A Praia fluvial de Alburrica situa-se na orla do Circuito Ribeirinho do Barreiro que foi desde a Idade Média um espaço privilegiado para a edificação de engenhos moadeiros, numa primeira fase hidráulicos e posteriormente eólicos. Banhada pelas águas do Rio Tejo aqui se encontra um notável conjunto de três moinhos de vento: O Gigante, o Nascente e o Poente.
Vídeo da Praia Fluvial de Alburrica e envolvente
Esta praia fluvial tem excelente infraestruturas e acessos, que mencionamos a seguir:
- Extenso areal e limpo (que para esta zona é um oásis)
- Bar de apoio á praia com excelente explanada e casas de banho.. O nome do Bar é MGB Bar – Bar do Bento
- Parque de estacionamento mesmo ao lado da praia/bar – Capacidade para cerca de 100 viaturas
- Chuveiro e chuveiro para limpar os pés
- Circuito de manutenção ao longo do circuito ribeirinho que envolve
a praia fluvial de Alburrica, com várias máquinas para fazer exercícios diferentes. - Campo de Vólei de praia
- Rede de aranha para os mais pequenos
- Espaço de Recreio
- Parque de Merendas (aqui é que falha um pouco pois só tem uma mesa de piquenique ao lado do parque de estacionam neto e outras 3 ao lado do moinho Gigante)
- Praia Fluvial de Maré – Pode ter mais ou menos areia disponível dependendo da maré. Aqui a água já é salgada.
- Aqui o banho é desaconselhado mas não proibido, até porque há muita gente que ali toma banho
Localização Praia de Alburrica no Barreiro
A localização da Praia fluvial da Alburrica é de fácil acesso – Na Rua Miguel Pais virar á esquerda se vier do Terminal Fluvial ou á direita se vier do lado oposto para a Rua Bento de Jesus Caraça e seguir sempre em frente até ao parque de estacionamento e á praia fluvial. Abaixo o mapa. É cerca de 1 Km de carro. As coordenadas GPS são 38.656455, -9.087155 ou 38°39’23.2″N 9°05’13.8″W
Pode saber a previsão do tempo para a Praia da Alburrica para os próximos 7 dias á direita.
Além da Zona Fluvial tem também dois passadiços de madeira de denominados – Passadiço do Moínho Grande e Passadiço do Moinho do Cabo. Por isso vamos falar nos moinhos. Os moinhos do Barreiro encontram-se encerrados desde 1950. O moinho maio tem o nome de Gigante, diferente dos outros dois (o Nascente e o Poente) e é de Tipologia holandesa e por ser diferente foi desativado 1919.
Em suma esta é uma zona ribeirinha e balnear 5 estrelas do outro lado de Lisboa com bons acesso, infra-estruturas e zona de lazer para toda a família. Só é mesmo pena a água do Rio Tejo não ser controlada para ser apta para banhos.
Imagens da Zona Ribeirinha da Alburrica no Barreiro
Desde 2009 a cidade do Barreiro, primeira cidade dos afetos celebra a sua identidade territorial, as suas raízes, as suas tradições, seus lugares, e a sua cultura impar, constrói e defende valores que promovem solidariedade entre as pessoas, a coesão social, o espírito de comunidade, tolerâncias, civismo e bem-estar social. Vamos todos nos contagiar com afetos.