Uma lagoa azul natural de águas cristalinas chamado de “Poço Negro”, uma praia fluvial selvagem do Rio Teixeira (afluente do Rio Vouga) que tem a sua nascente um pouco mais acima. Este poço natural é mais um dos vários poços que fazem parte da rede de Poços do Rio Teixeira, como o Poço Azul. Pode saber o tempo para os próximos dias no Poço Negro á direita.
Uma zona fluvial da Rota dos Poços de Manhouce de natureza pura e selvagem no meio da Serra da Arada, um paraíso de granito moldado pelas cascatas da água límpida que ali passa, um oásis na montanha.
Infra-estruturas da Praia Fluvial do Poço Negro
- Zona Fluvial não Vigiada
- Zona perigosa devido ao declive, ao difícil acesso e á profundidade do Poço (resultado da erosão mecânica provocada pela queda de água)
- Uma biodiversidade endógena ímpar, que torna o local um espaço agradável para a prática de ecoturismo
- Fauna de imensa beleza
- Piscina Fluvial Natural
- Água límpida e cristalina a rondar os 21º
- Parque de estacionamento, mas aconselha-se a ir a pé devido ao mau estado da estrada em terra batida, com muito buracos e fundos
- Parque de merendas ao lado da estrada
- Mais acima tem o açude do aproveitamento hidroeléctrico do Carregal, uma mini-hídrica.
- Percursos Pedestres
- Permitido animais
Localização e Acesso ao Poço Negro
Para chegar ao Poço Negro siga em direção a Manhouce, São Pedro do Sul pela N227 e depois pela M612 que vai em direção á Serra da Freita e que passa por Manhouce. Se vier do lado da Serra da Freita passa Manhouce e depois na localidade da Sernadinha, vire á direita. Se vier do lado de São Pedro do Sul vire á esquerda na mesma localidade. Ali tem placa a indicar Poço Negro.
Depois siga sempre a descer, primeiro por estrada apertada de paralelos, mas mais abaixo de alcatrão e depois vai entrar em estrada de terra batida, que em certos locais da estrada está em muito mau estado com muitos buracos e aconselha-se, a não levar o carro depois desses buracos, pois corre o risco de querer depois subir e ficar ali retido. Fica por sua conta e risco, há pessoas que arrisca outras não.
Assim que chegar a uma zona mais plana do percurso de terra batida e entes de uma pequena barragem e de um parque de merendas e vire á esquerda por uma entrada meia escondida, onde tem uma placa de zona de caça associativa. O Oásis é mais abaixo!!!
Abaixo o mapa do itinerário entre a Sernadinha e o Poço Negro. As coordenadas GPS são: 40.815943, -8.228208 ou 40°48’57.4″N 8°13’41.6″W