Praia Fluvial do Patacão em Alpiarça

4.86 avg. rating (96% score) - 14 votes

É por terras ribatejanas, nas margens do rio Tejo que encontramos a Praia Fluvial do Patacão em terras de Alpiarça. Fica localizada junto a uma antiga aldeia piscatória já abandonada, a Aldeia do Patacão a cerca de 110Km de Lisboa. Uma praia espectacularmente sossegada e grande, com imenso espaço para que mesmo com outras pessoas na praia possa ter o seu espaço sem ter de se preocupar em levar com sacudidelas de areia dos vizinhos do lado.

Era ali perto da praia com água do rio Tejo que viviam pescadores que tiravam diariamente o seu sustento das águas do rio. Construíram casas palafíticas para se resguardarem das cheias no inverno. Ao longo dos anos foram abandonando a aldeia e o local foi sendo esquecido.

Casas da Aldeia do Patacão

Estes locais como a aldeia e a praia fluvial merecem a nossa atenção pois primam pela diversidade de natureza, calma, silêncio e ar puro, algo que não podemos encontrar muitas vezes numa praia de mar. O único se não desta praia é a corrente do Rio Tejo que nesta zona é forte e por isso é preciso ter cuidado, como pode ver no vídeo e imagem abaixo. As praias fluviais não são as praias dos “pobres” mas sim as praias daqueles que buscam lazer, ar puro, tranquilidade e, claro águas mais quentes e sem ondas e sal.

Corrente do Rio Tejo no Patacão

Para quem gosta do seu canto e de sossego esta é uma praia a visitar e levar toda a família. As margens cobertas de salgueiros têm bastantes sombras onde pode estacionar o seu carro, fazer e confeccionar as suas refeições e resguardar-se das horas mais quentes do dia.

Localização e Direção para encontrar a praia fluvial do Patacão

Mapa

Bem, chegar a esta praia fluvial pode não ser fácil para quem não conhece mas depois da

diracaoprimeira visita rapidamente aprendemos as direções. Aqui ficam algumas para vos ajudar.

  • Vindo de Lisboa siga pela nacional 118 em direção a Santarém. Depois irá aparecer-lhe indicações para a localidade de Vale dos Cavalos, aí nessa reta como vemos na foto tem de cortar à esquerda depois das bombas na sinalização que indica Hotel/restaurante Quinta da Torre. Siga as indicações para a Quinta da Torre e depois é só seguir em frente, passar pelos campos e cortar à sua direita assim que vir uma estrada desse lado.

Seria muito mais fácil se quem trata de colocar as indicações não se ficasse pelo princípio ou pela metade pois, seguindo pelo centro de Alpiarça nós encontramos uma placa que indica o corte para a Praia Fluvial do Patacão mas é a única.Estrada de Terra Batida para chegar á praia Fluvial

Depois disso ainda se tem que andar uns poucos quilómetros e até por meio de campos e terra batida, dependendo do lado que venha. mas, como já disse, logo depois da primeira visita, só pelo sossego e pelo espaço, aprendemos as direções e vale a pena.

Placa indicativa da praia fluvial do patacão

Video para mostrar a praia fluvial com vista 360 graus

Algumas imagens da Praia Fluvial do Patacão

Campismo Praia Fluvial do Patacão

Rio Tejo no Patacão

Algumas pessoas na Praia Fluvial

Praia Fluvial do Patacão

Areal Praia Fluvial do Patacão

Corrente do Rio Tejo no Patacão

Casas da aldeia do Patacão

Tagged , , , , , , , , . Bookmark the permalink.

2 Responses to Praia Fluvial do Patacão em Alpiarça

  1. Pedro santos says:

    Posso estacionar a caravana por duas noites?

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *