Praia Fluvial em Ponte de Lima junto ao Parque do Arnado

5.00 avg. rating (94% score) - 1 vote

Ponte de Lima e uma daPraia Fluvial Ponte de Limas cidades mais belas da zona Norte do País, com o Rio Lima a atravessar a cidade e com a Ponte Romana a dar ainda mais esplendor é sem dúvida uma cidade a visitar.

A praia fluvial fica localizada mesmo ao lado da Ponte Romana de Ponte de Lima (Na margem esquerda e na margem direita) junto ao famoso parque Temático do Arnado, mesmo no centro da cidade de Ponte de Lima.

Esta não é  uma praia fluvial “oficial” pois até é desaconselhado ir a banhos (mas não é proibido), e com o calor há muita gente a aproveitar as águas do Rio Lima para se banhar, refrescar ou Praia Fluvial Ponte de Limasimplesmente apanhar sol junto á margem, no areal ou relvado (pode escolher).

Infra Estruturas e Zonas de Lazer ao redor da Praia Fluvial de Ponte de Lima

Como é uma zona de Lazer extensa tem várias infra-estruturas espalhadas ao longo das margens direita e esquerda do Rio Lima, tais como:

  • Estacionamento grátis junto ao Rio LimaPraia Ponte de Lima
  • Parque grátis para Caravanas e Auto- Caravanas junto ao Rio – excepto dias de Feira
    Esta é uma das grandes virtudes para os amantes do Caravanismo, pois podem pernoitar aqui com a sua caravana sem problemas e completamente grátis com uma vista excelente para o Rio Lima mesmo em frente.
  • Zona de Relvado junto ao Rio
  • Zona de Areal junto ao Rio
  • Água límpida e um pouco fria…
  • Parque de Merendas (sem churrasqueiras) e com muita sombra
  • Bar do Arnado (estando desativado neste momento
  • Bar/Restaurantes ao longo da margem do Rio Lima
  • Capela do Anjo da Guarda*
  • Possibilidade de Desportos Náuticos
  • Pode passear na Ecovia do Loureiro
  • Parque Temático do Arnado que está aberto das 10h ás 18h e foi inaugurado em 2 de Maio de 2000 pelo Ministro do Ambiente Eng. José Sócrates. Aqui pode ver:Parque temático Arnado
    • Jardim Romano
    • Jardim Labirinto
    • Jardim Renascença
    • Jardim Barroco**
    • Estufa/Horto Botânico***
    • Parque Infantil Jardim do Arnado
    • Circuito de Manutenção
    • Centro de Interpretação do Território de Ponte de Lima
  • Zona de Pesca Profissional e Zona de Pesca reservada.

Localizada na zona central de Ponte de Lima a praia Fluvial poderia estar mais bem explorada e ser oficial, e com isso atrairia ainda muito mais gente no Verão ás Margens do Rio Lima. As coordenadas GPS são: 41.771724, -8.586804

Localização da Praia do Arnado em no Centro de Ponte de Lima


Video da Zona de Lazer do Arnado


Imagens da Zona de Lazer e Praia Fluvial do Arnado em Ponte de Lima

Praia Fluvial Ponte de Lima

Parque Estacionamento junto ao Rio Lima
Rio Lima

Praia Fluvial do Arnado


*Capela do Anjo da Guarda em Ponte de Lima

A capela do Anjo da Guarda é um padrão românico/gótico, erigido provavelmente no último quartel do séc. XIII e reconstruido no séc. XVIII segundo cânones barrocos, após derrube parcial pelas cheias, reforçando-se então os pilares colocando-se coruchéus e uma imagem policromada de São Miguel com carácter ingénuo.
A sua localização na margem direita do rio Lima junto à Ponte Medieval e a pequena configuração quadrangular aberta, conferem-lhe um carácter devocional, servindo de local de culto e abrigo aos viandantes.
Como características particulares destaca-se o arcaísmo dos pilares, que conservam as garras nas bases, enquanto a decoração vegetalista dos capitéis se destaca pouco dos cestos.

Capela do Anjo da Guarda em Ponte de Lima

Jardim Barroco**

O jardim barroco (Séc.XVII-XVIII), surge na sequência da evolução natural do jardim renascentista, sendo neste período alongadas as perspectivas e os traçados adquirem uma maior complexidade. A arte topiária sofre grande incremento e os jardins de buxo de formas ornamentais cada vez mais complexas constituem os chamados “parterres”, é o esplendor dos jardins à Francesa.
A hidráulica continua a desenvolver-se e assume agora um carácter muito importante nos chamados espelhos de água, onde o reflexo permite prolongar as perspectivas, sendo frequentemente usado este efeito nos jardins, da Europa central.
As estruturas de rotulado são cada vez mais usadas corno forma de dominar arquitectonicamente a vegetação. Aconselha-se a visita aos Jardins do Palácio de Fronteira em Lisboa, à Casa do Campo em Ceiorico de Basto, à Qta do Alão no Porto, ao landim do Bispo em Castelo Branco, aos Jardins do Palácio de Queluz.

Horto Botânico***

Os pudins botânicos surgem na Europa a partir do séc, XVI com os Descobrimentos, pela necessidade de aclimatar, classificar e estudar as propriedades das plantas vindas dos novos continentes. O Horto Botânico, procura reunir uma colecção de plantas, sistematizada, permitindo ao visitante a sua fácil identificação.
O horto divide-se em três partes: as plantas herbáceas incluindo as rarníneas, divididos em canteiros separadas por relva, plantas aquáticas e as plantas que se encontram na estufa, muitas das quais são hoje chamadas’ Plantas de interior” que necessitam de maiores temperaturas para sobreviverem.

Horto Botânico em Ponte de Lima

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Praia Fluvial da Azenhas de Estorãos - Ponte de Lima
Tagged , , , , , , , , , , , , , , , , , . Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.