Praia Fluvial da Casa Branca – Azambuja – Esta Morreu!!!!???

5.00 avg. rating (96% score) - 2 votes

A zona onde já foi a praia fluvial da Casa Branca, na Azambuja é hoje um sitio que nem para dar uma volta, pois parece mais uma zona morta, sem qualquer limpeza e manutenção. Como esta vila pertence ao distrito e Lisboa, certamente que os fundos que “aparecem” vão para outras praias mas não fluviais.

Há cerca de uma década que o concessionário abandonou o local e desde aí nunca mais ninguém ligou nada. Foi-se degradando cada vez mais e chegou aos dia de hoje completamente destruída. O Turismo Fluvial poderia ser uma aposta do Município da Azambuja, mas este tem ligado pouco ou nada á zona. Agora é uma zona cheia de erva alta e lodo com os postes da electricidade a não servir para nada o bar já quase sem telhado. Uma tristeza de degradação e uma zona com muito potencial que cada vez mais desaparece. Daqui a uns anos nem se pode lá entrar pois a estrada que dá acesso á zona vai tomar conta e bloqueia tudo. Talvez seja melhor assim, para não ver este “ambiente”.Praia Fluvial casa Branca na Azambuja

Projeto para Praia Fluvial Aldeia Branca em 2009Há sempre fundos da UE para este tipo de projetos, mas é preciso que alguém os faça e vá com ele para a frente.Claro que agora o investimento seria muito grande, mas certamente teria retorno, pois basta o exemplo da Praia Fluvial da Valada ou da Praia Doce em Salvaterra que com mais ou menos investimento, tem sempre ao fim de semana principalmente muita gente a frequentar estas zonas fluviais.

Outrora, em 2009, já houve um projeto, que andava entre 1,5  e 3 milhões €, que consistia numa ciclovia até Valada, paralela ao dique ou por cima desse mesmo dique. Era uma parceria com o Cartaxo, que foi abandonado devido principalmente á  falta de financiamento e aos ambientalistas das estâncias governamentais da CCDR LVT que não deixam fazer nada, nem bem nem mal

Localização e Acessibilidade

A cerca de 1 hora de Lisboa esta que um dia foi praia fluvial é de fácil e rápido acesso, pois basta seguir em direção á Azambuja e depois virar á direita na rotunda (antes de entrar na Azambuja) em direção a localidade de Campo/Palácio Vala Real/Aeródromo passa pelo viaduto que para atravessar a linha da Azambuja e depois mesmo antes da Propriedade Casa Branca, vira á direita, e chega ao seu destino. (que não é destino nenhum!)

Imagens e Vídeo da praia fluvial da Casa Branca

A única infra-estrutura que ainda está em condições é um banco para se sentar e imaginar a praia que era antigamente ou o que poderá ser um dia se houver vontade.

Praia Fluvial da Casa Branca há muuuuito tempo atrás, antes da degradação

Praia Fluvial Aldeia Branca antigamente

Agora as imagens da Degradação da Praia Fluvial

               

O que resta do Bar da praia

 

Imagens dos acessos

         
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Tagged , , , , , , , , . Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *