A zona onde já foi a praia fluvial da Casa Branca, na Azambuja é hoje um sitio que nem para dar uma volta, pois parece mais uma zona morta, sem qualquer limpeza e manutenção. Como esta vila pertence ao distrito e Lisboa, certamente que os fundos que “aparecem” vão para outras praias mas não fluviais.
Há cerca de uma década que o concessionário abandonou o local e desde aí nunca mais ninguém ligou nada. Foi-se degradando cada vez mais e chegou aos dia de hoje completamente destruída. O Turismo Fluvial poderia ser uma aposta do Município da Azambuja, mas este tem ligado pouco ou nada á zona. Agora é uma zona cheia de erva alta e lodo com os postes da electricidade a não servir para nada o bar já quase sem telhado. Uma tristeza de degradação e uma zona com muito potencial que cada vez mais desaparece. Daqui a uns anos nem se pode lá entrar pois a estrada que dá acesso á zona vai tomar conta e bloqueia tudo. Talvez seja melhor assim, para não ver este “ambiente”.
Há sempre fundos da UE para este tipo de projetos, mas é preciso que alguém os faça e vá com ele para a frente. Claro que agora o investimento seria muito grande, mas certamente teria retorno, pois basta o exemplo da Praia Fluvial da Valada ou da Praia Doce em Salvaterra que com mais ou menos investimento, tem sempre ao fim de semana principalmente muita gente a frequentar estas zonas fluviais.
Outrora, em 2009, já houve um projeto, que andava entre 1,5 e 3 milhões €, que consistia numa ciclovia até Valada, paralela ao dique ou por cima desse mesmo dique. Era uma parceria com o Cartaxo, que foi abandonado devido principalmente á falta de financiamento e aos ambientalistas das estâncias governamentais da CCDR LVT que não deixam fazer nada, nem bem nem mal
Localização e Acessibilidade
A cerca de 1 hora de Lisboa esta que um dia foi praia fluvial é de fácil e rápido acesso, pois basta seguir em direção á Azambuja e depois virar á direita na rotunda (antes de entrar na Azambuja) em direção a localidade de Campo/Palácio Vala Real/Aeródromo passa pelo viaduto que para atravessar a linha da Azambuja e depois mesmo antes da Propriedade Casa Branca, vira á direita, e chega ao seu destino. (que não é destino nenhum!)
Imagens e Vídeo da praia fluvial da Casa Branca
A única infra-estrutura que ainda está em condições é um banco para se sentar e imaginar a praia que era antigamente ou o que poderá ser um dia se houver vontade.
Praia As Praia Fluviais de Braga estão desatualizadas, uma vez que:
– Praia Fluvial de Adaúfe – Adaúfe Praia Fluvial com Bandeira Azul, Praia Fluvial Acessível e com qualidade de ouro
– Praia Fluvial de São Paio Merelim – São Paio Merelim Praia Acessível
– Praia fluvial do Cavadinho – Crespos Praia Fluvial com qualidade de ouro
– Praia Fluvial de Navarra – Navarra Praia Fluvial com Classificação de Água Balnear