParque de Lazer de Paço de MatoAçude de Paço de Mato

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Tagged , , , , , , , , , , , , , , , . Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *