Cabril do Ceira – Praia Fluvial na Garganta do Rio Ceira – Serpins – Lousã

A praia fluvail do Cabril do Ceira é uma piscina fluvial natural do Rio Ceira que tem uma partiluaridade que é uma Cabril do Ceira“Garganta”, daí também ser chamada da Garganta do Rio Ceira ou o Desfiladeiro do Cabril do Ceira. Não confundir com a Praia Fluvial de Cabril que fica em Pedrogão Grande!

O desfiladeiro do Ceira teve origem porque as rochas mais duras, quartzitos, normalmente os rios tem de as contornar para seguir o seu curso, mas aqui pela ação da tectónica acabou por fracturar algumas das rochas duras, esses quartzitos,e assim a água do Rio Ceira atravessou as rochas ao que é chamado pelos expertos “uma adaptação da rede hidrográfica à estrutura”.

Local de imensa beleza natural, com as águas cristalinas, puras e relativamente frias a rondar em média os 17º este espaço é um local ideal para relaxar em comunhão com a natureza. Um local com algumas parecenças com a praia fluvial do Pego das Pias em pleno Alentejo!

O espaço já começa a ser bastante conhecido apesar do acesso ser em terra batida, principalmente para os caravanistas que aproveitam para parar uns dias para apreciar esta paisagem.

É permitido animais mas atenção aos dejetos (humanos e animais)

Também além da vista da Garganta do Ceira também se encontra uma pequena gruta ao lado do desfiladeiro granítico que pode explorar e que de certeza as crianças vão adorar, o Túnel do Cabril (mais info abaixo).

Praia Fluvial do cabril do Ceira

Vídeo da Praia Fluvial do Cabril do Ceira e Gruta

Localização e acesso a Cabril, a Garganta do Ceira

Garganta do Ceira

Para chegar ao Cabril do Ceira vindo da Lousã, siga em direção a Serpins pela N342, depois antes da ponte vire á direita em direção a Praia Fluvial da Sra da Graça e siga sempre em frente pela EM552 (não corte a seguir para a praia fluvial) e mais á frente na rotunda siga em direção a Gois/Arganil pela N342-3.

Depois pouco mais á frente vire á esquerda em direção a Lomba/D´Alveite/Ribeira Fundeira/Ribeira Cimeira/Cabril do Ceira e logo depois de passar uma pequena ponte quando começar a subir vire á direita para uma estrada em terra batida. Anda cerca de 1.8 Km e chaga ao seu destino onde tem no final um pequeno largo para estacionar se tiver lugar!

As coordenadas GPS são: 40.176423, -8.174870 ou 40°10’35.1″N 8°10’29.5″W. Abaixo o mapa:

Video sobre a Praia Fluvial da Garganta do Ceira e Túnel do Cabril

Túnel do Cabril

Este pequeno túnel tem cerca de 20 metros de comprimento e cerca de 3.5 metro de altura, sendo que chegando quase ao final tem uma escada de madeira para passar para uma zona superior que aqui tem cerca de 2 metros de altura e um burado que se vê o exterior. Atenção a escada de madeira pois não é muito segura e é preciso ter cuidado se tiver a coragem para passar nela. Atenção não deixar lixo!

Túnel do CabrilGruta de Cabril

Imagens do Cabril, a Garganta do Ceira

 
Praia do Cabril do Ceira
Rio Ceira
Garganta do Rio Ceira
Garganta do Ceira
águas Cristalinas
águas Cristalinas e Limpidas do Rio Ceira
àguas Frias do Rio Ceira
Rio Ceira no Verão
Caravanas na Garganta do Ceira
beleza das águas cristalinas da praia Fluvial do Ceira
Praia Fluvial do Ceira
Praia Fluvial do Ceira - Serpins
Praia Fluvial do Ceira - Lousã

Acesso á Praia Fluvial do Cabril do Ceira

Acesso da estrada em terra batica a praia fluvial
Praia Fluvial para caravanasPlacas de Direções para o Cabril  A Garganta do Ceira

Túnel do Cabril

Entrada do Túnel do Cabril
Gruta do Cabril
Escada de madeira no Túnel do Cabril
Escada de madeira para aceder á parte superior do Tunel de Cabrilil
Lixo deixado na mata

Tagged , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.