Praia Fluvial de Alburrica – O oásis do circuito do Barreiro

Alburrica LogoA Praia fluvial de Alburrica situa-se na orla do Circuito Ribeirinho do Barreiro que foi desde a Idade Média um espaço privilegiado para a edificação de engenhos moadeiros, numa primeira fase hidráulicos e posteriormente eólicos. Banhada pelas águas do Rio Tejo aqui se encontra um notável conjunto de três moinhos de vento: O Gigante, o Nascente e o Poente.

Vídeo da Praia Fluvial de Alburrica e envolvente

Esta praia fluvial tem excelente infraestruturas e acessos, que mencionamos a seguir:

  1. Extenso areal e limpo (que para esta zona é um oásis)Praia Fluvial de Alburrica
  2. Bar de apoio á praia com excelente explanada e casas de banho.. O nome do Bar é MGB Bar – Bar do Bento MGB BAR - Logo
  3. Parque de estacionamento mesmo ao lado da praia/bar – Capacidade para cerca de 100 viaturas
  4. Chuveiro e chuveiro para limpar os pés
  5. Circuito de manutenção ao longo do circuito ribeirinho que envolve
    a praia fluvial de Alburrica, com várias máquinas para fazer exercícios diferentes.
  6. Campo de Vólei de praia
  7. Rede de aranha para os mais pequenos
  8. Plano Praia Fluvial de Alburrica
  9. Espaço de Recreio
  10. Parque de Merendas (aqui é que falha um pouco pois só tem uma mesa de piquenique ao lado do parque de estacionam neto e outras 3 ao lado do moinho Gigante)
  11. Praia Fluvial de Maré – Pode ter mais ou menos areia disponível dependendo da maré. Aqui a água já é salgada.
  12. Aqui o banho é desaconselhado mas não proibido, até porque há muita gente que ali toma banho

Localização Praia de Alburrica no Barreiro

A localização da Praia fluvial da Alburrica é de fácil acesso – Na Rua Miguel Pais virar á esquerda se vier do Terminal Fluvial ou á direita se vier do lado oposto para a Rua Bento de Jesus Caraça e seguir sempre em frente até ao parque de estacionamento e á praia fluvial. Abaixo o mapa. É cerca de 1 Km de carro. As coordenadas GPS são 38.656455, -9.087155 ou 38°39’23.2″N 9°05’13.8″W

Pode saber a previsão do tempo para a Praia da Alburrica para os próximos 7 dias á direita.

Além da Zona Fluvial tem também dois passadiços de madeira de denominados – Passadiço do Moínho Grande e Passadiço do Moinho do Cabo. Por isso vamos falar nos moinhos. Os moinhos do Barreiro encontram-se encerrados desde 1950. O moinho maio tem o nome de Gigante, diferente dos outros dois (o Nascente e o Poente)  e é de Tipologia holandesa e por ser diferente foi desativado  1919.
Em suma esta é uma zona ribeirinha e balnear 5 estrelas do outro lado de Lisboa com bons acesso, infra-estruturas e zona de lazer para toda a família. Só é mesmo pena a água do Rio Tejo não ser controlada para ser apta para banhos.

Imagens da Zona Ribeirinha da Alburrica no Barreiro

Alburrica

Passeio dos Afetos

Desde 2009 a cidade do Barreiro, primeira cidade dos afetos celebra a sua identidade territorial, as suas raízes, as suas tradições, seus lugares, e a sua cultura impar, constrói e defende valores que promovem solidariedade entre as pessoas, a coesão social, o espírito de comunidade, tolerâncias, civismo e bem-estar social. Vamos todos nos contagiar com afetos.

Circuito Ribeirinho AlburricaPlano da Praia Fluvial e Circuito da AlburricaAreal Praia Fluvial AlburricaAreal Praia Fluvial AlburricaMaré Baixa Rio TejoAreal da AlburricaAreal da Alburrica com os moinhosParque de estacionamentoParque de estacionamento AlburricaMesa de Piquenique com sombraMGB Bar com esplanadaMGB BarMGB BarEquipamentos Circuito de manutençãoEquipamentos Circuito de manutenção AlburricaChuveiro da praiaChuveiro dos pésCampo de Volei de praia da AlburricaAviso banho desaconselhadoEspaço de recreio de AlburricaEntidade ResponsávelPassadiço moinho do CaboPonte Passadiço moinho do CaboPassadiço moinho GrandeMoinho GrandeMesa de piquenique de pedraMoinho PoenteMoinho NascenteAreal ao lado dos MoinhosCasa ao lado dos MoinhosCasa "A Terra do Nunca"Acesso á praia fluvial de AlburricaRotunda de Acesso á praia fluvial de AlburricaChegada ao parque de estacionamento

Tagged , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Bookmark the permalink.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.