Praia Fluvial de Quadrazais – Zona de Lazer da Lameira

5.00 avg. rating (94% score) - 1 vote

A época balnear na praia fluvial de Quadrazais em 2019 tem inicio 1 de julho e termina a 31 de agosto.

A praia fluvial da Lameira perto da localidade de Quadrazais, concelho do Sabugal, é uma Zona de lazer do Rio Côa que aqui passa. No sopé da Serra da Malcata, a montante da Barragem do Sabugal, rodeada por um relvado de ameiros, freixos e sabugueiros e por uma zona de areal.

Zona Fluvial da Lameira

Na margem esquerda do Rio Côa, que delimita o início da Reserva Natural da Serra da Malcata, está instalado um amplo espaço de lazer servido pelas águas do Côa. A zona de lazer de Quadrazais, a cerca de 2 Km da aldeia, conta com um extenso areal e dois parques de merendas uma de cada lado da ponte.

No bar com esplanada servem-se alguns petiscos. Na zona de banhos, uma rampa até ao centro do rio facilita mergulhos e as águas são vigiadas com o apoio dos Bombeiros Voluntários do Soito.

A zona de estacionamento recebeu ainda uma cobertura para proteger as viaturas, e perto da praia, os viajantes têm à disposição uma estação de auto caravanismo. Partindo da barragem do Sabugal e subindo o rio Côa, um trilho de todo-o-terreno pode também ser percorrido a pé. Devido à proximidade da serra da Malcata, é comum observarem-se algumas espécies de animais raros, como o gato-bravo, saca-rabos, fuinha ou gineta.

Zona para descargas de AutoCaravanas

O parque de merendas tem mesas de pedra e bancos com troncos de árvores e muita sombra com churrasqueiras que pode usar. Também tem um pequeno parque infantil com um escorrega e baloiço

Informação ao veraneantes que utilizam a zona de lazer

  • Zona de Lazer sem Vigilância
  • Água não controlada
  • Proibido fazer lume (só nos locais para o efeito)
  • Proibido a presença de animais
  • Manter o espaço limpo é um dever de todos
  • Tome cuidado se não sabe nadar
  • Jogos, só fora do areal
  • Proibido canoas
  • O Restaurante mais perto é o Restaurante TrutalCôa – Contacto: +351 271 606 227
  • O alojamento local mais perto é a Casa do Manego – Contacto: +351 967 837 148

Localização da Zona de Lazer da Lameira – Quadrazais

Se sair de Sabugal siga em direcção a Quadrazais/Vale de Espinho. Depois de Quadrazais (2Km), virar à
direita na placa Rio Côa / Reserva Natural. Uns metros mais à frente fica a praia e zona de lazer junto ao rio. As coordenadas GPS são: 40.312894, -6.986970 ou 40°18’46.4″N 6°59’13.1″W

Vídeo da Praia Fluvial de Quadrazais

Em Quadrazais, poderá ainda ouvir a gíria quadrazenha, utilizada até aos anos 60 pelos contrabandistas, e cujo primeiro registo conhecido data do reinado de D. Pedro IV. Na aldeia, a Igreja Matriz de Quadrazais (séc. XVII) é o monumento mais emblemático. Outra das tradições da povoação é a de atribuir alcunhas, que com o passar dos anos se transformaram em nomes de família.

Praia Fluvial de Quadrazais

Imagens da Zona de Lazer de Quadrazais

Lameira - Zona de Lazer - Quadrazais
Parque de Merendas
Ponto de àgua
Zona de Sombra de Pinheiros
Parque de Merendas de Quadrazais
Churrasqueiras com Banca
Rio Côa
Mesas em pedra
Mesa de piquenique em pedra
Passadiço sobre a água
Caixote do Lixo
Areal da Praia Fluvial de Quadrazais
Ponto para o nadador Salvador
Passadiço sobre a Zona Fluvial da Lameira
Rampa de acesso á água
Rampa de acesso á água
Zona Fluvial da Lameira
Açude de Quadrazais
Areal da Praia de Quadrazais
Parque Infantil
Zona das merendas
Ponte sobre o Rio Côa
Parque de Merendas com mesas em granito
WC
Churrasqueira
bar de apoios a zona fluvial
bar com esplanada de apoios a zona fluvial
Mesas de granito
Zona para descargas de AutoCaravanasParque de Estacionamento Coberto

Info sobre a zona fluvial

Painel sobre a zona fluvial
Placa

Placa da reserva Natural da Serra da MalcataReserva Natural da Serra da Malcata

Decreto regulamentar n° 28/99 de 30 de Novembro Concelhos: Penamacor e Sabugal Área: 16 348 ha População residente: 2 habitantes O reconhecimento internacional dos valores da Reserva Natural da Serra da Malcata levou a integrá-la em diferentes redes Internacionais de Conservação:
– Rede Europeia de Reservas Biogenéticas – Zona de Protecção Especialp ara avifauna – Sítio de Importância Comunitáriaproposto para integrar a Rede Ecológica Europeia de Zonas Especiais de Conservação (Rede Natura 2000)
A Reserva Natural da Serra da Malcata, criada em 1981 na sequência da campanha “Salvemos o Lince e a Serra da Malcata”, tem por objectivo fundamental a defesa do património natural desta área, a manutenção e o desenvolvimento das actividades humanas tradicionais que permitiram ao longo dos anos apreservação do habitat favorável ao lince-ibérico.

Esta Área Protegida apresenta uma topografia caracterizada por um conjunto de cumes arredondados e vales encaixados. Neste sistema montanhoso dá-se a separação das duas principais bacias hidrográficas portuguesas: enquanto o rio Côa pertence à bacia hidrográfica do rio Douro, a ribeira da Meimoa e o rio Bazágueda pertencem à bacia do rio Tejo. A transição climática que se verifica na serra origina a ocorrência de um estrato arbóreo distinto entre a zona norte, onde domina o carvalho-negral, e a zona sul, dominantemente revestida por azinheira.

A diversidade de/coberto vegetal engloba um elenco florístico de 84 famílias botânicas, onde predominam espécies arbustivas como urzes, giestas, estevas e carqueja. Do património faunístico, destacam-se entre os mamíferos o lince-ibérico, o javali, a raposa, a lontra, o coelho, o texugo e a gineta. Este ecossistema serrano serve ainda de habitat a uma diversidade, de répteis e anfíbios como a víbora-cornuda, o lagarto-de-água e a rela. Na avifauna, podemos referir a cegonha-preta, rapinas como o açor, o bufo-real e a águia-cobreara e espécies necrófagas como o abutre-negro ou o grifo.

Serra da Malcata
Reserva natural da Serra da Malcata
Placas de Sinalização da Serra da malcata
Placas de Sinalização da reserva natural e Rio Côa
Informação
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Praia Fluvial de Loriga, Seia - Praia selvagem raínha da Serra da Estrela
Praia Fluvial de Aldeia Viçosa - Guarda - Águas límpidas do Mondego
Tagged , , , , , , , , , , , , , , , , , . Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.