Passadiço de Madeira do Parque Ecológico do Gameiro

5.00 avg. rating (99% score) - 8 votes

Junto á praia fluvial do Gameiro e ao Fluviário de Mora encontra-se o Passadiço do Parque Ecológico do Gameiro totalmente feito em madeira que foi inaugurado oficialmente a 14 de junho de 2012 e tem uma extensão de 1,5 Km.

É mais uma atração e complemento ao Parque de Campismo, Fluviário e há praia fluvial em que oferece um percurso muito bonito principalmente na primavera nas margens do Rio Raia.

Durante o percurso do passadiço tem informação sobre as árvores, flores e arbustos que se encontram ao redor e também bancos para descansar, bem como caixotes de lixo para não poluir o ambiente.

Passadiço do Gameiro

A meio do percurso pode encontrar um pequeno desvio que o leva a um ponto mais alto para visualizar um vista esplêndida da natureza em redor. Apesar de subir um pouco vale bem a pena.

Passadiço de MoraPara os mais aventureiros no final do passadiço podem prosseguir a sua caminhada mas agora por terra e caminhos mais acidentados mas que para os caminheiros e aventureiros é excelente. Tem uma extensão total de 5,5Km.

Percurso Pedestre do Gameiro – Passadiço + Trilho

percurso-gameiro

O percurso integra uma das diversas componentes do Parque Ecológico do Gameiro e engloba duas vertentes: a Zona Ribeirinha com 2930 metros (1500 metros em passadiço de madeira e 1430 metros em trilho), e a Zona do Montado (2570 metros). Ao longo deste percurso irá encontrar placas informativas sobre a fauna e a flora típica desta região.

Poderá observar salgueiros e choupos, característicos da flora ribeirinha, bem como anfíbios e alguns peixes de pequenas dimensões que por vezes se encontram nas margens da Ribeira do Raia. Poderá observar algumas espécies de aves caracterís-ticas da avifauna desta região. Depois de alguns metros percorridos existe um posto de observação, onde poderá descansar e ter uma visão mais ampla de todas as componentes do Parque Ecológico do Gameiro.

Terminada a zona do passadiço de madeira, segue-se a zona de trilho – uma zona pobre em cor mas embelezada pela típica paisagem alentejana. Aqui predominam os sobreiros e alguns pinheiros. É de realçar a presença de alguns mamíferos que se passeiam na zona em busca de alimentos. Os cantos do chapim-real e do gaio tornam-se música para os ouvidos dos caminhantes que por aqui passam. Sem dúvida, o Parque Ecológico do Gameiro é um local de paragem obrigatória onde o difícil será deixá-lo para trás.

Video e fotos sobre o Passadiço do Gameiro em Mora

Percurso Pedestre em Madeira no Gameiro

Passadiço de Madeira do Parque Ecológico do Gameiro

Tagged , , , , , , , . Bookmark the permalink.

5 Responses to Passadiço de Madeira do Parque Ecológico do Gameiro

  1. Tina Miranda says:

    Fui visitar o fluviário e fazer o percurso do passadiço. Adorei todo o espaço envolvente… cheiros e sons…muito ordenado com bancos e papeleiras. Aconselho a visitarem.Vale bem a pena! Também visitei a ponte romana em Alter do Chão.

  2. daniela says:

    Podem entrar cães no parque?

  3. anonimo says:

    tenho que ir visitar…

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *