Mais uma praia fluvial no Alentejo, agora na localidade de Alqueva, junto à aldeia que deu o nome à albufeira no concelho de Portel distrito de Évora.
Os trabalhos já começaram nas margens da Barragem do Alqueva, a cerca de 1,5Km da aldeia de Alqueva, devendo começar a funcionar no Verão do próximo ano.
A empreitada começou com “trabalhos preparatórios”, como a limpeza do terreno onde vai ser criada a nova zona balnear.
A futura praia fluvial de Alqueva vai envolver um investimento na ordem dos 500 mil euros, estando prevista a candidatura do projecto ao Programa Valorizar, do Turismo de Portugal.
A nova praia de Alqueva vai ser a quarta da albufeirado do Alqueva, depois da abertura da Praia de Amieira, também no concelho de Portel, e, anteriormente, de outras duas em Monsaraz e em Mourão.
De acordo com o autarca de Portel, após a primeira fase das obras, segue-se o lançamento do concurso público, pelo que “este ano não vai ficar pronta” para ser utilizada pelos banhistas, prevendo-se a entrada em funcionamento no verão de 2021.
Localização da Praia Fluvial de Alqueva
“A praia vai ficar numa área onde era um parque de merendas, a cerca 4min, 1,5Km da aldeia do Alqueva ao lado da N255 que passa pela estrutura da Barragem do Alqueva ali perto e que está classificada no Plano de Ordenamento da albufeira como zona de lazer”, adiantou José Manuel Grilo, indicando que para o acesso ao local já existe uma estrada pavimentada.
As coordenadas GPS são: 38.212812, -7.522562 ou 38°12’46.1″N 7°31’21.2″W. Maps Abaixo.
O presidente do município realçou que a futura zona balnear de Alqueva terá um areal “mais pequeno” do que o da praia da Amieira, precisando que este terá “pelo menos 100 metros de praia vigiada”.
Segundo o autarca, a nova praia vai ter instalações de apoio, bar, balneários e casa de banho, assim como um passadiço para dar acesso a estas zonas.